CARLOS SAINZ FOI O MAIS RÁPIDO NO SEGUNDO DIA DE TESTES

Carlos Sainz

Foto: Scuderia Ferrari

Sergio Perez foi o mais produtivo em termos de voltas concluídas, enquanto Carlos Sainz foi o mais rápido.

E embora seja imprudente ler muito em qualquer coisa nos testes, dada a variedade de programas em jogo em todo o campo, há algumas coisas que podemos aprender depois de um segundo dia de ação na pista no Circuito Internacional do Bahrein …

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Fonte / Fotos: F1

Red Bull continua a ser a equipe a ser vencida

A conversa na manhã de quinta-feira no paddock do Bahrein foi centrada em torno da Red Bull – e quão bom o RB20 parece.

Uma fonte da equipa descreveu o ritmo da equipa como “assustador”, tão impressionados com o que Max Verstappen se entregou no dia da abertura.

Sérgio Perez – Foto: Oracle Red Bull Racing

E enquanto as coisas ficaram um pouco mais acidentadas no segundo dia, com Sergio Perez experimentando um incêndio de freio e possível problema de energia, o mexicano arrecadou mais de um século de voltas e informou que a máquina é “definitivamente um passo à frente na direção da luta”.

Perez se concentrou no trabalho de configuração à tarde, como ele olha para tecelar mais consistência para suas performances no dia da corrida nesta temporada, com o RB20 parecendo suave em vários aspectos – de em trilhos através do material rápido, para muito complacente nas úsbs e suave sedoso através dos cantos.

Perez, o vice-campeão do ano passado, tentou o seu melhor para minimizar o fato de sua equipa parecer boa, tão cedo nos testes – mas de tudo o que ele e seu companheiro de equipe Verstappen se entregaram até agora, parece que a equipa de design liderada por Adrian Newey em Milton Keynes entregou outro corker de um carro.

Carlos Sainz
Foto: Scuderia Ferrari

Dia misto para a Ferrari – mas o carro parece um passo decente à frente

Não vale a pena ler muito sobre o tempo de fixação de ritmo de Sainz, uma vez que não temos ideia de quanto combustível ele estava executando ou em qual configuração o carro estava – no entanto, entende-se que os dados que o carro está entregando na pista estão se correlacionando bem com o que o túnel de vento e o CFD sugeriram durante o inverno.

No ano passado, a Scuderia se destacou numa volta, mas lutou para manter seus pneus vivos no dia da corrida.

Assim, trabalhar na redução da degradação tem sido uma parte fundamental de seu programa de testes de pré-temporada – e encorajadoramente para sua leal base de fãs Tifosi, fontes dizem que os dados da equipa sugerem que eles obtiveram ganhos decentes.

Não foi tudo uma navegação suave para a Ferrari no segundo dia, já que Leclerc atingiu uma tampa de drenagem que causou uma bandeira vermelha e exigiu uma mudança de chão.

Como resultado, Leclerc recebeu um pouco de tempo extra de pista à tarde, antes de entregar o carro para Sainz, que tentou compensar o tempo perdido.

Tendo se concentrado em executar os compostos mais duros no primeiro dia, Sainz deu ao C4 – o segundo mais macio do alcance da Pirelli – um esgotar e prontamente definiu o horário mais rápido do dia – tornando-se o primeiro piloto nos 1m 29s no processo.

Hamilton acredita que o novo Mercedes W15 é muito mais agradável de pilotar – Foto: Fórmula 1

Novo Mercedes parece mais consistente e menos lairy

Lewis Hamilton teve seu primeiro gostinho da Mercedes de 2024 no segundo dia – e depois de passar a manhã marcando uma série de corridas aerodinâmicas para coleta de dados, ele voltou sua atenção para simulações de corrida e avaliação de uma única volta à tarde.

O sete vezes campeão mundial considera que a equipe “claramente fez uma melhoria” com o carro deste ano, o britânico acrescentando que é “muito mais agradável de dirigir”.

Isso ecoou os comentários do companheiro de equipa George Russell do início do dia, o britânico dizendo que a Mercedes parece ter trocado um carro que “sentiu que nos morderia cada curva” por um que lhe permitisse “atacar as curvas médias e de alta velocidade sem que a traseira saísse”.

Só passaram dois dias, mas o clima é significativamente diferente na Mercedes em comparação com 12 meses atrás.

No ano passado, eles souberam imediatamente que o novo carro não era compatível com seus rivais.

Desta vez, há um verdadeiro otimismo – embora eles ainda acreditem que ainda há algum caminho a percorrer antes de estar em um lugar para levar a luta para a Red Bull.

RB teve um início encorajador para testar – Foto: Fórmula 1

RB cauteloso apesar do ritmo inicial impressionante

Daniel Ricciardo continuou o início encorajador da RB para sua nova era com um segundo melhor tempo consecutivo nos testes de pré-temporada.

Dado o grande impulso da equipa no desenvolvimento no final da temporada passada (AlphaTauri trouxe um piso atualizado para a corrida final em Abu Dhabi), acredita-se que há uma aceitação interna de que eles podem pagar o preço por ter um início lento para esta temporada.

Isso ainda pode acontecer na abertura da temporada do próximo fim de semana no Bahrein, no entanto, um coletivo de 244 voltas ao longo de dois dias é uma conquista sólida, com Ricciardo e o companheiro de equipa Yuki Tsunoda satisfeitos com a forma como o teste se desenvolveu.

E enquanto um empurrão tardio no desenvolvimento pode prejudicá-los cedo, entende-se que há coisas no pipeline que devem ser entregues neste verão e podem permitir que eles chutem e atinjam seu objetivo de lutar em direção à frente do meio-campo na segunda metade da campanha.

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