Banner superior
Coluna Dto
Coluna Esq
Coluna Esq

Vítor Santos e Ana Vigário triunfam em Águeda

Vítor Santos (Quinta das Arcas / Jetclass / Xarão) e Ana Vigário (Sporting / Tavira / Formação Eng. Brito da Mana) venceram ontem, em Águeda, as provas de elite da primeira corrida pontuável para a Taça de Portugal de Ciclocrosse.

 

Águeda Bike Park

O Águeda Bike Park é o primeiro Bike Park de Portugal que engloba um conjunto de pistas de diferentes níveis, com o selo de aprovação da Internacional Mountain Bicycling Association – Europe (IMBA Europe).

Ao longo dos últimos anos, tem sido evidente a aposta do executivo municipal nas áreas ligadas à saúde e ao desporto, bem como de criação de espaços para atividades físicas e desportivas.

 

Águeda é também um concelho conhecido pela sua tradição industrial ligadas às duas rodas e com condições naturais para a prática desse género de desportos.

Desta forma, o Águeda Bike Park, instalado no abandonado campo de futebol do Randam, pertencente à União de Freguesias de Recardães e Espinhel, engloba um sistema de trilhos de BTT que foram desenvolvidos de acordo com as mais recentes linhas orientadoras para a criação de trilhos sustentáveis da Internacional Mountain Bicycling Association – Europe (IMBA Europe), de forma a proporcionar uma experiência de qualidade aos seus utilizadores, minimizando simultaneamente o impacto ambiental.

 

Primeiro Urban Bike Park da Europa

Esta infraestrutura poderá, assim, ser usufruída não só por toda a comunidade aguedense, mas também por ciclistas de outros concelhos / países, congregando diferentes atividades de desporto e lazer.

Este é um projeto multidisciplinar no âmbito da estratégia da autarquia na área do desporto, sendo o primeiro Urban Bike Park da Europa com uma enorme variedade de trilhos no mesmo espaço de níveis níveis, um edifício de apoio aos ciclistas com café /e splanada, espaço para eventos e salas polivalentes, área de lavagem das bicicletas, balneários e um espaço para loja, podendo desenvolver uma atividade comercial relacionada com a Indústria das Duas Rodas.

De forma a valorizar e garantir o melhor e mais amplo aproveitamento dos equipamentos municipais, assim como a diminuição dos custos de manutenção desta infraestrutura, a Autarquia entendeu estabelecer parcerias estratégias com entidades locais e que possam colaborar na gestão e dinamização deste espaço, em especial com o Clube BTT de Águeda.

138 corredores na 1ª prova da Taça de Portugal de Ciclocross

O Bike Park de Águeda recebeu 138 corredores, distribuídos pelas diferentes categorias.

A prova mais aguardada foi a que encerrou o programa e que colocou frente a frente os ciclistas de elite.

O pelotão principal assistiu à superioridade de três corredores, que se destacaram do grupo e discutiram o pódio.

Vítor Santos foi o mais forte do trio, relegando o campeão nacional, Ricardo Marinheiro (Maiatos/Reabnorte), para o segundo lugar, a 9 segundos, e o vencedor da Taça de Portugal na época passada, Roberto Ferreira (Quinta das Arcas/Jetclass/Xarão), para o terceiro posto, a 29 segundos.

A luta pela vitória feminina travou-se a quatro pernas

Ana Vigário começou da melhor forma a defesa do estatuto de detentora da Taça, ganhando a corrida de Águeda com 14 segundos de vantagem sobre Daniela Pereira (Seartex Portugal/Edaetech). A terceira classificada, a 5m01s, foi Fátima Vida. Débora Figueiredo (Seissa/KTM Bikeseven/Matias & Araújo/Frulact) foi a única concorrente em sub-23.

Rodolfo Serafin (BTT Loulé/BPI/Elevis) foi o melhor júnior. Em cadetes impuseram-se Diogo Neves (BTT Loulé/BPI/Elevis) e Ana Santos (ASC/Focus Team/Vila do Conde).

Os melhores nas categorias de veteranos foram o master 30 Rúben Nunes (ASC/Focus Team/Vila do Conde), o master 40 Nuno Inácio, o master 50 António Moreira e a master feminina Raquel Marques (ASC/Focus Team/Vila do Conde).

Em juvenis, uma categoria de escolas e que, por isso, não pontua para a Taça de Portugal, a corrida de Águeda foi ganha por Tomás Carvalho (Maiatos/Reabnorte).

A Taça de Portugal de Ciclocrosse continua no dia 26 deste mês, em Torre Dona Chama, Mirandela.

Texto: José Carlos Gomes

Sobre o Autor

Artigos relacionados

Deixe uma Resposta