5 MINUTOS COM FRANCISCA VESELKO

Francisca Veselko

Francisca Veselko - Foto: Jorge Matreno/ ANSurfistas

Os líderes do ranking Go Chill são os únicos surfistas que envergam a licra amarela e, a uma etapa do final da Liga MEO Surf 2023, Francisca Veselko têm a honra de a vestir.

Está a atravessar um bom momento de forma, mas com a concorrência bem perto a querer terminar o ano com a tão desejada cor amarela.

Francisca Veselko, campeã nacional em 2021, agarrou a licra no final da 2ª etapa no Porto / Matosinhos e não mais largou nesta que pode ser, igualmente, a oportunidade de conquistar um segundo título nacional.

Estivemos à conversa com Francisca Veselko sobre este importante momento na sua carreira e as expectativas para a decisiva etapa em Peniche.

Percurso de Francisca Veselko na Liga MEO Surf 2023
Liga#1 Figueira da Foz – 2º lugar
Liga#2 Porto e Matosinhos – 1º lugar
Liga#3 Ericeira – 3º lugar
Liga#4 Ribeira Grande – 1º lugar

Resultado Atual: 3.590 pontos com vantagem de 400 pontos face à 2º classificada.

Fonte: ANSurfistas
Fotos: Jorge Matreno/ANSurfistas

Francisca Veselko – Foto: Jorge Matreno/ANSurfistas

Francisca Veselko chegas à última etapa na melhor posição possível para conquistares o título?

ANS – Desde o final da 2ª etapa que agarraste a licra amarela e não mais largaste.

Qual foi a importância desse momento para chegares à última etapa como líder do ranking Go Chill e na melhor posição possível para conquistares o título?

Francisca Veselko – Tem sempre muita importância porque significa que acumulei pontos suficientes para assumir a liderança.

Se mantiver o registo, ajuda a chegar à última etapa como líder do ranking e disputar o título.

Tiveste uma consistência notável de resultados nas quatro etapas já realizadas.

Destaca aqueles que consideras terem sido os pontos positivos e negativos desta caminhada até chegares à última etapa na melhor posição possível para seres novamente campeã nacional?

É difícil dizer que tive pontos negativos num ano como o deste ano na Liga MEO Surf. Pontos positivos houve muitos!

Acho que continuo a aprender muito e tenho muito que aprender para que possa atingir esta consistência em campeonatos internacionais.

Foste campeã nacional pela primeira vez em 2021.

Consideras que o caminho feito nesse ano para alcançares essa conquista foi mais fácil ou mais difícil do que o trajeto que tens feito este ano? Porquê?

Sinceramente, acho que foi mais difícil em 2021 porque vinha de um ano de muitas derrotas e tive de voltar a encontrar a confiança nas minhas capacidades.

Este ano foquei-me mais no percurso internacional e, apesar de nunca ter tirado o valor do percurso nacional, naturalmente, passou para segundo plano.

Este ano está a ser mais natural, se assim o posso chamar.

Francisca Veselko – Foto: Jorge Matreno/ANSurfistas

Concorrência feminina está cada vez mais forte com várias candidatas a terem hipótese de vestirem a licra amarela?

A evolução do surf feminino tem sido cada vez mais notória na Liga MEO Surf.

Quais são os aspetos que destacas para a concorrência estar cada vez mais forte com várias candidatas a terem hipótese de vestirem a licra amarela Go Chill?

O surf feminino deu um grande salto a nível mundial e nós, sendo um país com grande consistência de surf durante o ano inteiro, acompanhámos esse salto.

Para me conseguir destacar perante as mais velhas, tive de puxar por mim e espero que possa contribuir para que as mais novas também puxem por elas!

Ganhamos todas com essa concorrência a nível nacional para nos darmos melhor a nível mundial.

De que forma as etapas e os resultados na Liga MEO Surf ajudaram os teus desempenhos a nível internacional?

Quando fazemos bons resultados, significa que fizemos bastantes heats e isso reflete-se em horas de competição.

Esse ritmo e essa experiência ajuda-nos a encarar a competição internacional com algum conforto. Ajuda-nos a não estarmos totalmente fora da nossa zona de conforto.

A exigência sobe, mas a abordagem à competição acaba por ser a mesma.

A 5ª e ultima etapa da Liga MEO Surf, o Bom Petisco Peniche Pro, realiza-se de 27 a 29 de Outubro em Peniche.

Parceiros

Deixe um comentário