Corfebol a única modalidade obrigatoriamente mista

Corfebol

Corfebol

Hoje damos inicio à apresentação do Corfebol, a única modalidade obrigatoriamente mista, cujo tema terá continuação em próximos artigos.

Visualize também Principais regras de corfebol, uma modalidade diferente

Página da Federação Portuguesa de Corfebol

Origens do Corfebol

O Corfebol surgiu na Holanda no ano de 1902 inventado por um professor de Educação Física, Nico Broekhuvesen inspirado por um jogo que conhecera na Suécia chamado “Ringball“.

Na Holanda, o “ring” (aro metálico) sueco foi substituído pelo “korf” (cesto de vime), originando o Korfball, que numa tradução livre significa bola (ball) ao cesto (korf) e cujo “aportuguesamento” levou à palavra “Corfebol.

Naquela altura a Associação de Educação Física de Amesterdão pretendia um jogo que pudesse ser praticado por jovens de ambos os sexos, não fosse muito dispendioso, requeresse uma atividade física geral e que fosse atrativo para os jovens.

Nesse âmbito o Professor Nico Broekhuvesen introduz o Corfebol com a ideia de manter as crianças ocupadas e afastadas de problemas de delinquência juvenil, bastante comuns na época. Na altura viviam-se na

Holanda os efeitos da Revolução Industrial, e os pais dos alunos trabalhavam geralmente mais de 12 horas por dia, ficando as crianças grande parte do dia sozinhas.

As equipas eram constituídas por 12 elementos,6 rapazes e 6 raparigas, condição ideal para as turmas da altura, que eram constituídas por cerca de 40 a 50alunos. O Corfebol colocava em prática, simultaneamente, 24 jogadores.

corfebol
Corfebol – foto de arquivo

O Corfebol como atividade mista

O Corfebol surgiu como uma atividade mista, porque foi introduzido no âmbito de uma escola protestante mista, tendo por essa razão vindo de encontro às necessidades da época que procuravam um jogo que pudesse ser praticado: por

jovens e adultos de ambos os sexos, que os mantivesse em forma e que envolvesse as mulheres na prática desportiva uma vez que no inicio do século não era habitual as mulheres praticarem desporto.

Quer sob a forma de desporto quer sob a forma lúdica, o Corfebol conseguiu revolucionar a sua época, na medida em que pela primeira vez colocava a mulher em pé de igualdade com o homem.

Supertaça Mário
Foto de arquivo

Expansão da modalidade

Este desporto depressa se expandiu pelo resto do país e colónias holandesas tendo o número de participantes vindo a crescer exponencialmente entre as camadas jovens que encaravam este desporto como uma referência em termos de integração e cooperação.

Em 1920 foi apresentado como modalidade de demonstração nos Jogos Olímpicos de Antuérpia, na Bélgica que em 1921 fundou a Associação Nacional Belga. A Holanda e a Bélgica foram os primeiros países a praticar a modalidade e detêm o maior número de títulos até hoje.

Em 1928 o Corfebol foi novamente apresentado como modalidade de demonstração nos Jogos Olímpicos de Amesterdão na Holanda.

Em 1933 foi criada I.K.F. – InternationalKorfballFederation que deu um novo impulso á modalidade, no entanto, somente em 1946 se deu início ao processo de divulgação mundial que nasceu na Inglaterra sucedendo-se a Dinamarca depois a Alemanha, a Espanha, os Estados Unidos da América e Austrália.

Numa fase inicial como forma de incentivar a modalidade noutros países a Holanda e a Bélgica criaram mecanismos de ajuda financeira tendo dessa forma conseguido aumentar o número de ações Internacionais.

O primeiro Torneio Internacional promovido pela I.K.F. foi disputado em 1963, pela Holanda, Bélgica e Inglaterra. Este campeonato continuou a ser disputado anualmente até 1974, quando a RFA enviou uma seleção para participar no evento.

Desde então o número de países tem vindo a aumentar de forma notável e atualmente a I.K.F possui 58 países filiados de entre os quais Portugal. De acordo com dados fornecidos pela Confederação Holandesa de Corfebol esta modalidade possui atualmente mais de 200 mil praticantes em todo o Mundo.

No próximo artigo iremos abordar o inicio do Coferbol em Portugal.

Parceiros

Deixe uma resposta