DIABETES: DA TEORIA À PRÁTICA…

Diariamente somos confrontados com o tema da Diabetes e nem sempre as informações são as mais corretas …e quando são, nem sempre nos dizem exatamente o que fazer!

O que é a Diabetes Mellitus (DM)?

A DM pertence a um grupo de doenças metabólicas, de etiologias múltiplas, resultante de defeitos na secreção de insulina, na sua ação ou em ambos, com alteração do metabolismo dos hidratos de carbono, lípidos e proteínas.

Que tipos existem?

Atualmente, esta doença encontra-se subdividida em quatro grupos:

Sem Título

    Diabetes Mellitus tipo I ou Diabetes insulino-tratada é mais rara e atinge na maioria das vezes crianças ou jovens. As células ß do pâncreas deixam de produzir insulina pois existe uma destruição maciça das mesmas.

A causa deste tipo de DM não está diretamente relacionada com hábitos de vida ou de alimentação errados e é tratada com insulina que varia de acordo com cada indivíduo e um estilo de vida saudável, entre os quais uma alimentação saudável e exercício físico.

    Diabetes Mellitus tipo II é a forma mais comum e está correlacionada com a incapacidade do organismo utilizar corretamente a insulina produzida (insulino-resistência) e, em alguns casos, pela ausência da sua produção.

Atinge mais indivíduos de meia idade ou idosos e tem como principais fatores de risco a obesidade, sedentarismo e predisposição genética. Atualmente, o seu tratamento tem como base a toma de anti-diabéticos orais, em alguns casos insulina e, principalmente, uma alimentação saudável, pobre em hidratos de carbono de absorção simples (açúcares), gorduras saturadas e trans, sal e atividade física regular.

“Que cuidados devo ter na minha alimentação diária? As 5 regras básicas!”

1. Tomar sempre o pequeno-almoço! Este deve ser constituído por:

  • CereaisSem Títulod não refinados – Pão de mistura/ centeio/alfarroba/integral ou cereais integrais/aveia/ entre outros;
  • 10 gr de Creme vegetal ou 30 gr de fiambre de aves ou 30 gr de queijo magro;
  • Leite magro ou Bebida de soja/amêndoa/ entre outros ou 1 Iogurte;
  • 1 peça de fruta.

 

2. Comer pouco e devagar em cada refeição e não estar mais de 3 horas sem comer! Cada refeição não deve ser encarada como uma oportunidade única de comer de forma incontrolada, pois devemos comer pequenas quantidades e devagar, de forma a que o nosso organismo consiga assimilar corretamente todos os alimentos, não os utilizar como reserva de gordura e tecido adiposo e exista tempo para o cérebro processar o que ingerirmos e transmitir uma sensação de saciedade.

3. Evitar alimentos processados, açucarados e ricos em gordura! Devemos seguir uma alimentação o mais natural e integra possível e evitar os alimentos industrializados que na sua maioria são enriquecidos com alimentos altamente negativos para aumento do sabor e durabilidade. O açúcar, doces, chocolates e produtos açucarados aumentam exponencialmente os níveis de açúcar no sangue, o que trará consequências muito negativas para o diabético. Estes alimentos devem ser guardados para um dia de festa de semana, que deve estar reservada apenas a uma refeição.dd

4. Ingerir pelo menos 1,5 Lt de água por dia! Se não gosta de água, pode optar por chás, águas aromatizadas de forma caseira (limão, hortelã, gengibre, frutos vermelhos, etc), gelatinas…

5. O almoço e o jantar têm de ser sempre iniciados por um consumo de legumes exclusivo! O consumo de legumes anteriormente aos diversos alimentos permite que o indivíduo se sinta mais saciado, as vitaminas e minerais sejam mais absorvidos e os açúcares e colesterol não serão tão absorvidos e metabolizados posteriormente. Este consumo pode ser realizado através de uma sopa de legumes sem batata e leguminosas, legumes variados cozidos ou salada fria variada. ATENÇÃO: Milho e ervilhas não são legumes!

“Tenho Diabetes! Que alimentos fazem realmente bem ?!”

Existem 10 Super alimentos que auxiliam num correto controlo glicémico. Todos possuem um baixo indíce glicémico e fornecem nutrientes essenciais que por vezes estão encarecidos na nossa dieta, tais como: Cálcio, Potássio, Fibra, Magnésio, Vitamina A, C e E.

Sem Títulom

Receita Saudável para o Diabético … e não só! 

Mousse de chocolate de Iogurte Grego

Tempo de preparação: 10 minutos

Sem Títulof

Valores nutricionais por 1 taça (~125 gr): 100 Kcal; 10 gr de Hidratos de Carbono, dos quais 5 gr de açúcares; 8 gr de Proteína; 2,5 gr de Lípidos; 1 gr de Fibra

Ingredientes:

  • 1 Barra de chocolate de Cacau (70 % mínimo) picada
  • 2 chávenas de iogurte grego desnatado magro
  • 2 colheres de sopa de Stevia (Adoçante de origem natural)
  • 1 colher de chá de essência de baunilha
  • ¼ chávena de leite magro

Método de confeção:

  • Derreta no microondas o chocolate de cacau;
  • Numa tigela coloque o iogurte e, com a batedeira, mexa até que fique uma mistura cremosa;
  • Adicione na preparação anterior o Stevia, a baunilha e o leite e bata mais um pouco;
  • Adicione o chocolate progressivamente à medida que vai batendo a mistura;
  • Divida em taças individuais e sirva!

Sugestão: Se gostar de sobremesas com mais solidez, pode colocar aveia ou bolacha Maria integral em pó!

E lembrem-se… A alimentação pode ser sempre um prazer saudável !

 

Referências bibliográficas:

– American Diabetes Association

– Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal: http://www.apdp.pt/index.php/diabetes/a-pessoa-com-diabetes/o-que-e-a-diabetes (Consultado a 24/11/2014);

– World Health Organization and International Diabetes Federation. Definition and Diagnosis of diabetes mellitus and intermediate hyperglycemia. 2006;

– Direcção Geral de saúde.  Dignóstico e Classificação da Daibetes Mellitus. Norma 002/2011.

 

Parceiros