CORRIDA PORTUCALE VOLTA A UNIR PORTO E GAIA

Corrida Portucale

Foto: Organização

As margens e zonas ribeirinhas da Cidade do Porto e de Vila Nova de Gaia voltam a unir-se numa prova de estrada já no próximo dia 14 de Julho, na Shamir Corrida Portucale.

Fonte: Helena Santos // OPraticante.pt

Fotos: Eventsport

Leia também

CORRIDA PORTUCALE PELA MARGEM DO DOURO


Inscrições

Página do Evento

Regulamento

Corrida Portucale
Foto: Organização

Shamir Corrida Portucale

O Centro de Atletismo do Porto e a Eventsport organizam com o apoio institucional da Câmara Municipal do Porto e da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, a Shamir Corrida Portucale, esta que vai já na sua 9ª edição.

OPraticante.pt será mais uma vez media partner do evento.

No próximo dia 14 de Julho, pelas 9h30 a Ribeira do Porto volta a receber a Corrida Portucale.

O evento contém a prova principal:

Shamir Corrida Portucale com 10km;

a Shamir Portucale dos Pequeninos, com cerca de 0,5km;

e a Caminhada de 5 Km que têm como fundo as belíssimas zonas ribeirinhas de Porto e Gaia.

Corrida Portucale
Foto: Organização

Shamir Portucale dos Pequeninos

Mais uma vez e como tem sido habitual nesta prova, a organização reserva uma prova para os que serão o futuro do atletismo nacional, se tens entre 6 e 10 anos podes participar nesta corrida que é destinada a ti.

Corrida Portucale
Foto: Organização

Corrida Inclusiva

O tema da inclusão é sempre um tema bastante falado no mundo do desporto e são já várias as organizações que dão oportunidade de atletas de desporto adaptado poderem participar.

Se és atleta de desporto adaptado, a Corrida Portucale também te dá oportunidade de participar.

Percurso

A Ribeira do Porto vai ser este ano o local de partida e chegada da 9a edição da Shamir Corrida Portucale.

Foto: Organização

Logo de inicio começas por atravessar a Ponte D.Luís , já do lado de Gaia vais ter passagem pelo Cais de Gaia, Cais da Fontainha, Cais Capelo Ivens e Cais do Cavaco.

Retorno efetuado voltas a ir em direção à Ponte D. Luís segues pela Av. Gustavo Eiffel até bem perto da Ponte do Freixo, fazendo o retorno terminas a prova no Cais da Ribeira, junto ao tão conhecido Cubo.

Um percurso para obteres boas marcas e quem sabe para bateres o teu recorde pessoal, porque quase todo ele é plano.

Rui Muga do Clube Atletico de Macedo de Cavaleiros – Foto: Organização

Vencedores da 8a edição

Em 2023 o grande vencedor da Corrida Portucale foi Rui Muga do Clube Atletico de Macedo de Cavaleiros que terminou a prova em 00:32:06.

A grande vencedora foi Kate Mason que terminou o percurso em 00:36:39.

Este ano podes ser tu o grande vencedor/a!

Rosa Mota – Foto: HMS Sports | Pedro Melim

Rosa Mota madrinha da Shamir Corrida Portucale

A Portuguesa Rosa Mota de quem tanto se tem ouvido falar nos últimos tempos, continuará a ser a madrinha desta prova ou não fosse ela a prova do seu clube.

Rosa Mota, de 65 anos, que no passado mês de Fevereiro melhorou o recorde do mundo da meia-maratona para atletas entre os 65 e 69 anos, ao correr, em Barcelona, os 21,097 quilómetros em 01:24.27 horas.

Atleta portuense, tida como a maior maratonista portuguesa de todos os tempos, foi campeã olímpica da maratona em Seul’1988, na Coreia do Sul, e bronze em Los Angeles’1984, nos Estados Unidos.

Rosa Mota sagrou-se ainda campeã mundial da maratona em Roma (1987) e europeia em Atenas (1982), Estugarda (1986) e Split (1990).

Do seu palmarés constam os triunfos nas maratonas de Roterdão (1983), Chicago (1983 e 1984), Tóquio (1986), Boston (1987, 1988 e 1990), Osaca (1990) e Londres (1991).

O meu clube está de volta, começando por construir de raiz algo que, durante muitos anos, mostrou saber fazer bem e com todo o respeito por quem corre: uma prova de estrada.

Juntando Porto e Gaia. A minha cidade e uma vizinha que sempre me acolheu bem.

É com grande satisfação e o empenho possível – numa fase da minha vida em que tenho de dar resposta a várias solicitações – que estou com a Shamir Corrida Portucale.

Uma Corrida que serve como pilar e ponto de apoio para uma escola de atletismo, algo ainda raro na região e que permite ao CA Porto promover a iniciação na modalidade, como o fez durante décadas.

O Centro de Atletismo do Porto continua aí, com o espírito de sempre. É bom para o Porto, para os jovens e para mim.” – Rosa Mota

Parceiros

Deixe um comentário