Banner superior
Coluna Dto
Coluna Esq
Coluna Esq

Um fim de semana de orientação para todos!

Viseu recebeu, nos passados dias 7 e 8 de julho, um fim de semana de orientação para todos, com o Viseu City Race 2018!

Três diferentes provas de orientação, inseriram-se neste evento realizado no remodelado Parque Urbano de Santigo como palco central do evento, o Clube de Orientação de Viseu, com o Apoio do Município de Viseu, Junta de Freguesia de Viseu e Federação Portuguesa de Orientação, preparou um fim de semana cheio de desafios.

Foto: Sofia Pinto

Viseu City Race 2018

No sábado de manhã, e indo de conta ao carácter inclusivo da orientação, realizaram-se os Campeonatos Nacionais de Orientação Adaptada. Os vencedores foram Maria Lurdes Amador (Cercivar) no setor feminino e Pedro Tiago Costa (Clube de Gaia) no setor masculino.

Já durante a tarde, Viseu estrou-se numa nova vertente da modalidade, o Rogaine. Aqui, para além da orientação, os atletas são forçados a definir uma estratégia para a sua prova, tendo a libertade de escolher os pontos de controlo a visitar.

O City Rogaine Viseu, Orienta-te com Ética e Fair-Play teve como vencedor Angel Soto no escalão masculino, Isabel Diz no escalão feminino e Bruno André e Anabela André no escalão misto.

Foto: Sofia Pinto

GD4C domina o evento

Já para domingo, estava reservado o Viseu City Race. Num percurso com início na emblemática Cava Viriato, e com passagens no centro histórico de Viseu e Parque do Fontelo, os vencedores dos escalões seniores foram Angel Soto e Raquel Ferreira ambos a representar o GD4C.

Angel Soto venceu o escalão de Séniores Masculinos

O Espanhol que representa em Portugal o Grupo Desportivos dos 4 caminhos, Angel Soto venceu o escalão de Séniores Masculinos, cumprindo os 11.000 metros do seu percurso em 56:53. O individual Eduardo Camilo gastou 1:03:12 e alcançou a segunda posição, enquanto o terceiro lugar coube a Filipe Silva (GD4C) com o tempo de 1:05:22.

Angel Soto

Raquel Ferreira venceu mais uma etapa do Portugal City Race

No setor feminino, a líder do ranking, Raquel Ferreira (GD4C) venceu mais uma etapa do Portugal City Race 2018 com 1:00:57 para os 8.500 metros de prova. A espanhola Isabel Diz ocupou a segunda posição com 1:00:59. A terceira posição foi ocupada pela Anabela André (Orimarão) com 1:22:53.

Foto: Pedro Vieira

Restantes escalões

Nos restantes escalões, vitórias de Joana Catarino (CLAC) e João Rodrigues (GD4C) em Juvenis, Ana Jorge (Oriestarreja) e Ricardo Ferreira (Oriestarreja) em Juniores, Ricardo Oliveira (COC) e Helena Sousa (Ori Marão) em Veteranos I, Eugénio Grilo (Individual) e Aida Correia (GD4C) em Veteranos II, Armando Santos (COALA) e Beatriz Leite (Montepio) em Veteranos III e Joaquim da Costa em Veteranos IV. Sérgio Gomes (GD4C) foi o vencedora do escalão de Formação, enquanto nos escalões abertos a vitória sorriu a Nuno Tomé (Individual) em Curto, Luís Quinta-N (ABC – Ori) em Médio e Hélder Camilo (Individual) em Longo.

Foto: Sofia Pinto

Orientação para todos

Destaque para a elevada participação de vários grupos de atletas não federados e que fizeram pela primeira vez uma prova de orientação. Um demonstração clara de que a ” orientação para todos ” é um desporto que pode ser praticado por todos, a qualquer altura.

Foram mais de 200 participantes na orientação para todos, num ambiente onde reinou o desporto, a atividade física, o fair-play e o companheirismo.

Resultados

Seniores Masculinos
1 Angel Soto – GD4C – 56:53
2 Eduardo Camilo – Individual – 1:03:12
3 Filipe Silva – GD4C – 1:05:22

Seniores Femininos
1 Raquel Ferreira – GD4C – 1:00:57
2 Isabel Diz – Cornelius – 1:00:59
3 Anabela André – Orimarão – 1:22:53

Resultados.

Sitio oficial evento.
Clube organizador no facebook
Sitio oficial do circuito.

Texto: Miguel Nóbrega / Fernando Costa
Fotos: Sofia Pinto / Pedro Vieira

Sobre o Autor

Artigos relacionados

Deixe uma Resposta