Voltar ao medieval com o Trail das Eiras

No próximo dia 17 de Junho de 2017 a Associação Moinho de Vermoim vai organizar o 1º Trail das Eiras.

Será um evento único que queremos que marque as comemorações do 10º aniversário da AMVE – Associação Moinho de Vermoim, uma Associação Juvenil fundada em Outubro de 2006.

Ao longo dos anos tem proporcionado à comunidade, eventos de Atletismo e Ciclismo que já são uma referência no Norte do País. Ao longo dos dez anos de existência tivemos atletas campeões Regionais, Nacionais e Internacionais nas modalidades de Atletismo e Ciclismo e atletas que já integraram o projecto Paraolimpico.

 

Trail das Eiras

A realização do Trail das Eiras acontece devido à constituição de uma secção de trail que a Associação possui e a necessidade que as pessoas da nossa comunidade tem em conhecer a História que o Monte das Eiras possui.

Além da enorme componente natural, o Trilho das Eiras tem também uma forte componente arqueológica e histórica. Nesta área existe uma das maiores concentrações de vestígios castrejos, civilização da idade do ferro que se desenvolveu no noroeste peninsular entre os séculos III a.C e I d.C.

Castros

Três Castros de grandes dimensões ocupam toda a cabeceira do monte. São eles o Castro de Santa Cristina, o Castro de Vermoim e o Castro das Eiras.

São sítios de notável enquadramento paisagístico, com uma implantação estratégica que lhes permite dominar visualmente um extenso território envolvente, incluindo as bacias hidrográficas dos rios Pele e Pelhe, e lhes confere uma posição de lugar central no quadro do respectivo ordenamento territorial.

Dotados de fortes sistemas construtivos, com várias ordens de muralhas e uma clara organização proto-urbana de estrutura regular, com arruamentos e construções de planta circular ou quadrangular, correspondente aos primórdios da influência romana na região, estes povoados evidenciam já uma clara hierarquização no modelo de organização e ocupação do território, articulando-se entre si numa rede bem estruturada de funções, valências económicas e dependências.

Castro das Eiras

Dos 3 lugares citados, o Castro das Eiras é o maior e também o que apresenta mais áreas escavadas. Destaque para o balneário e a sua pedra formosa, cuja réplica pode ser visitada no Parque da Devesa, no centro da cidade de Famalicão.

Num pequeno planalto existente, podemos encontrar as 4 Mamoas de Vermoim, pequenas colinas em terra, de forma circular, que tinham o objetivo de proteger o dólmen, cobrindo-o completamente.

Cada Mamoa teria a função de esconder e proteger a sepultura, conferindo-lhe, ao mesmo tempo, maior monumentalidade. É possível que tivesse também fornecido um plano inclinado para o transporte da tampa da câmara do dólmen até à sua posição definitiva.

Estas sepulturas megalíticas monumentais correspondem com certeza a relíquias de antepassados importantes. O dólmen, escondido debaixo da colina artificial, era como um “útero” abrigado do olhar.

Castelo Medieval de Vermoim

Ainda na área abrangida pelo trilho das Eiras, podemos encontrar os vestígios do Castelo Medieval de Vermoim e a Calçada Medieval, que lhe servia de acesso a partir do vale do Rio Pele.

O sítio possui boas condições naturais de defesa, com exceção do lado norte. Por essa razão foi estabelecida a Atalaia de Telhado, pequena elevação rodeada por um talude, a noroeste do Castelo de Vermoim, com o objeCtivo de resolver o problema de falta de visibilidade que aquela fortificação tinha para norte.

Ao longo do percurso podemos ainda descobrir vestígios de quintas, casas e muros de granito, memórias de um passado mais recente.

Para te inscreveres visita o site.

Decidimos mais uma vez sermos solidários e doar 1 euro por cada inscrição aos Bombeiros Voluntários Famalicenses.

Parceiros