CÔDEAS TRAIL PELA FLORESTA ASSOMBRADA

No passado no dia 09 de setembro de 2023, decorreu o 1º Côdeas Trail sob organização do Clube de Atletismo os “Unidos Runners” com o apoio do Grupo Desportivo Recreativo e Cultural Unidos “G.D.R.C. Unidos” na localidade de Casal dos Claros e Coucinheira com a partida e chegada junto ao clube G.D.R.C. Unidos.
Leia também
O sucesso do evento na sua primeira edição só foi possível devido á enorme entreajuda existente por parte de toda a organização, à colaboração de um elevado número de voluntários, patrocinadores, ADAL (Associação Distrital de Atletismo de Leiria), Record Pessoal, Câmara Municipal de Leiria e também com o apoio de OPraticante.pt, media partner, que colaborou na divulgação do evento.
CÔDEAS TRAIL, VAI PROPORCIONAR-TE UMA CANSEIRA
Fonte: Nuno Fernandes // OPraticante.pt
Fotos: Cedidas pela organização
1º Côdeas Trail surpreende os participantes pelo positivo
O evento foi composto por:
Trail curto – Percurso com cerca de +/-19km de dificuldade média, prova a contar para o campeonato da ADAL.
Mini Trail – Percurso com cerca de +/-10km de fácil progressão, com pouco desnível positivo.
Caminhada 10km, não competitiva, com o mesmo percurso que o Mini Trail
O secretariado bem como toda a logística do evento centralizou-se junto à sede do Grupo Desportivo Recreativo e Cultural Unidos “G.D.R.C. Unidos”, cada participante teve direito a receber:
um dorsal personalizado;
uma T-shirt técnica alusiva ao evento muito bonita;
abastecimentos líquidos e sólidos durante o percurso / final da prova;
e ainda uma Refeição ligeira composta por uma sandes de pernil, bebida e fruta.
Nesta primeira edição participei no trail curto, a prova teve o seu início cerca das 17h da tarde com a temperatura ainda um pouco elevada, no entanto típica para esta altura do ano.
Após um período de aquecimento para exercitar os músculos e um breve briefing com diversos alertas da organização sobre o que nos esperava durante a prova, a cor das fitas, os abastecimentos, etc. ainda existiram diversas surpresas durante a mesma.
Foram mais de 400, os participantes que aceitaram o desafio, fosse a caminhar ou a correr, alguns belos trilhos da freguesia de Amor, a meio do percurso foram surpreendidos na floresta assombrada designado de Trilho do Halloween (os celtas acreditavam que no início do inverno os mortos regressavam para visitar suas casas e que assombrações surgiam para amaldiçoar seus animais e suas colheitas), mas não foi o caso pois eram bastante afáveis.
Sobe e desce constante e uma cerveja bem fresquinha
Após a partida o percurso numa primeira fase foi efetuado em enorme velocidade, os estradões assim o proporcionavam e também com alguns trilhos sem muita dificuldade, que devido à pouca altimetria já se antevia uma prova bastante rolante e rápida.
Já o mesmo não se pode dizer da parte final da prova onde enfrentámos as subidas mais duras, num sobe e desce constante por entre vinhas, onde existiu também um controle surpresa a meio do percurso efetuado pela equipa de cronometragem, levando à desclassificação de diversos atletas que por lá não passaram.
O que nos valeu foi que após uma subida com elevada inclinação e depois de tanto esforço, ao chegar ao topo encontramos a bebida ideal para refrescar! Uma cerveja bem fresquinha! E que bem que soube!
Para animar, ainda mais a malta, podemos contar com a presença da Mini, o Sonic e do Super Mário.
No que diz respeito às marcações, na sua generalidade estava tudo bem, aqui ou ali onde existem mudanças de direção, nunca é demais colocar mais sinalização no solo para evitar enganos e a cor das fitas, caso seja possível, deveria ser de outra cor pois muitos agricultores utilizam idênticas nos seus terrenos o que pode originar muita confusão.
No final da prova recebemos uma medalha de finisher. Tivemos direito a um abastecimento final a que se seguiu uma saborosa refeição.
Parabéns para a organização que efetuou a primeira edição com chave de ouro
Ainda no decorrer da mesma procedeu-se à entrega de prémios aos vencedores da geral e também aos diversos escalões etários.
Entrega da recordação ao Padrinho da Prova Jorge Aires sob o lema “Amigos correm juntos, permanecem juntos”
A equipa mais numerosa foi ainda presenteada com um magnifico leitão assado.

Zina Fernandes leva OPraticante.pt
OPraticante.pt esteve representado por Zina Fernandes, Nuno Fernandes e David Silva, mas destacamos a participação de Zina Fernandes que conquistou o 2º lugar do seu escalão VET 45F.
Aconteceu e aqui salientamos a idoneidade e respeito dos atletas, neste caso concreto da Neuza Sobral, que no inicio da prova, ela e o companheiro se enganaram e trocaram os dorsais, originando que ele a correr com o dela a levasse ao pódio em segundo lugar do escalão.
Após a entrega dos prémios, salientamos a atitude da atleta em vir trocar o troféu com a nossa representante confessando a situação, muitos parabéns e felicidades, uma atitude bonita, que se devia visualizar mais vezes.
O desporto, a sua prática deve ser vivida pelo prazer de dele desfrutarmos e não por outros motivos

Dou os parabéns a toda a organização pelo evento que nos proporcionou pois nunca é fácil levar a efeito uma primeira edição, no entanto começaram com chave de ouro!
Em tudo vi muita dedicação, muito boa disposição e muito amor pela camisola, e um speaker que animou do inicio ao fim, participantes e acompanhantes!
Obrigado a todos os que contribuíram para o sucesso do evento
Para finalizar partilho um agradecimento especial da organização:
“No início do ano, a equipa de atletismo do GDRC UNIDOS lançou-se ao desafio de realizar uma prova de trail certificada.
Durante estes meses, a equipa pisou por terrenos desconhecidos ultrapassando algumas dificuldades e conquistando cada vez mais parceiros nesta aventura.
A 9 de setembro de 2023 foi o dia de mostrar todo o trabalho desenvolvido aos 400 participantes que se inscreveram na primeira edição da prova.
Para a organização, a adesão superou todas as expectativas e colocou uma responsabilidade ainda maior sobre o trabalho a apresentar.
Um evento desta dimensão exige muitos voluntários envolvidos em diferentes sectores que se disponibilizaram para nos ajudar na preparação e no momento da competição.
Também queremos agradecer a confiança dos patrocinadores que depositaram na primeira edição do evento.
Para a valorização do Trail, também se juntaram a nós alguns figurantes de diferentes atividades locais que proporcionaram momentos de surpresa e que ficarão na memória dos participantes.
A ajuda da ADAL, Record Pessoal e Câmara Municipal de Leiria também contribuiu para o sucesso do evento.” as declarações da organização no balanço desta 1ª edição do Côdeas Trail
Por último, a organização agradece o voto de confiança à direção do GDRC UNIDOS por ter permitido dar mais um passo gigante no departamento do atletismo do Clube.
Pontos a melhorar
Na minha modesta opinião e como proposta de melhoria penso que poderiam optar em futuras edições por iniciar o evento com a partida do mini trail, em detrimento do trail curto uma vez que são atletas mais rápidos e desse modo evitavam que ocorressem diversas ultrapassagens durante o percurso que em single traks se tornam muito complicadas e em alguns casos originam algumas quedas.
Se possível também se deveria optar por não fazer coincidir o percurso da caminhada com as provas cronometradas pois como já referi anteriormente originam diversos congestionamentos nos trilhos e nos abastecimentos.