ARCD VENDA DA LUÍSA UMA REFERÊNCIA NA ZONA CENTRO
A Associação Recreativa, Cultural e Desportiva da Venda da Luísa foi fundada em 07/07/1987, tem sede na aldeia da Venda da Luísa, concelho de Condeixa.
Site do evento
Página da organização
Leiam também
ESCARPIADA OFERECE O QUE MAIS GOSTAS NUM TRAIL
Trail da Escarpiada, um trail feito por atletas para atletas
Desde 2021 a ARCD Venda da Luisa tem vindo a organizar o Trail da Escarpiada e este ano terá lugar a III edição no próximo dia 25 de novembro na aldeia do Casmilo em Condeixa-a-Nova, tal como no ano passado.
Este ano, para além do Trail Longo fazer parte do Circuito Distrital da ADAC, também fará parte do Circuito Nacional de Trail da ATRP, e a prova de 15Km fará também parte do Circuito Sprint da ATRP.
ARCD Venda da Luísa é atualmente a equipa de trail mais numerosa do distrito de Coimbra e uma das mais numerosas do país
A Associação foi fundada, como tantas outras na década de 80 do século passado, para ser um local de encontro das pessoas da aldeia (com cerca de 200 habitantes) e para dinamizar a parte recreativa, cultural e desportiva.
Criou-se uma equipa de futebol de 11 masculina que participou no campeonato do INATEL, mas depois parou em termos desportivos, mantendo apenas as outras vertentes.
Só há cerca de 10 anos voltou a parte desportiva mais a sério. Nesta vertente tem uma equipa de futsal masculina que este ano participará no Campeonato INATEL.
Tiveram durante alguns anos uma equipa de Futsal Feminina que em 4 anos consecutivos disputou a I Divisão Nacional, tendo obtido em duas ocasiões o 9º lugar na classificação.
Após 2 anos na 2ª Divisão Nacional, o projeto entretanto terminou. Para além do Futsal, a ARCD Venda da Luísa tem ainda a equipa de Trail, que é atualmente a mais numerosa do distrito de Coimbra e uma das mais numerosas do país.
Equipa de Trail foi criada em 2014
A equipa de Trail da ARCD Venda da Luísa foi criada em 2014, tendo inicialmente 5 elementos. No ano seguinte a equipa passou a ter 20 atletas, depois 42, e foi aumentando cada vez mais até à presente época em que são 154 a representar esta equipa.
Os atletas da ARCD Venda da Luísa participam essencialmente em provas de trail.
Porém a estrada tem muitos simpatizantes e também participam ocasionalmente em provas de corta mato e de pista.
Os resultados da equipa ao longo dos anos tem evoluído e todos eles são satisfatórios.
Depois de alguns títulos em circuitos, campeonatos e provas distritais, os nossos atletas têm vindo nas últimas épocas a conseguir também resultados a nível nacional e até internacional.
Na última época a equipa feminina venceu o Circuito Nacional de Ultra Trail da ATRP e a equipa masculina ficou em segundo lugar a 1 ponto dos vencedores.
Também a nível individual a Andreia Pita foi a vencedora do Circuito Nacional Feminino de Ultra Trail da ATRP, e outros atletas conseguiram resultados de escalão entre os 3 primeiros lugares.
Porém, a nível individual os melhores resultados foram conseguidos pela Vera Bernardo que para além da vitória na Taça de Portugal e de ter sido uma das selecionadas para representar Portugal no Campeonato do Mundo, foi campeã nacional de Trail Endurance e campeã do mundo no escalão 40-45.
ARCD Venda da Luísa conhecida como “os laranjinhas”
Duas “estórias” engraçadas passadas com os seus atletas, em discurso direto do Presidente da Direção, Marco Oliveira:
“Hoje em dia a nossa equipa é conhecida como “os laranjinhas”. O engraçado desta estória é que a cor da Associação é o azul, que aliás é a cor dos equipamentos de futsal, e do nosso primeiro equipamento.
A passagem para a cor laranja deu-se pela dificuldade em identificar os nossos atletas nas fotos que eram publicadas das provas.
Ora, o laranja era muito mais fácil de identificar e, assim, passámos a envergar uma camisola daquela cor.
Depois elaborámo-la um pouco mais e chegámos à nossa camisola atual que é já reconhecida em todo o lado.
Ainda há pouco tempo numa prova pequena no norte do país, um dos nossos atletas recém-chegado à equipa, ficou até surpreendido porque ao chegar à meta perguntaram-lhe logo o que fazia ali um atleta da Venda da Luísa.
Atletas reconhecidos pela camisola em todo o país
Outro episódio ocorreu numa prova de ciclismo, um Granfondo, em que um atleta participou com a nossa camisola e, ao chegar à reta da meta, o speaker anunciou que estava a chegar um atleta da Venda da Luísa, por ter reconhecido a camisola.
Apesar de gostarmos de obter bons resultados, e temo-los conseguido, a maioria dos nossos atletas participa nas provas de forma lúdica.
A grande maioria deles são veteranos e vemos a sua participação na equipa de uma forma entusiasta.
Certamente, a maioria deles, se não estivesse na equipa, se não participasse nos treinos que organizamos em conjunto, fariam parte do grande número de sedentários que temos no nosso país.
Outro aspeto importante é o ambiente de sã camaradagem e de boa disposição que se sente na equipa.
Os nossos convívios e treinos conjuntos são muito participados e esperados com espectativa pelos membros da equipa.
Finalmente, algo que nos deixa orgulhosos é o facto de ano após ano o nosso número de atletas aumentar.
Os atletas procuram a equipa não porque lhes pagamos as provas, não porque andamos atrás deles, mas porque ouvem dizer que o ambiente é salutar.
Todos estes aspetos são para nós um motivo de orgulho e uma marca distintiva que não queremos perder.”