Banner superior
Coluna Dto
Coluna Esq
Coluna Esq

UTSG demonstra que o Alentejo não é só Planície

Grândola “Vila Morena” dará as boas vindas, no dia 4 de novembro de 2018, a centenas de atletas praticantes de trail running, que irão competir na 4ª edição do Ultra Trail Serra de Grândola – UTSG, demonstrando que o Alentejo não é só Planície.

O Alentejo não é só Planície

A Serra de Grândola com os seus 326 metros no seu ponto mais elevado é uma das componentes naturais mais importantes do espaço grandolense. Diferente da maior parte das serras portuguesas, oblíquas à costa, a de Grândola é paralela a esta, o que dificulta a penetração do ar marítimo, embora contribua para a condensação das nuvens.

Integrada na Meseta Ibérica, datada do Carbónico Inferior, é constituída essencialmente por xistos, que em alguns locais se apresentam foliados e noutros de consistência mais dura e compacta, garantirá valores de altimetria notórios que não deixará nenhum atleta indiferente ao potencial natural desta Serra, para a prática desta disciplina do Atletismo.

Os percursos estarão diferenciados para além da distância, pela exigência técnica e física nas subidas e descidas e pela passagem em trilhos naturais, alguns deles especialmente criados para o evento.

Ultra Trail Serra de Grândola – UTSG

O Ultra Trail Serra de Grândola está certificado nas 3 distâncias competitivas, cumprindo assim as normas internacionais que a Associação de Trail Running de Portugal (ATRP), por delegação da Federação Portuguesa de Atletismo, obriga a cumprir e a fazer cumprir.

Paralelamente às 3 distâncias competitivas, realizar-se-á uma caminhada com 8km por trilhos mais acessíveis existentes na Serra de Grândola.

Numa organização conjunta do Município de Grândola com o Clube Amiciclo, e com forte envolvimento do comércio local, prevê-se que a edição de 2018 do UTSG seja a melhor de sempre, mantendo a qualidade organizativa e o crescimento exponencial verificado desde a realização da primeira edição do evento.

As inscrições estão abertas até ao dia 26 de Outubro.

Todas as informações sobre o UTSG, poderão ser consultadas no site do Município de Grândola e no facebook do evento.

Texto / Fotos: Câmara Municipal de Grândola

Sobre o Autor

Artigos relacionados

Deixe uma Resposta