Almeida e Guerreiro mantem TOP 10 na vitória da etapa de Philipsen
Share the post "Almeida e Guerreiro mantem TOP 10 na vitória da etapa de Philipsen"
A quinta etapa do UAE Tour, como foi o caso das duas primeiras, foi outro dia bastante calmo para os velocistas, exceto nalgumas ocasiões com vento lateral, em que Jasper Philipsen brilhou, João Almeida e Rubem Guerreiro mantiveram as classificações.
Leia também sobre o evento
João Almeida e Ruben Guerreiro no Top 10 do UAE Tour
João Almeida sobe para sexto na geral dos Emirados Árabes Unidos
Emirados Árabes Unidos, Guerreiro e Almeida a 16 segundos do líder
Philipsen vence primeira etapa na Volta aos Emirados, João Almeida com o mesmo tempo do vencedor
João Almeida estreia-se na volta dos Emirados Árabes Unidos pela nova equipa
Página do evento.
Texto: Henrique Dias // OPraticante.pt
Fotos da organização
Jasper Philipsen vence a etapa, João Almeida e Ruben Guerreiro aguentam posições
No final, a classificação mostrava isso, com Jasper Philipsen da Alpecin-Fenix a ser o vencedor em mais uma final em sprint do pelotão, mas os 182 quilômetros anteriores não foram um dia tão simples, muito menos para o líder da corrida Tadej Pogačar.
Philipsen (Alpecin-Fenix) venceu a quinta etapa à frente de Olav Kooij (Jumbo-Visma) e Sam Bennett (BORA – hansgrohe).
Os dois portugueses, Rúben Guerreiro 39º e João Almeida 57º na etapa, chegaram integrados no pelotão, com o mesmo tempo do vencedor, mantendo na geral do UAE Tour, Almeida o 6° a 30” e Guerreiro o 9° lugar a 42” segundos do líder.
Ras Al Khaimah Corniche
A etapa de hoje começou em Ras Al Khaimah Corniche, um oásis de beleza e possui mais ofertas de natureza do que qualquer outro emirado.
É o lar de montanhas que perfuram nuvens, manguezais aquosos, desertos vermelho-rosados e praias quase infinitas intercaladas com riachos movimentados e belas lagoas.
A rica cultura Ras Al Khaimah se estende por sete milênios e abraça as coloridas tradições beduínas e dos Emirados.
Ras Al Khaimah tornou-se um dos destinos mais procurados do Oriente Médio.
Localmente, é carinhosamente conhecida como a Pérola dos Emirados e é reconhecida internacionalmente por sua história e natureza inspiradoras.
Os viajantes para Ras Al Khaimah podem escolher entre luxo sereno de spa a aventuras de adrenalina e qualquer coisa entre eles.
Pogacar apanha ventos cruzados, um sprint e um furo tardio mas mantêm a liderança do UAE Tour
O líder da UAE Team Emirates, Tadej Pogačar que veste a camisola vermelha após sua vitória no contrarrelógio, teve uma etapa complicada desde o início, apesar do perfil plano parecer um dia que ele iria passear tranquilamente no pelotão.
Pogačar : “Não entrámos em pânico quando furei, acreditei nos meus colegas e eles trouxeram-me de volta em segurança ao grupo. Foi um trabalho de equipa perfeito.
A Alpecin atacou durante toda a etapa e conseguimos estar presentes em todos os ataques.
Chegamos ao sprint bônus com cerca de 35 ciclistas e vi a oportunidade de ir para a frente. Obtive alguns segundos que me proporcionaram bônus, mas o Jasper foi um pouco mais rápido!
Aqui as estradas são largas para que você possa subir um pouco mais fácil. Mas você ainda tem que ter cuidado.”
A retaguarda estava longe de ser o primeiro momento dramático em que Pogačar se envolveu durante a etapa.
Cerca de 130 quilômetros antes, após 40 quilômetros de corrida, houve ventos cruzados que dividiram o pelotão.
Pogačar e seus companheiros de equipa dos Emirados Árabes Unidos fizeram o grupo da frente de 35 ciclistas, enquanto Filippo Ganna e Adam Yates, da Ineos Grenadiers, ficaram atrás.
Com a separação inicial, o primeiro sprint intermediário apareceu rapidamente, com o camisola verde Philipsen a aumentar a velocidade para ganhar alguns pontos de bônus.
Pogačar também estava lá, um ciclista que não é velocista, mas é agressivo, disposto a adicionar alguns segundos de liderança onde pudesse, sentindo a oportunidade atacou e, assim, conquistou o segundo lugar e dois segundos de bônus à frente de Aleksandr Vlasov (Bora-Hansgrohe).
Sexta etapa, que Almeida e Guerreiro continuem a prova de sucesso
Amanhã, a sexta etapa, será um grande dia para a corrida, pois a Expo 2020 Dubai ocupa o centro do palco com o início e o fim do dia plano de 180 km realizado no evento global.
O palco da cidade de Dubai, partindo da Expo 2020 Dubai.
A primeira parte das etapas acontece no deserto, tocando locais familiares: Dubai Sports City, Silicon Oasis Meydan Racecourse até chegar às Emirates Towers.
A rota atravessa Jumeirah Road, Palm Jumeirah e as Ilhas Jumeirah antes de retornar à Expo 2020 Dubai.
Todo o percurso decorre inteiramente em estradas muito largas, essencialmente retas, intercaladas por rotundas amplas e bem pavimentadas.
Os ciclistas podem encontrar alguma areia em caso de vento durante as seções do deserto.
Trecho final ao longo de uma estrada larga e ligeiramente curva.