Daniel Marques estreia-se com 4 títulos de Campeão Mundial

Daniel Marques

Daniel Marques

Daniel Marques do COC – Clube de Orientação do Centro foi um dos protagonistas no Campeonato Mundial de Veteranos que se realizou em Portugal.

E o nosso projeto entrevistou-o pelo seu trabalho, pela sua dedicação à modalidade cujos frutos colheu neste Campeonato, com quatro participações e igual número de medalhas de ouro, 4 títulos de Campeão Mundial.

Mais artigos sobre a competição

MTBO 2021 recebe a elite Mundial da Orientação em BTT

Mundial de Masters de Orientação em BTT, Portugal conquista o Ouro

Marisa Costa destaca-se no Europeu de Orientação em BTT

Marisa Campeã Europeia e Artur conquista a prata

Marisa Costa com Ouro e Davide Machado com Bronze nos Europeus de Orientação

Página da competição.

Site oficial da competição.

Instagram da competição.

Texto: Henrique Dias/OPraticante.pt

Daniel Marques

Estreia auspiciosa de Daniel Marques como Veterano

Foi a minha estreia como Veterano, tenho muita experiência como elite dado que já marco presença em provas internacionais e campeonatos do mundo desde 2004.

Foram efetivamente 4 medalhas de ouro num mundial de Veteranos, o meu objetivo passa sempre pela superação pessoal na medida que luto contra o relógio, não gosto de criar muitas expectativas, prefiro assumir o compromisso de fazer o meu melhor…

A conquista das 4 medalhas de campeão mundial foi naturalmente muito saboroso, mas o que me deu mais satisfação foi verificar o entusiasmo e o apoio de toda a comunidade orientista em torno destas vitórias, que para todos os efeitos são de Portugal e da Federação Portuguesa de Orientação, é de todos nós!

Já tenho um palmarés muito rico na Orientação em BTT, mas com uma reputação ibérica dado que em certa altura dominei este desporto em território português e espanhol.

A nível internacional tenho vários top 20 em campeonatos mundiais e europeus como elite, que são resultados que dignificaram a Orientação Portuguesa.

As prestigiantes quatro medalhas de Daniel Marques

4 medalhas de ouro são muito prestigiantes

No entanto desde 2011 que o Davide Machado subiu muito a fasquia, a sua qualidade e capacidade de trabalho permitiu alcançar o patamar das medalhas e colocar Portugal como referência mundial.

Dito isto, estas 4 medalhas de ouro, mesmo sendo em Veteranos, são muito prestigiantes, no entanto considero que o ponto mais alto na minha carreira desportiva foi uma vitória numa prova internacional (wre) em 2010 na Caranguejeira em que havia uma concorrência de altíssimo nível.

Que vai mudar na tua vida desportiva no presente e para o futuro, com o peso destes resultados?

A minha desportiva tem sido dedicada exclusivamente à Orientação e assim vai continuar, não acredito por ser campeão do mundo esse cenário vai mudar ou até melhorar, vou provavelmente acusar mais responsabilidade mas a atitude e vontade de dar o meu melhor será rigorosamente igual.

Das 4 provas disputadas, a partida em massa foi aquela que senti mais dificuldades, talvez por ter sido a primeira prova não consegui evitar algumas falhas de concentração que acabei por compessar com a condição física para chegar ao ouro.

Na distância média, distância longa e sprint fiz tudo muito bem feito, não dei hipóteses à concorrência.

Daniel Marques
Daniel Marques

Que pode ganhar a modalidade da Orientação com os resultados conseguidos nos últimos dias, mais participantes? mais visibilidade?

Tenho esperança que estes resultados tragam mais visibilidade e por consequência mais pessoas que tenham interesse em experimentar este desporto que conjuga o esforço físico com a capacidade mental de navegação e tomada de opção, é um jogo de labirinto onde o mais forte fisicamente não é forçosamente o vencedor.

Parceiros

Deixe uma resposta