Bruno Susano “É preciso muita entrega, dedicação e persistência”
Share the post "Bruno Susano “É preciso muita entrega, dedicação e persistência”"
Bruno Susano conquistou este sábado o segundo titulo do mundo em -95 kg de Kickboxing ao vencer Lucian Danilencu.
Lucian Danilencu foi campeão do mundo de Peso-Pesado (-100 kg), segundo a ISKA (International Sport Karate Association)
Bruno disse nas redes sociais que:
“TUDO isto me maravilha e fascina e é por isso e para isso que me deito cedo, que treino horas a fio, que me alimento bem; Tudo isto para que na hora certa nada me impeça de ficar na história..
Hei de chegar ao topo .. mais ainda ..
isto não basta !!”
“Ser campeão do Mundo em casa do adversário é uma das melhores sensações que pode haver, a glória, o entusiasmo do publico, e depois a impotência espelhada na cara do adversário “
Quem é o Bruno?
Ola, eu sou o Bruno Susano, represento o Sporting Clube de Portugal, e comecei a praticar desporto desde cedo, vim do Canadá aos 10 anos e fui vitima da crueldade dos mais pequenos tanto por ser anafado como por ter vindo do estrangeiro, visto que tinha peso a mais. Decidi começar a fazer desporto, experimentei vários desportos mas só um me cativou o suficiente para querer continuar, o kickboxing.
Entrevista
Nem todos os atletas conseguem ter apoios financeiros e muito poucos têm este tipo de apoios, por isso o que o leva a manter-se nesta modalidade e o motiva a lutar em Portugal e no estrangeiro?
A motivação máxima é poder deixar ao meu filho mais do que bens materiais, deixar-lhe um nome de que ele se possa orgulhar para sempre, pois irei batalhar para ser lembrado como um dos grandes nomes da minha modalidade.
Esse será o meu legado para ele
Quando entra no ringue qual é o primeiro pensamento?
Nessa fase já não penso, é ai que entra em ação a mecanização dos movimentos, é para isso que treinamos tanto, é para as coisas serem mais do que pensadas serem já automatizadas. Cada ação do adversário terá correspondentemente uma reação da minha parte e é nisso em que me concentro, reagir e bater o mais forte que sei.
Quantas vezes treina por semana?
Por semana? Agora pôs me a fazer contas, bem, basicamente 11 vezes por semana, trabalho ativo, de segunda a sexta bi diário, ao sábado de manha e ao domingo também mas já é mais suave, quase só para descomprimir, portanto 12 no total.
Como é que se prepara para uma competição?
Faço treinos específicos, sigo a minha dieta à risca e dou sempre o máximo em cada exercício pensando sempre que pode fazer a diferença entre ganhar ou perder.
A nível desportivo como foi a sua evolução?
Sinto que apesar dos muitos títulos e muitos combates (102 até agora) profissionais (sem proteções, apenas luvas e boquilha) preciso de continuar a aperfeiçoar o meu trabalho, dai querer sempre mais. Tenho noção que tenho algum potencial mas potencial não basta, é preciso muita entrega, dedicação e persistência.
Momento mais marcante na sua carreira?
O momento mais marcante da minha carreira foi quando me sagrei campeão do mundo em França, contrariando as milhares de pessoas presentes que apoiavam o meu adversário. Foi uma sensação muito boa pois consegui concretizar um sonho de criança, Sempre quis ser campeão do mundo e naquele dia esteve tudo a meu favor, mesmo estando a treinar sozinho naquela altura cheguei onde queria.

Quais são as suas perspetivas a curto e longo prazo?
A curto prazo quero revalidar o meu título do mundo e a longo prazo quero começar a organizar eventos e a promover os meus atletas.
Assim, além de atleta, vem desde 2000 acumulando diversos cursos de formação para treinador. E é nesta vertente que dá formação de Kickboxing no seu próprio ginásio, CorpoLouco, para além de prestar também serviço social.
Bruno Susano desde 2003 que integra a Selecção Nacional e durante um ano, 2012, viveu e treinou na Austrália.
Os títulos e as grandes conquistas têm-se sucedido na brilhante carreira de Bruno Susano, sendo de destacar:
- Campeão Regional e Nacional de Light Kick em 1999 e 2000;
- Campeão Europeu Júnior da IKF em 2000;
- Vice-Campeão do Mundo Júnior Neo Pro da IKF em 2001;
- Campeão Nacional de Full Contact em 2001, 2002, 2003, 2004, 2005 e 2006;
- Campeão Nacional K1 83Kg Neo Pro em 2005;
- Campeão Nacional de Kickboxing 86Kg WAKO em 2006;
- Campeão Ibérico Full Contact Neo Pro em 2007;
- Campeão Nacional de Full Contact Neo Pro em 2007 e 2008;
- Campeão Europeu de Kickboxing Amador 86Kg ISKA em 2009;
- Campeão Europeu de Low kick 86Kg WKN em 2009;
- Campeão Europeu Profissionais K1 91Kg em 2010, 2011 e 2012;
- Campeão Europeu Kickboxing 91Kg em 2012;
- Campeão do Mundo Profissionais K1 95Kg em 2013;
- Campeão do Mundo Profissionais K1 95Kg em 2015.
É pois já como atleta consagrado que Bruno Susano chega ao Kickboxing do Sporting Clube de Portugal em Setembro de 2014. Tendo logo a 20 de dezembro desse mesmo ano, conquistado o título de Campeão da Europa K1 Profissionais -100Kg, num combate que o opôs a Marcelo Addrianz, realizado em Zonnehuis, Amesterdão, na Holanda.
A 24 de janeiro de 2015, Bruno Susano conquistou, o título Ibérico na Gala do XXVII Aniversário da Federação Portuguesa de Kickboxing e Muaythai, realizada no Pavilhão Paz e Amizade em Loures.
A 02 de maio de 2015 na II Gala de Kickboxing do Sporting, realizada no Pavilhão Gimnodesportivo de Vendas Novas, Bruno Susano sagra-se pela sexta vez Campeão Europeu, após um combate duríssimo, pelo que no final do ano foi distinguido com o Prémio Stromp, na categoria Europeu. Bruno totalizou até à data 6 títulos da Europa e dois títulos do Mundo