CAMINHADA SOLIDÁRIA PELA SAÚDE MENTAL
O Rotary apresenta um histórico invejável na área da Saúde, sendo atualmente a Saúde Mental uma prioridade de atuação.
Os rotários portugueses, como Pessoas em Ação, não ficam indiferentes a este tema e estão a organizar uma campanha de sensibilização com impacto nacional sobre o tema: Saude Mental – consciencializar e acabar com o estigma.
Assim o Movimento Rotary acaba de anunciar a iniciativa “Caminhada Solidária pela Saúde Mental – Consciencializar e acabar com o estigma“, que está agendada para dia 7 de abril de 2024, domingo pelas 10h, no Parque das Nações, em Lisboa.
A partida e a chegada serão no Passeio do Tejo, junto à Torre Vasco da Gama e Hotel Myriad by Sana, no Parque das Nações.
Neste dia especial, unimos as nossas passadas para criar um movimento único, ímpar e diferente que alcance as profundezas da saúde mental.
Fonte: Henrique Dias // OPraticante.pt
Caminhada solidária quer combater o estigma da saúde mental
Como o próprio nome da caminhada indica, o grande objetivo desta iniciativa é sensibilizar a população para o tema da saúde mental e todo o estigma associado.
“Os números sobre saúde mental não são animadores e por isso é preciso acabar com o estigma relacionado com esta doença.
A saúde mental está diretamente relacionada com o desempenho no trabalho, qualidade de vida social e pessoal.
É urgente sensibilizar e conhecer mais sobre este tema para que cada um de nós saiba identificar os primeiros sinais de doenças como depressão, ansiedade ou esquizofrenia.
Além de identificar os sinais, é fundamental saber a quem se deve dirigir, pois para estes problemas existem profissionais de saúde que fazem a diferença e que podem contribuir para diminuir o estigma e as elevadas taxas de suicídio.” explica Miguel Silva do Movimento Rotary.
Porquê caminhar pela saúde mental?
Caminhar não é apenas um exercício para os músculos; é uma prática que acalma a mente e nutre a alma.
Quando caminhamos juntos, estamos a criar uma sinergia de apoio, uma rede de solidariedade e esperança que diz: “Você não está sozinho nesta jornada“.
Os nossos passos compartilhados representam a aceitação, a empatia e a coragem de enfrentar os desafios mentais sem medo ou vergonha.
Ao caminharmos lado a lado, desafiamos os estigmas e criamos um espaço onde a conversa sobre saúde mental é acolhida, não julgada.
Cada passo conta…
O que podemos alcançar juntos?
A nossa caminhada não termina quando cruzamos a linha de chegada.
Ela continua na forma como nos apoiamos após a caminhada, como apoiamos outras Associações, como ampliamos a conversa sobre saúde mental nas nossas vidas diárias e como inspiramos aqueles ao nosso redor a cuidar de sua própria saúde mental.
Quatro associações vão beneficiar de parte da receita
A inscrição é limitada a 5.000 (cinco mil) participantes, com 80% desta inscrição irá reverter para as seguintes associações:
ADEB – Associação de Apoio aos Doentes Depressivos e Bipolares;
GAC – Grupo de Acção Comunitária;
ARIA – Associação de Reabilitação e Integração Ajuda;
e GIRA – Grupo de Intervenção e Reabilitação Activa.
Os restantes 20% revertem para projetos solidários do Rotary em Portugal.