Caspiada, doce tradicional deu nome a passeio BTT

Com organização do Clube de Ciclismo Marco Chagas, decorreu, no passado dia 2 de outubro de 2016, o II Passeio BTT da Caspiada em Pontével, vila onde o clube está sediado. A prova contou com duas distâncias, 30 e 50 Kms.

Caspiada

A freguesia de Pontével pertence ao concelho do Cartaxo, distrito de Santarém, a sua sede situa-se na vila do mesmo.

É constituída pelos Casais da Amendoeira, Casais Penedos, Casais Lagartos, Cruz do Campo. Casais Luízes, Casais das Areias, Casais d’Alcaria, Rosmaninho, Oira, Capeludos e Vale de Choupos. A freguesia é muito antiga, “Tão antiga como Portugal, senão mais“, segundo o Dr.Virgílio Arruda, “in Santarém no Tempo”, pois D. Afonso Henriques, já a doara à Ordem de Malta

CaspiadaUma vez mais a representar O Praticante, a equipa de opraticante.pt, eu, Luís Lampreia, na companhia do Amílcar Santos e do André Pessoa, deslocamo-nos com muito gosto à “terra” do Grande Campeão Marco Chagas, com quem tivemos inclusivamente o prazer de trocar meia dúzia de palavras e tirar uma foto para a posteridade, afim de participar no Passeio BTT da Caspiada.

Caspiada doce tradicional, vira passeio BTT

Pelas 09H00 já toda a gente tinha levantado o respectivo dorsal, uma das vantagens destas pequenas GRANDES provas é que não há filas para nada. Aquando o levantamento do dorsal, cada participante teve direito a uma CASPIADA, doce tradicional exclusivo da freguesia de Pontével e que deu nome ao passeio. Houve quem não lhe resistisse e antes da partida já tinha a iguaria degustada.

A partida do II Passeio BTT da Caspiada, deu-se pelas 9h30, tendo a Banda de Música de Pontével, feito as honras da casa, tendo guiado o pelotão ao som de “bailando” numa volta pela Vila, até ao início dos trilhos.

Caspiada

Entrados nos trilhos, tínhamos percorrido cerca de 200 metros quando se deu uma queda que infelizmente o nosso atleta Amílcar Santos não conseguiu evitar. Uma cambalhota e algumas pequenas escoriações, mas nada de grave e lá seguimos em ritmo mais moderado a avaliar os estragos.

CaspiadaOs primeiros kms, foram percorridos em estradão, seguidos de um singletrack, bastante rápido e igualmente divertido. O percurso circundou as vinhas que dão origem ao belo vinho da zona do Cartaxo, e foi no geral diversificado, com poucas zonas de perigo, e de vez em quando lá surgia uma ou outra parede para abrir o pulmão.

Marco Chagas, “desenhador” oficial

No final, ficámos a saber pelo próprio Marco Chagas, “desenhador” oficial do percurso, que o traçado tinha sofrido algumas alterações, por motivos alheios à organização, notando-se alguma mágoa da sua parte, porque queria que os atletas pudessem usufruir do melhor que os “caminhos” de Pontével podem oferecer. Marco, nós prometemos voltar para o ano que vem, não se preocupe!

CaspiadaEu, só consegui aguentar o ritmo do Amílcar e do André até cerca do km 20, depois foi vê-los a desaparecer, se bem que de vez em quando, faziam a HONRA de ficar à minha espera para me darem mais algum alento. Faltando cerca de 8 a 10 km e visto que Amigo não empata Amigo, seguiram os dois sozinhos, ficando eu para trás num ritmo mais moderado e a gerir o esforço para chegar ao fim sem empenar.

E o Magusto para recuperar

Depois de lavadas as bikes e para terminar, o merecido banho, seguido do almoço onde foi servida uma bela pratada de MAGUSTO (prato característico da região, feijão branco tipo puré, com carne frita que se recomenda vivamente) um belo caldo verde, vinho do Cartaxo claro, cerveja, sumos águas, sobremesa e o café acompanhado de dois dedos de conversa sobre a prova, onde percebemos que TODOS os atletas e organização estavam satisfeitos por mais uma manhã de BTT passada entre verdadeiros amigos e bem divertida.

No percurso dos 30 Kms, concluíram 79 atletas (70 masculinos e 9 femininos).

E ao pódio subiram Fábio Silva – Roda Livre Cartaxo Team – 1:14:32, que venceu sem oposição, em 2º – Paulo Santos – Peniche Bike Riders – 1:19:51, com Miguel Costa – Bikezone Caldas da Rainha – 1:20:34.

Em femininos Cristina Simão – Individual – 1:57:24, venceu tal como em masculinos sem oposição, o lugar imediato a ser obtido por Elisabete Alves – BTTevel – 2:10:22, e Maria Calvário – BTTevel – 2:10:28 a ocupar o ultimo lugar.

Caspiada

No percurso dos 50 Kms, concluíram 55 atletas (51 masculinos e 3 femininos).

Nesta distância a história foi diferente, houve despique até cortar a linha da meta, pelos três primeiros, sendo a diferença entre eles, de segundos, o público que assistia à sua chegada, vibrou, aplaudiu e incentivou os atletas nesta ponta final, e Pedro Pinheiro – Rodinhas Santo Silva – 1:55:16, foi quem venceu o despique com Cesário Filipe – Individual – 1:55:43 e Edgar Oliveira – ASFIC/Dinazoo – 1:56:01, respectivamente 2º e 3º.

Em feminino Paula Anjos – Peniche Bike Riders – 2:32:52 venceu, em 2ª Teresa Tacão – Casais Lagartos Bike Team – 3:01:04, e 3ª Susana Narciso – WestBike – 3:51:48.

Visualize mais fotosefectuadas por 4U2D aqui.

Texto: Luís Lampreia
Fotos: 4U2D

Parceiros