Banner superior
Coluna Dto
Coluna Esq
Coluna Esq

Velódromo Nacional pronto para o Campeonato da Europa

Velódromo Nacional pronto para receber mais de 300 corredores, 25 países e quase 50 horas de corridas em seis dias de competição.

Campeonato da Europa de Pista

Esta pode ser uma síntese numérica do Campeonato da Europa de Pista para Sub-23 e Juniores que vai realizar-se no Velódromo Nacional, em Sangalhos, Anadia, entre terça-feira, 18 de julho, e domingo, 23.

As seleções já chegaram a Portugal e, por estes dias, dão cor e ritmo e à azáfama do Velódromo, durante os treinos oficiais.

No entanto, a competição e o espectáculo de alto nível estão guardados para as 9h30 de terça-feira, arranque do Europeu, o quinto que se disputa em Sangalhos, local que recebeu a prova, ininterruptamente, entre 2011 e 2014.

Apesar de ser uma competição de sub-23 e de juniores, o nível desportivo é muito elevado, permitindo ver ao vivo corredores que já dão cartas mesmo entre a elite e os futuros grandes campeões do ciclismo de pista, assim como alguns ciclistas que acabam por notabilizar-se na estrada.

Velódromo Nacional de Sangalhos recebe pela quinta vez o evento

As quatro edições anteriores da competição realizadas em Portugal permitiram ver no Velódromo Nacional corredores que conquistaram títulos olímpicos em Londres e no Rio de Janeiro.

É o caso de Elia Viviani, Laura Kenny, Lasse Norman Hansen, Elis Ligtlee, Elinor Barker, Owain Doull e Callum Skinner. Além de outros medalhados ilustres, como Bryan Coquard, Daria Shmeleva, Rebecca James, Jilien D’Hoore, Katy Marchant ou Matthijs Büchli.

O privilégio de assistir ao vivo às prestações de alguns dos melhores especialistas internacionais, entre 18 e 23 de julho, é inqualificável, e é gratuito para todos os filiados na Federação Portuguesa de Ciclismo e também para os residentes no concelho de Anadia.

Os bilhetes diários para o público em geral custam dez euros.

Quem não puder deslocar-se a Sangalhos poderá ver todas as finais e muitas provas de qualificação no direto em streaming, que será disponibilizado na página da Federação Portuguesa de Ciclismo na Internet, na página oficial do Campeonato da Europa e no canal da Federação no youtube.

Portugal com dez ou onze corredores

A Equipa Portugal é uma das 25 seleções nacionais presentes.

Estão convocados onze corredores, mas um deles ainda tem a participação em dúvida.

Trata-se de Ivo Oliveira, o mais medalhado corredor de pista português, que tem vindo a recuperar da dupla fratura do braço direito, contraída no dia 14 de junho, no Giro para sub-23.

Ivo Oliveira está sob avaliação do departamento clínico da Equipa Portugal, sendo tomada uma decisão definitiva quanto à participação do gaiense durante esta segunda-feira.

Ivo Oliveira

Se Ivo está em dúvida, o irmão gémeo Rui Oliveira (Axeon Hagens Berman) é presença certa, juntando-se a César Martingil (Liberty Seguros/Carglass), Miguel do Rego e a Soraia Silva (Bairrada) no lote de sub-23 convocados pelo selecionador nacional de pista, Gabriel Mendes. O diretor técnico nacional conta ainda com os juniores Francisco Duarte e Wilson Esperança (Sicasal/Liberty Seguros/Bombarralense), Francisco Moreira (Seissa/KTM Bikeseven/Matias & Araújo/Frulact), João Dinis (RP-Boavista), José Sousa (Silva & Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel) e Maria Martins (Bairrada).

Países inscritos: Alemanha, Arménia, Áustria, Bielorrússia, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Espanha, Finlândia, França, Grã-Bretanha, Grécia, Holanda, Hungria, Irlanda, Itália, Lituânia, Polónia, Portugal, República Checa, Rússia, Suécia, Suíça, Turquia e Ucrânia.

Sobre o Autor

Artigos relacionados

Deixe uma Resposta