Coluna Dto
Coluna Esq

Um milhar de atletas começam o Ano Novo Esposende

Um milhar de atletas começam o Ano a correr em Esposende, na corrida de Ano Novo Esposende.

Corrida de Ano Novo Esposende

Decorreu no passado dia 13 de janeiro pelas 18h00 a segunda corrida de Ano Novo Esposende.

A prova contou com uma corrida de dez quilómetros e uma caminhada de 8km. A primeira edição no ano passado foi um sucesso conseguindo reunir 1100 atletas.

Ano Novo Esposende
Grande adesão na prova

Esta segunda edição da corrida de Ano Novo Esposende não ficou por menos reunindo 700 atletas na vertente de corrida e 300 atletas na caminhada.

Tendo em conta as péssimas condições atmosféricas que se fizeram sentir durante a prova, conseguir 1000 atletas resilientes à chuva naquela final de tarde de sábado foi um verdadeiro sucesso para a organização.

Também a participação feminina foi um sucesso como vem sendo em eventos desportivos. Neste evento não foi exceção. Das mil inscrições, 45% foram atletas do sexo feminino.

Parabéns a todas as mulheres!

Mau tempo não afastou atletas nem apoiantes

A organização sentiu algumas dificuldades relativas ao mau tempo que se fez sentir e poderia amedrontar todos aqueles que estavam indecisos em participar na primeira corrida Ano Novo Esposende.

Contudo o evento decorreu bem, tendo uma grande adesão, sem incidentes, e teve a colaboração dos Bombeiros Voluntários de Esposende e da Guarda Nacional Republicana de Esposende.

Durante a prova não faltou o calor humano de populares que, apesar da chuva, quiseram vir para a rua ver os atletas correrem na sua cidade.
Questionados sobre o futuro, a organização responde claramente que é um evento para continuar a realizar-se e para crescer em futuras edições.

Percurso da prova com bastantes apoiantes

Partida no Largo Rodrigues Sampaio

A partida aconteceu pelas 18h00, no Largo Rodrigues Sampaio onde seria a chegada também. Os atletas percorreram um total de dez quilómetros pelas várias ruas de Esposende, passando pela estrada junto aos passadiços que acompanham o rio Cavado.

Partida dos 10km

Pouco tempo depois da partida da corrida partiram os atletas inscritos na caminhada, numa extensão de 8 quilómetros, igualmente com partida do Largo Rodrigues Sampaio saindo depois para um percurso pela cidade.

Partida da caminhada

Passado pouco mais de meia hora já os atletas mais rápidos estavam a cruzar a meta.

É interessante registar que ambos os vencedores da prova, quer feminino quer masculino, são atletas que se dedicam ao trail running.

A entrega de prémios foi feita de forma rápida e sem demoras porque a chuva continuava a cair. Ainda assim nunca faltou boa disposição e muitos sorrisos para aquecer o dia chuvoso.

Boa disposição dos participantes

Organização do evento

Este evento foi uma organização da Câmara Municipal de Esposende e da Empresa Municipal Esposende 2000 e insere-se no programa Esposende Run.

Além deste evento, no âmbito deste programa, vai realizar-se ao longo deste ano, quatro provas de corrida:

25 de março – IV Trail de Esposende;
20 de maio – Meia Maratona de Esposende;
9 de setembro – Corrida da Praia

Estes eventos fazem parte da estratégia de desenvolvimento desportivo e turístico do Município de Esposende e visa, não só a promoção da prática desportiva, mas também tem como objetivo divulgar os excelentes espaços naturais que Esposende possui para a prática da corrida, indo ao encontro do crescente interesse pela corrida, em todas as fachas etárias. Além disso promove igualmente a dinamização do comércio local.

Largo Rodrigues Sampaio cheio de atletas

Classificações dos 10km:

Setor Masculino

O homem mais rápido nesta distância foi o ultra trailista Mário Elson da equipa Dr. Merino / 4Moove que acabou a prova em 32:15. Logo atrás dele chegava o Fernando Grilo ( Sociedade Instrução e Recreio Aldreense) ao cruzar a meta em 32:27. A fechar o pódio ficou o veterano Manuel Bessada (Individual) com o tempo de 32:53.

Pódio geral masculino

Setor Feminino

A vencedora foi a Maria Areias do clube Oralklass – Amigos do trail com o tempo de 40:05. Em segundo lugar chegou a Hortense Tenda em 41:03. O pódio fechou com a atleta Maria Freire da equipa GTT Armazém do Caffe, que demorou 42:58 a percorrer os 10km.

Coletivamente ganhou a equipa Oralklass – Amigos do Trail. A segunda melhor equipa foi Sira – Sociedade Instrução e Recreio Aldreense. No terceiro lugar do pódio ficou a equipa ADE Trail Running.

Pódio geral feminino

Oralklass-Amigos Do Trail inicia o Ano com pódios na estrada

Terminada uma época muito positiva e produtiva para a equipa, o final de ano serviu para algumas contratações e alguns ajustes. Por outro lado os atletas aproveitaram esta fase para impor alguma velocidade nos seus treinos.

Foi na II Corrida de Ano Novo de Esposende que a equipa se estreou a competir em 2018 e apesar de apresentar apenas quatro atletas na prova, trouxeram pódios e boas sensações para casa.

Nos atletas masculinos pontuaram para a equipa o Nuno Pereira, recente contratação, que obteve um excelente quarto lugar no seu escalão e um novo record pessoal de 33:42.

Luís Martins, outra boa contratação da equipa, cruzou a meta em 12º lugar do seu escalão demorando 36:03 minutos a completar os 10km.

O terceiro homem da equipa a pontuar foi o Gilberto Pimenta que terminou a prova em 17º lugar do seu escalão e obteve também um novo record pessoal de 37:42.

Com estas brilhantes classificações os nossos homens trouxeram para casa o troféu de melhor equipa!

Pódio coletivo

A Maria Areias seria a única participação feminina da equipa na prova. Impôs um ritmo forte desde o inicio da prova conseguindo alcançar o primeiro lugar na geral feminina.

Parabéns a todos! Bom início de época!

Texto: Maria Areias
Fotos: Organização / IAT Imobiliária Esposende

Sobre o Autor

Artigos relacionados

Deixe uma Resposta