Anderson triunfa na consagração de Jordi Simon
O canadense Ryan Anderson (Optum p/b Kelly Benefit Strategies) conquistou hoje a segunda e última etapa do Troféu Alpendre Internacional do Guadiana, que consagrou o espanhol Jordi Simon (Team Ecuador) como vencedor da camisola amarela.
Os 163,6 quilómetros da viagem, com partida e chegada em Alcoutim, foram percorridos à elevada média de 41,752 km/h, num terreno de permanente sobe e desce e sob temperaturas elevadas. A dureza do traçado juntou-se às dificuldades imprimidas pelo forte ritmo de corrida, mas nada foi capaz de destronar Jordi Simon do topo do pódio.
A equipa Optum p/b Kelly Benefit Strategies foi das mais ativas e foi premiada pela ousadia de ter estado representada em praticamente todas as fugas, vencendo a tirada por intermédio de Ryan Anderson, que bateu, num apertado sprint em subida, o espanhol Vicente García de Mateos (Louletano-Ray Just Energy). O terceiro foi outro canadense da Optum, Guillaume Boivin.
“O objetivo era ganhar a etapa e a geral e foi para isso que trabalhámos. Não foi possível conquistar a camisola amarela, mas conseguimos o primeiro e o terceiro na etapa, graças ao excelente trabalho do Guillaume Boivin, que me lançou e ainda fez terceiro”, frisou Ryan Anderson.
Jordi Simon, que se apresenta como “um trepador com boa ponta final em chegadas ao sprint a subir, mas, sobretudo, um inconformado”, foi o sexto na tirada e é o vencedor da 25.ª edição do Troféu Alpendre Internacional do Guadiana. O espanhol concluiu a prova com 11 segundos de vantagem sobre o luso Hernãni Broco (LA Alumínios-Antarte) e com 13 segundos à melhor sobre Ryan Anderson, que completaram o pódio.
“A etapa foi muito atacada desde o princípio e tenho de agradecer o trabalho dos meus companheiros de equipa, sem o qual seria impossível conservar a camisola amarela. Estou muito feliz com esta vitória na primeira corrida do ano. Quero, acima de tudo, fazer uma época de grande regularidade”, salientou Jordi Simon.
O corredor espanhol ganhou ainda a classificação da montanha. Ryan Anderson venceu por pontos, Luís Gomes (Liberty Seguros/Carglass), 13.º da geral, foi o melhor jovem, e Daniel Freitas, nono da geral, ganhou a classificação de melhor corredor das equipas de clube. Coletivamente impôs-se a LA Alumínios-Antarte.
Classificações
2.ª Etapa: Alcoutim – Alcoutim, 163,6 km
1.º Ryan Anderson (Optum p/b Kelly Benefit Strategies), 3h55m06s (Média: 41,752 km/h)
2.º Vicente García de Mateos (Louletano-Ray Just Energy), mt
3.º Guillaum Boivin (Optum p/b Kelly Benefit Strategies), mt
4.º Andris Smirnovs (Rietumu-Delfin), a 3s
5.º James Knox (Zappi’s), mt
6.º Jordi Simon (Team Ecuador), mt
7.º Kamil Gradek (ActiveJet), mt
8.º Sérgio Sousa (LA Alumínios-Antarte), mt
9.º Rafael Silva (Efapel), mt
10.º Daniel Freitas (Anicolor), mt
Geral
1.º Jordi Simon (Team Ecuador), 7h35m52s
2.º Hernâni Broco (LA Alumínios-Antarte), a 11s
3.º Ryan Anderson (Optum p/b Kelly Benefit Strategies), a 13s
4.º Vicente García de Mateos (Louletano-Ray Just Enegey), a 21s
5.º Guillaume Boivin (Optum p/b Kelly Benefit Strategies), a 22s
6.º Kamil Gradek (ActiveJet), a 24s
7.º Beñat Txoperena (Murias Taldea), a 28s
8.º Pedro Paulinho (LA Alumínios-Antarte), a 29s
9.º Daniel Freitas (Anicolor), a 30s
10.º Adnris Smirnovs (Rietumu-Delfin), mt
Texto e foto de: F.P.C.