Privacy Policy Page
Privacy Policy Page
Coluna Dto
Coluna Dto
Coluna Dto
Coluna Esq
Coluna Esq

Uma meia-maratona que fica no coração

atletismoA meia-maratona Manuela Machado – Viana fica no coração festejou no passado domingo 17 de janeiro 2016 a sua maioridade, ao concretizar a sua 18ª edição com um record absoluto de cerca de 3.500 participantes no evento. A organização da prova esteve a cargo da Cyclones Sanitop e Câmara municipal de Viana do Castelo. A par da prova principal houve uma mini maratona/caminhada de 5 km na qual o valor das inscrições reverteram a favor de da associação de solidariedade de Viana do Castelo – a Associação Methamorphys.

Apesar de nos dias anteriores à prova o sol ter sido uma companhia agradável, no domingo, o dia acordou grisalho na cidade de Viana do Castelo e era esperada alguma chuva e frio durante a prova. Mesmo com condições climatéricas adversas, os participantes iam chegando e concentravam-se junto à entrada do centro Multiusos para procederem ao levantamento dos seus dorsais. A entrega dos kits aos atletas foi realizada de forma eficaz e rápida. Uma vez cumpridas as formalidades de “check-in” para a prova, era a vez de por a conversa em dia e tirar as habituais fotografias com amigos e conhecidos junta a partida ou ainda junto à imponente embarcação Gil Eanes que foi um navio-hospital português que se encontra ancorado no porto de pesca em Viana do Castelo, e hoje tem a função de espaço museológico e Pousada da Juventude. Conversa em dia, fotos registadas, são horas agora dos atletas se prepararem e realizar os aquecimentos antes da prova.

Com a hora da partida a aproximar-se, os atletas dirigiram-se para o pórtico de partida. Umas gotas de água a cair do céu iam alertando os participantes que a chuva seria companheira presente ao longo dos 21 km. Às 10h30 era dado o tiro de partida, entre palmas, gritos, palavras de incentivo deu-se início a mais uma corrida. Uns pela direita, outros pela esquerda, uns mais lentos, outros mais rápido, todos procuravam a trajetória que mais se adequava ao seu estilo de corrida naquele início de prova. O percurso é um percurso agradável sem desnivelamentos acentuados. Houve abastecimentos de água aos 5, 10 e 15 km, a organização poderia ponderar em edições futuras a colocação de sólidos ao km 15, tais como banana ou marmelada o que ajudaria a repor alguns nutrientes para enfrentar a parte final da prova. A partir do meio da prova a chuva juntou-se a festa e acompanhou os atletas ainda em prova até à meta. No final da corrida os participantes foram encaminhados para umas tendas onde receberam a medalha de finisher e o kit final composto por uma peça de fruta, isotónico e uma “Cavaca”.

A vitória da 18ª Edição foi disputada aos segundos, com José Rocha do Olímpico Vianense, a vencer a prova com o tempo de 1:05:40, seguido de muito perto do seu colega de equipa Miguel Ribeiro, que terminou apenas a 4 segundos do primeiro, com o tempo de 1:05:44 e completou o pódio Hassan Lekhli do Ourenrunning a 11 segundos do vencedor com o tempo de 1:05:51. Um final de corrida, portanto, muito emocionante com três atletas a procurar a vitória.

A atleta Paula Gonzalez, foi a vencedora no setor feminino com o tempo de 1:13:33, seguida da atleta Doroteia Peixoto, dos Amigos da Montanha, com o tempo de 1:15:06 e completa o pódio feminino Filomena Costa, do São João de Serra, com o tempo de 1:15:33.

A equipa O Praticante/Associação Desportiva de Amarante teve o atleta Davide Pinheiro que terminou a prova com o tempo de 1:49:20, ficando no lugar 1946º da geral e 440º em VetM40. A Associação Desportiva de Amarante teve a representação de 6 atletas, sendo de destacar a excelente prova do Carlos Queirós que obteve a sua melhor marca nesta prova com o tempo de 1:16:41, obtendo o 69º lugar da geral e 28º do escalão Sénior M, seguido de Fernando Barros, 1:33:17, 757º na geral, 158º em VetM40, Jorge Teixeira, 1:41:35, 1411º na geral, 288º em VetM35, Veríssimo Gonçalves, 1:45:54, 1723º na geral, 152º em VetM50, Álvaro Cerqueira, 1:49:42, 1967º na geral, 182º em VetM50 e Elisabete Ribeiro, 2:11:36, 2670º na geral e 203º em VetF35.

Texto: Davide Pinheiro
Foto: Allsport.pt

Sobre o Autor

Artigos relacionados

Deixe uma Resposta