Travessia Transmontana

O que é a Travessia Transmontana?

A Travessia Transmontana é um passeio autoguiado por GPS aberto à participação de qualquer pessoa com mais de 18 anos de idade que pretenda vir desfrutar durante 3 dias de puro BTT e conhecer uma das regiões mais belas de Portugal

transmontana02

Percurso da Travessia Transmontana

transmontana01A Travessia Transmontana é constituída por 3 etapas com a extensão total de cerca de 350km que tem o seu início na cidade de Bragança passando por, Macedo de Cavaleiros, Mirandela, Murça, Vila Pouca de Aguiar, Vila Real, Mondim de Bastos e termina na cidade de Amarante.
O percurso da Travessia Trasmontana é composto em cerca de 90 % da sua dimensão por caminhos, trilhos e estradas florestais não asfaltadas.

Travessia Transmontana o desafio

Atravessar o Nordeste transmontano em 3 dias guiados pelo GPS, em 350 km de extensão com 7.700 m de subida acumulada, com marcas da orografia e vegetação matricial, onde se destacam os vestígios da civilização castreja.

1.º Dia – Bragança – Macedo de Cavaleiros – Mirandela //140 km

O fabuloso mosaico de paisagens, composto por montes arredondados desafiam a trazer binóculos para apreciar toda a natureza em seu estado puro, onde atravessar uma das 7 maravilhas de Portugal “ Albufeira do Azibo # se torna o ponto alto deste percurso.

2.º Dia – Mirandela – Murça – Vila Pouca de Aguiar // 106 km

Percurso para amantes de desafios, esta é uma etapa que te vai levar ao limite. Transportar-te para outra dimensão foi o que procuramos neste percurso, 3 serras (Paços, Garraia e Padrela), uma lenda (Porca de Murça) e histórias de romanos. (minas de ouro romanas) é o que vais saborear neste épico percurso.

transmontana03

3.º Dia – Vila Pouca Aguiar – Vila Real – Mondim de Basto – Amarante // 104 km

Reservamos o melhor para o fim, atravessar o Parque Natural do Alvão culminando com a subida a Sr.º da Graça são os ingredientes para este ultimo percurso que termina no belo Mosteiro de São Gonçalo de Amarante.

Conhecer a região

Conhecer o Nordeste de Portugal, região de rara beleza natural e rural, a sua gastronomia de sabores tão distintos, onde o porco bísaro e seus fumeiros desafiam o reinado das mesas com outros paladares como o dos nacos das vitelas mirandesa, maronesa ou barrosã. A castanha, a batata, os cogumelos, as cascas sempre bem regados com azeites de excelência são outros dos ex- libris da região, onde o mel e a fruta também ocupam um lugar de destaque.

Mais informação

Site do evento

Facebook do evento

Parceiros