ATIVIDADES FÍSICAS QUE AJUDARÃO A REGULAR O SEU SONO

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Foto: Freepik.com

Ter a mente mais calma, melhor controle da ansiedade e um sono melhor do que o normal em tempos de insônia são alguns dos benefícios do desporto regular que muitas vezes subestimamos.

Estes benefícios podem ajudá-lo a fazer as melhores apostas desportivas legais no Brasil e melhorar a sua vida em geral.

Durante o sono, o nosso corpo repara e cria novas estruturas, regula a temperatura corporal e equilibra o gasto de energia, portanto, o exercício pode ser visto como uma ferramenta para incentivar o sono e uma boa noite de descanso.

Um estudo realizado com adultos mais velhos constatou que, em comparação com pessoas sedentárias, aqueles que começaram o exercício físico de intensidade moderada, conseguiram uma melhoria considerável na qualidade e duração do sono.

Por outro lado, o exercício sem excesso de treino, mas praticado regularmente, ajuda a melhorar o humor e a reduzir o stress, o que também pode ser outro fator pelo qual o exercício é uma boa opção para um sono melhor.

Então deixe-nos dizer como ter uma boa noite de sono com a ajuda deste recurso.

Sono adequado

Pelo menos duas horas antes da hora de dormir

Uma das principais perguntas que temos quando se trata de treino é qual o momento de treinar.

Até agora, tem havido algum debate sobre se o treino tardio pode afetar a qualidade de nosso sono e nos fazer dormir pior.
Entretanto, já há algum tempo, tem sido sugerido que isto pode não ser totalmente correto e que o exercício noturno pode ter benefícios para o sono.

Novas pesquisas encontraram resultados que podem confirmar esta hipótese.

O que eles descobriram, entretanto, é que o exercício físico intenso realizado menos de uma hora antes de dormir pode dificultar o adormecer.

Isso seria porque não daria tempo para uma recuperação cardiovascular suficiente, o que acabaria afetando o sistema parassimpático e dificultaria o relaxamento para dormir.

Em contraste, o exercício físico (mesmo o exercício vigoroso) realizado mais de duas horas antes de dormir não mostrou este tipo de efeito.

Pelo contrário, pode até ajudar a melhorar a qualidade do sono.

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Exercício aeróbico moderado

O exercício aeróbico moderado é uma das melhores maneiras de se ter uma boa noite de sono.

Além de contribuir para a saúde cardiovascular, otimizar a respiração, aumentar o gasto calórico e reduzir a ansiedade, o exercício aeróbico moderado é uma das melhores maneiras de se ter uma boa noite de sono.

Um estudo realizado em São Paulo testou indivíduos com insônia para analisar os efeitos do exercício aeróbico vigoroso, aeróbico moderado e de força na qualidade do sono.

Os resultados mostraram que o exercício aeróbico moderado alcançou os maiores benefícios, diminuindo a latência do sono e o tempo de vigília em 36% e aumentando o tempo total de sono em 21%, além de melhorar a eficiência do tempo de sono.

A corrida é uma opção acessível que nos ajudará a melhorar a nossa saúde cardiovascular, respirar melhor e queimar calorias. Outra das suas vantagens é que ela libera muito stress.

Efeitos semelhantes também são alcançados com a natação, o que também nos permite fazer exercícios por mais tempo, sem sentir o esforço na água. Poucos outros desportos são tão relaxantes.

Macrobiótica

Técnicas baseadas na respiração profunda

Com técnicas como Pilates ou Yoga baseadas na respiração profunda, poderemos esquecer as preocupações do dia e entrar em um estado de calma ideal para um sono reconfortante.

É claro, embora sejam práticas muito mais calmas, também é aconselhável deixar uma margem de cerca de duas horas entre o momento em que você as faz e o momento em que você vai para a cama.

Entretanto, há duas posturas muito suaves que podemos reservar para nós mesmos fazer na cama pouco antes de dormir.