Catarina Costa destaca-se no Grand Slam de Tel Aviv
O Grand Slam de Tel Aviv 2021 começou esta quinta-feira, 18 de fevereiro, com 6 Judocas Portugueses em ação, destacando-se Catarina Costa e Wilsa Gomes.
A prova conta com 422 Atletas (248 Masculinos e 174 Femininas) de 60 Países, a combater até este sábado, 20 de fevereiro.
Israel recebe a segunda etapa do circuito mundial de judo que volta a reunir a Elite Mundial da modalidade ao longo destes 3 dias, numa fase cada vez mais decisiva da qualificação olímpica.
Neste dia inaugural, dedicado às categorias -48 kg, -52 kg e -57 kg femininas e -60 kg e -66 kg masculinas, combateram 6 Atletas Lusos.
Página da Federação Portuguesa de Judo.
Catarina Costa a melhor classificada
Catarina Costa (-48 kg) estreou-se com uma vitória na segunda ronda, eliminando a jovem italiana de 19 anos, Assunta Scutto (Campeã Europeia de Cadetes em 2019, conta também com 3 vitórias nas Taças da Europa de Cadetes e Juniores realizadas em Coimbra, terra natal de Catarina Costa), com um ‘ippon’ em período de ‘ponto de ouro’.
Nos quartos-de-final, contra a russa Sabina Giliazova (16ª do ranking), a portuguesa voltou a ter um confronto equilibrado, resolvido novamente com um ‘ippon’ no período de ‘ponto de ouro’.
A Atleta Lusa encontrou a Bicampeã Mundial Daria Bilodid (nº2 do mundo) na Semifinal.
Após quase 7 minutos de combate, a ucraniana conseguiu o ‘ippon’ que tirou a portuguesa da final.
Na luta pela Bronze, perante a rival espanhola Julia Figueroa, nº7 do ranking, a jovem de Coimbra foi surpreendida aos 2 minutos do combate, com uma técnica de imobilização que originou em ‘ippon’.
Com este resultado, Catarina Costa alcançou o 5º lugar.
Wilsa Gomes conquista uma honrosa 7ª posição
Na categoria -57 kg, Wilsa Gomes somou a primeira vitória perante a italiana Silvia Pellitteri, Vice-Campeã Europeia de Juniores em 2019, com um ‘ippon’ pontuado aos 87 segundos.
Na segunda ronda, eliminou a ucraniana Mariia Skora, 39ª da hierarquia mundial, por ‘wazari’.
Nos Quartos-de-final, defrontou a francesa Sarah Leonie Cysique, que em janeiro conquistou a medalha de prata no Masters de Doha 2021.
A portuguesa mostrou-se à altura do desafio contra a nº5 mundial, disputando os 4 minutos de combate, mas não conseguiu responder ao ‘wazari’ da francesa.
Relegada para as repescagens, a jovem portuguesa falhou o acesso ao Bloco de Finais, cedendo por ‘ippon’ contra a 13ª do ranking, Julia Kowalczyk (Medalha de Bronze no Mundial de 2019) da Polónia.
Com este resultado, Wilsa Gomes termina numa honrosa 7ª posição.
Maria Siderot surpreendida por ‘ippon’
Maria Siderot (-48 kg) começou com uma vitória contra a indiana Shushila Devi Likmabam, 46ª classificada do ranking, com um ‘wazari’ pontuado em período de ‘ponto de ouro’.
No combate seguinte, foi surpreendida pelo ‘ippon’ (‘wazari’ e imobilização) da servia Milica Nikolic, 17ª do ranking, concluindo a sua caminhada.
Na sua estreia na prova, Joana Diogo (-52 kg) trinfou sobre a americana Angelica Delgado, 16ª do ranking mundial, alcançando o ‘ippon’ a 20 segundos do fim do combate.
Na ronda seguinte, a portuguesa não conseguiu evitar o ‘ippon’ da russa Alesya Kuznetsova, Vice-Campeã Europeia em 2017, atualmente na 63ª posição do ranking.
João Crisóstomo eliminado pelo terceiro ‘shido
Nos -66 kg, João Crisóstomo iniciou a sua caminhada na segunda ronda, onde eliminou o peruano Juan Postigos (42º do ranking), Vice-Campeão Panamericano em 2019, por ‘wazari’.
Nos oitavos-de-final, perante o 22º classificado do ranking mundial, Sardor Nurillaev do Uzbequistão, o Judoca Luso cometeu o terceiro ‘shido’ já no período de ‘ponto de ouro’, terminando a sua prestação.
Rodrigo Lopes não superou o seu primeiro adversário
Rodrigo Lopes (-60 kg) não conseguiu superar o seu primeiro adversário, o Campeão Asiático de Juniores em 2018, Kubanychbek Aibek Uulu (48º do mundo).
Após quase 9 minutos de um combate bastante equilibrado, com o marcador empatado com um ‘wazari’ e dois ‘shidos’ para cada lado, foi o jovem luso a cometer a terceira penalização, resultante na vitória do atleta do Quirguistão.
Recordamos que a Comitiva Portuguesa presente no evento é composta por 8 Atletas (5 Femininas e 3 Masculinos):
Catarina Costa (-48 kg);
Maria Siderot (-48 kg);
Joana Diogo (-52 kg);
Wilsa Gomes (-57 kg);
Rochele Nunes (+78 kg);
Rodrigo Lopes (-60 kg);
João Crisóstomo (-66 kg);
e João Fernando (-73 kg);
que são acompanhados pelos Treinadores Ana Hormigo e Pedro Soares.
A competição recomeça esta sexta-feira, 19 de fevereiro, com as categorias -63 kg, e -70 kg femininas e -73 kg e -81 kg masculinas.
João Fernando é o único representante luso a entrar no tatami.
Os combates iniciam-se às 10h00 locais (07h00 em Portugal Continental).