CATARINA SILVA “O MAIOR DESAFIO FOI DAR O PRIMEIRO PASSO”
A famalicense Ana Catarina Silva foi uma das “rookies” em destaque na temporada de Montanha de 2023.
A Filha de Luís Silva, o consagrado “Canhão de Famalicão”, revelou dotes vincados e uma grande garra, levando o pequeno C1 do Famaconcret Racing Team ao Top 4 final do Campeonato de Portugal de Montanha 1300 JC Group, sendo a primeira classificada entre os que tripularam carros com cilindrada até 1000cc.
Fonte: VMotores
Catarina Silva no início da temporada, o que esperava de 2023?
“O ano de 2023 foi o meu ano de estreia no desporto automóvel.
A participação nas várias provas foi um desafio proposto pelo meu pai, Luís Silva, que surgiu de forma inesperada. As expectativas eram poucas.
Tinha como objetivo divertir-me ao máximo e evoluir ao longo das provas, sem pressão de resultados.”
Qual foi o maior desafio?
“Para mim o maior desafio foi mesmo dar o primeiro passo, alinhando na Rampa da Penha Paisagem Protegida.
Não conhecia o carro minimamente, não consegui memorizar o traçado, o piso estava molhado… Não correu nada bem!…
No entanto, todas as peripécias dessa prova motivaram-me bastante e foram importantes na preparação das provas que se seguiram”.
Qual foi o melhor momento e o momento mais despontante da temporada?
“Adorei toda a época de Montanha, mas o momento mais marcante foi, sem dúvida, a participação nas 3h+3h Estoril da C1 Eurocup.
A experiência do circuito e da competição em equipa foi ímpar e permitiu explorar o carro de uma forma que até então não tinha sido possível na Montanha.
Foi um momento charneira na minha evolução, que permitiu realizar as provas seguintes com mais confiança no carro (e em mim).
As 24h C1 Eurocup foram outro momento alto da temporada.
Para nós a prova terminou mais cedo – tivemos o azar de partir dois motores -, contudo a camaradagem da equipa tornou a experiência memorável”.
Catarina Silva que balanço faz?
“O balanço é bastante positivo. Diverti-me imenso ao volante do C1 da Famaconcret Racing Team, enquanto ia evoluindo a cada prova.
Quero agradecer profundamente ao meu pai, aos restantes elementos do Famaconcret Racing Team e à A.Miranda Competições pelo apoio”.
Já tem os seus planos definidos para 2024?
“A C1 Eurocup faz parte dos planos da equipa e estou muito entusiasmada com a possibilidade de participar num campeonato tão competitivo.
Quanto ao restante ainda está tudo em aberto, inclusive continuar a fazer provas na Montanha”.