Banner superior
Coluna Dto
Coluna Esq
Coluna Esq

GD União da Azoia uma referência na Orientação

Fundada no dia 25 de abril de 1971, mas com escritura lavrada no dia 29 de agosto de 1977, a coletividade nasceu com a designação Associação Cultural Desportiva União da Azoia.

Foram outorgantes da Associação, então, criada Armando José Mateus Costa, Armindo Almeida Diogo, Amândio do Carmo Santos, Adelino Lopes Graça Jesus, Armindo Ribeiro Santos, Joaquim Jorge Marcelino, Vítor Afonso Almeida Diogo, Rogério Ricardo Cruz Pereira, Dinis Moreno Santos Diogo e Joaquim Artur Miguel Sabino.

De Associação Cultural para Grupo Desportivo União da Azoia

O terreno onde se encontram as instalações do GDUA foi gentilmente cedido pela Casa Cadaval, como eram conhecidos os proprietários e conforme declaração de João Paulo Cancella de Abreu, datada de 30 de março de 1976.

Em 9 de novembro de 1982, foram alterados os estatutos da coletividade, passando-se a designar-se Grupo Desportivo União da Azoia.

A partir de 14 de janeiro de 1978, passou a ser dirigida por uma comissão instaladora e, a 3 de março de 1979, em assembleia geral de sócios, efetuou-se a votação e a tomada de posse dos primeiros corpos gerentes.

Estiveram na origem do GDUA o futebol e o ténis de mesa, conforme se se comprova pela sua bandeira. Contudo, a coletividade sempre foi muito mais do que a soma daquelas modalidades desportivas.

Situado numa zona periférica da freguesia do Castelo, o GDUA sempre assumiu uma importante vocação social, cultural e recreativa como o ilustram os inúmeros eventos que organizou nos seus 46 anos de existência.

Ao longo dos tempos, a sua sede foi cenário de garraiadas, cegadas, jantares e almoços de convívio, festas de aniversário, de final de ano, de baptizado e casamento, espetáculos, bailes, campeonatos de cartas, snooker e matraquilhos, aulas de ginástica, gerontomotricidade, danças de salão, zumba, ténis de mesa, orientação, futebol e música, além de grandes eventos desportivos.

Foi e ainda é sede de Clube de Caça, posto de enfermagem e lugar de encontro e de convívio de residentes e de não residente.

Por despacho n.º 11856/2012, de 6 setembro de 2012, foi reconhecida à coletividade o Estatuto de Utilidade Pública.

BTT, Trail e Orientação Pedestre

Nos últimos anos, tirando partido da sua localização estratégica no Parque Natural da Arrábida, o GDUA vocacionou-se para os desportos de natureza, organizando e participando em provas de BTT, Trail e Orientação Pedestre.

Foi nesta última modalidade desportiva que a coletividade se notabilizou nacional e internacionalmente. No escalão H14, época 2015, o GDUA foi campeão nacional de distância média e longa e, na época seguinte, campeão nacional de sprint e vice-campeão em estafetas.

Em termos individuais, em H14, época 2015, arrecadou o título de campeão nacional e, na época seguinte, os títulos de campeão nacional de sprint e de distância média. Nos escalões H50 e D50, os títulos de campeão nacional de sprint, de campeã ibérica de sprint, em D 50, e de vice-campeão do mundo em estafetas Pre-O.

Foto de Joaquim Margarido – Orientovar

Na época 2017 o título de campeão nacional de sprint, em H50 e uma participação no EYOC (Europeu de Jovens) na Eslováquia.

No que concerne à época de 2018 conta já com os títulos nacionais individuais e colectivos de sprint e longa em H16, em H14 campeão por equipas. Ainda em termos individuais campeão ibérico no escalão H16.

Pelos feitos alcançados pelos seus atletas em 2015, a Câmara Municipal de Sesimbra agraciou-os com as medalhas de ouro e de prata de mérito desportivo, respetivamente.

O Praticante felicita o Grupo Desportivo União da Azoia pela comemoração do 47º aniversário, orgulhando-se de ser um dos parceiros média dos eventos deste grupo.

O aniversário será comemorado a 25 de abril, e a seguir é descriminado o seu programa:

8h30 – Alvorada e içar da Bandeira.

9h00 – Início da caminhada.

9h30 – Início do passeio de BTT.

No Castelo de Sesimbra Ori-Trail-Rogaine, mais informação sobre o evento.

9h30 – Partida dos escalões de competição e “Open” do Ori-Trail/Rogaine – escalões de competi-ção (4 horas de duração);

13h00 – Churrasco – Oferta de bifanas e de entremeadas aos participantes da caminhada e do passeio de BTT.

15h30 – Cerimónia de entrega de prémios e encerramento do evento do OriTrail/Rogaine

16h00 – Churrasco para sócios e amigos do Clube e participantes nas atividades.

18h00 – Sessão Comemorativa do 47.º Aniversário

Site do Clube.

Clube no facebook.

Sobre o Autor

Artigos relacionados

Deixe uma Resposta