A-do-Barbas, um dia de superação Master em Leiria

O concelho de Leiria, na localidade de A-do-Barbas recebeu o Campeonato Nacional de Fundo para Master, coroando oito campeões nacionais, desde os amadores de elite até aos masters 60.

A-do-Barbas

A-do-Barbas uma das aldeias da Vila de Maceira, no concelho e Leiria.

Caracterizada pelo grande comercio dos frutos secos, pensa-se ser uma das maiores aldeias do Distrito de Leiria a ter como principal fonte de rendimento a preparação e torrefação de frutos secos.

A Capela de S.Tiago e Sra. da Piedade, a fonte da Lameira e o Lavadouro da fonte de A-do-Barbas, são os principais lugares a visitar.

(Fonte: A-do-Barbas)

O seu nome provém de no local da actual povoação ter existido uma quinta da família dos Barbas Alardos que foram alcaides de Leiria até ao reinado de Afonso V e depois desde o de D. João IV até à implantação do regime liberal (1820).

O costume popular de suprimir palavras, dizendo por exemplo, vai à do Barbas, em lugar de vai à quinta do Barbas, deu lugar à actual designação.

(Tito Benevenuto Larcher – Leiria – Dicionário biográfico e histórico do distrito de Leiria, Leiria, 1904 p.3)

A-do-Barbas

Dia de superação Master

Os corredores das categorias mais jovens completaram 134,1 quilómetros.

Entre os elite amadores venceu um homem da equipa da casa, Fábio Oliveira (CPR A-do-Barbas/AKIplast/PVS), que bateu ao sprint João Moreira. O terceiro, a 8 segundos, foi Jorge Marques.

Em master 30 e em master 35, o sucesso também pertenceu a corredores da equipa local, André Filipe e Bruno Saraiva, respetivamente.

Os masters 40 e 45 completaram 100,5 quilómetros. Nuno Inácio impôs-se sobre o pelotão master 40, ao passo que Rui Rodrigues (ASFIC/Grupo Parapedra) foi o melhor master 45.

Os masters 50 e 55 enfrentaram 78,1 quilómetros, distância suficiente para Luís Gomes (Cycling Team CR O Grandolense) e José Afonso (Precious Space/Soutense/C. Fisioterapia) fazeram a diferença, em master 50 e 55 respetivamente.

O mais velho dos campeões nacionais é Joaquim Pinto (Silva & Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel), vencedor dos 55,7 quilómetros da prova de master 60.

[divide icon=”circle” width=”medium”]

Texto: União Velocipédica Portuguesa – Federação Portuguesa de Ciclismo

Parceiros