Ana Santos e Mário Costa revalidam títulos de ciclocrosse

Ana Santos

Ana Santos e Mário Costa os novos campeões nacionais - Foto: By Eduardo Campos

Ana Santos (X-Sauce Factory Team) e Mário Costa (Axpo/FirstBike Team/Vila do Conde) renovaram hoje, em Santo Tirso, o estatuto de campeões nacionais de ciclocrosse na categoria de elite.

Leia também

Santo Tirso decide os primeiros títulos nacionais de 2022

Visualize mais fotos da autoria de By Eduardo Campos aqui.

Texto: União Velocipédica Portuguesa – Federação Portuguesa de Ciclismo
Fotos: By Eduardo Campos

Mário Costa

Mário Costa conquistou o segundo título consecutivo

A corrida masculina assistiu ao já esperado domínio da equipa Axpo/FirstBike Team/Vila do Conde.

Primeiro, através de Bruno Silva, que rodou isolado na fase inicial da prova.

Posteriormente, por intermédio de Mário Costa, que assumiu o comando ainda na primeira metade da competição para conquistar o segundo título consecutivo.

Mário Costa cortou a meta isolado, com 1m35s de vantagem sobre Bruno Silva. Vítor Santos selou a hegemonia da Axpo/FirstBike Team/Vila do Conde, ficando com a terceira posição, a 1m47s do primeiro classificado.

Ana Santos
Ana Santos

Ana Santos sagrou-se Tetra-Campeã

Ana Santos mostrou grande superioridade na prova de elite feminina, vencendo com à-vontade.

O quarto título de elite consecutivo de Ana Santos cedo começou a vislumbrar-se.

A corredora da X-Sauce Factory Team isolou-se na primeira volta e foi consolidando a vantagem até cortar a meta sem concorrência por perto.

Joana Monteiro (Axpo/FirstBikeTeam/Vila do Conde) foi a segunda classificada, a 1m49s, deixando a Leandra Gomes, também da formação vilacondense, o terceiro posto, a 9m05s da vencedora.

Restantes escalões

João Silva (Guilhabreu BTT) conquistou o título em sub-23, superiorizando-se a João Cruz (Axpo/FirstBike Team/Vila do Conde), que gastou mais 1m16s, e Pedro Pinto (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), que ficou a 2m23s.

Em juniores impuseram-se dois corredores do Guilhabreu BTT, Rafael Sousa e Mariana Líbano. Os melhores cadetes foram Miguel Pereira, também da equipa de Guilhabreu, e Margarida Vasconcelos (Axpo/FirstBike Team/Vila do Conde).

Os juvenis participaram em bom número, revelando o potencial de crescimento da disciplina a partir das camadas mais jovens. Os melhores nesta categoria foram Gonçalo Costa (Póvoa Cycling Academy/CDC Navais) e Leonor Lopes (Clube BTT Matosinhos).

Entre os veteranos, sagraram-se campeões nacionais:

os masters 30 Augusto MIdão (Rompe Trilhos/Ajpcar) e Nádia Mendes (BTT Gardunha/Fundão/Create);

o master 40 Rogério Matos (Rompe Trilhos/Ajpcar);

master 50 António Passos;

e o master 60 Joaquim Pinto (Silva & Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel).

Virgínia Moreira (Saertex Portugal/Edaetech) foi a melhor master 40 e Filomena Paulo a primeira em masters 50, duas categorias femininas sem atribuição de títulos por ausência de número mínimo de participantes.

A época nacional de ciclocrosse termina no próximo domingo, em Águeda, local escolhido para a quinta e última prova da Taça de Portugal.