Banner superior
Coluna Dto
Coluna Esq
Coluna Esq
Coluna Esq

Novidades na Ultra Maratona Atântica Melides – Tróia

A Ultra Maratona Atlântica Melides Tróia é uma corrida de Aventura promovida anualmente pelo município de Grândola, única em Portugal e na Europa, pela singularidade do piso em que se realiza, a areia da praia, ao longo da Costa Alentejana.

O enquadramento da frente Atlântica com a Serra da Arrábida e as longas praias de areias finas e douradas, galardoadas com a Bandeira Azul, fazem deste cenário um palco espectacular para implementar uma corrida de resistência humana e psicológica, com 43 kms de extensão, entre Melides e Tróia.

São esperados nesta edição cerca de 200 participantes, encerrando as inscrições a 18 de junho.

Duas grandes novidades em 2017

Introdução de um segundo posto de abastecimento

Para além do já conhecido posto de abastecimento existente na Praia da Comporta (ao Km 28,5), a organização colocará à disposição dos atletas ao (Km 14,5), na Praia do Pinheiro da Cruz, um reforço liquido que ajudará os atletas na progressão no terreno e assim evitar problemas de desidratação.

 

Introdução do Troféu Analice Silva

Analice Silva é uma de cinco atletas totalistas da Ultra Maratona Atlântica, sendo aquela que correu mais vezes pelo areal a distância que separa Tróia e Melides, tendo contabilizado quatro participações no Raid Terrreste (num total de cinco edições) e contabilizando ainda a participação em todas as 12 edições na Ultra Maratona Atlântica Melides – Tróia.

Por ter alcançado estes feitos, pretende o município de Grândola com a introdução do Troféu no evento, homenagear uma das atletas mais emblemáticas de Portugal e que tantas alegrias deu em cada participação sua, e respectiva chegada à linha de meta do evento.

Troféu Analice Silva

Este troféu irá homenagear a partir desta edição os atletas totalistas, até à edição anterior.

Definição da data da prova

Anualmente a data da prova é definida em função da previsão das marés, procurando-se minimizar a dureza da mesma, tanto a nível físico, como psicológico, com uma maré o mais baixa possível e a uma hora do dia ajustada ao período em que a competição decorre.

Recordes

A melhor marca feminina do evento pertence a Patrícia Serafim, que o tinha superado em 2013 e 2015, e a voltou a superar em 2016 ao obter 3h30m46s.

Nos masculinos é Eusébio Rosa do Sport União Caparica, o detentor da melhor marca, 2h46m30s obtida em 2012.

Corrida Atlântica

Paralelamente à Ultra Maratona Atlântica Melides – Tróia, realiza-se desde 2014 a Corrida Atlântica, competição com um percurso de 15 kms, que se inicia na praia da Comporta e termina em Tróia.

Ceia da silva, Presidente da Região de Turismo do Alentejo, António Mendes, Presidente do Município de Grândola, Paulo Embaixador e Rui Freitas um dos totalistas da Ultra

Apresentação da Ultra Maratona Atlântica Melides – Tróia 2017

A apresentação do evento que decorreu em Grândola, contou a presença do presidente da edilidade Sr. , Presidente da Região de Turismo do Alentejo, Sr. Ceia da Silva, Paulo Guerra, embaixador do evento, e Rui Freitas um dos únicos cinco totalistas.

Rui Freitas

Rui Feiras referiu-nos o que era no inicio correr este evento ” Os atletas levavam mochilas às costas como se fossem acampar “, hoje ao comparar esse principio aos dias de hoje, a evolução foi enorme “ Os atletas hoje pouco ao nada levam, têm outra preparação, outro conhecimento “, quanto à sua participação, referiu “Ainda estou em dúvida sobre a minha participação, mas garanto se não conseguir superar a lesão que me têm afectado a vou tentar fazer pelo menos a caminhar “.

Para além deste totalista, já se encontram inscritos Chantal Xhervelle, Jaime Lamego, e Sérgio Tomás, os três restantes totalistas do evento.

António Figueira Mendes

O Presidente da edilidade, António Figueira Mendes referiu a importância do evento na promoção do concelho e da costa alentejana, que o evento caminha em bom ritmo para ser mais internacional, nesta edição estarão representados seis países, que em 2016, no total das duas provas participaram cerca de 520 atletas, número que esperam alcançar este ano.

Ceia da Silva

Ceia da Silva, Presidente da Região de Turismo do Alentejo, mencionou a importância de eventos destes, com esta qualidade na região, que fazem o turismo movimentar-se pelo número de pessoas, que ao virem participar trazem consigo familiares, aumentando a ocupação hoteleira e o movimento da restauração, promovendo o concelho de Grândola e o Alentejo além fronteiras.

Paulo Guerra

Paulo Guerra, Embaixador da Ultra Maratona Atlântica Melides – Tróia, manifestou de novo a sua satisfação por ser o embaixador de uma região que tão bem conhece, e onde viveu parte da sua vida, que é um orgulho poder com o seu prestigio, o seu currículo promover o Alentejo e o evento.

Mais informações, vídeos, fotos e acesso para inscrições na edição de 2017, estão disponíveis em:

Site do evento
Evento no facebook
Blogspot do evento
Site da autarquia

 

Sobre o Autor

Artigos relacionados

Deixe uma Resposta