DNA UMA RECEITA RÁPIDA DE ARROZ!
Decorreu no passado Domingo, dia 7 de Abril, “O Desafio Nos Arrozais (DNA)“, uma competição de Atletismo organizada pela Associação de Moradores da Urbanização da Póvoa de Baixo (AMUPB), em parceria com o Centro Recreativo de Estarreja (CRE), e com o apoio média de OPraticante.pt
O Desafio Nos Arrozais (DNA) contou também com os apoios da Câmara Municipal de Estarreja, Ricardo Esteves – assessoria desportiva, Associação de Atletismo de Aveiro, Conselho Regional de Arbitragem da Associação de Atletismo de Aveiro, Bombeiros Voluntários de Estarreja, Guarda Nacional Republicana, Indústria, e Comércio Local.
Fez parte do evento uma corrida de 12KM com carácter competitivo e uma Caminhada e 7Km de carácter lúdico.
A prova teve partida e chegada no “Esteiro de Estarreja”, situado no lado poente da estação da CP de Estarreja, lado oposto à “Fábrica da Memória”.
Uma prova diferente, que decorreu junto aos terrenos de cultivo de Arroz de Salreu e Canelas, a maioria por caminhos de terra batida, nas margens do Rio Antuã, passando parte no BioRia.
Leia também
A prova – Receita Rápida!
Foi uma prova muito rápida, percurso muito plano, caminhos largos, única coisa que fez abrandar alguns atletas, foi a maré alta que chegou a alguns caminhos.
Já perto da meta, a cerca de 2km, o rio que semanas antes rebentou o dique e saiu do leito, obrigava a diminuir ritmo nesse ponto para o transpor.
De salientar a boa opção da organização de ter invertido o sentido do que estava inicialmente projectado, pois, assim esse “obstáculo” só surgiu no fim, local onde os atletas já iam mais espaçados, não criando “estrangulação” da corrida.
O percurso da corrida estava muito bem marcado, e além disso teve um “guia” de bicicleta.
Sustentabilidade
A sustentabilidade foi uma das bandeiras do evento.
Por exemplo:
A aquisição da t-shirt do evento era opcional;
Os kits e os prémios foram produtos autóctones (arroz e trigo), aliás a prova proporcionava o contacto direto com as culturas do arroz;
Os troféus foram igualmente feitos de materiais naturais, e por um artesão local.
Sem dúvida uma prova verde!
Nunca é demais, salientar que as organizações deste tipo eventos, deviam optar mais vezes pelos produtos locais (e/ou característicos) do seu concelho, seguindo o bom exemplo do DNA.
Além da sustentabilidade, é a marca identitária e a promoção que fazem do seu concelho/região.
Organização
A organização está de parabéns pela mobilização de atletas e da comunidade local.
Conseguiu potenciar o evento desportivo, tornando-o também promotor do concelho, e sobretudo do arroz de Salreu.
A equipa de OPraticante.pt foi 2ª melhor Equipa, a 1ª mais numerosa (ex aequo)
OPraticante.pt esteve presente com 21 atletas. E foram vários os quilos de Arroz e Farinha que a equipa trouxe para casa!!
Fomos a 2ª melhor Equipa, a 1ª mais numerosa (ex aequo).
Ao nível individual de salientar o João Matos (1º M35) e o Augusto Tavares (3º M35), a Mafalda Pereira (1ª Sénior), a Ivone Reis (3ª M40) e ainda o João Garrido (1º lugar segmento/virtual).
Voltaremos quando houver “outra vez arroz!”.
ResidenciAlmir um alojamento acolhedor e familiar
ResidenciAlmir situada no centro da cidade de Estarreja, fica a 5 minutos da estação da CP, a 10 km da praia, a 2 km da BioRia, a 5 km do Museu Egas Moniz e a 1 km do Museu Marieta Solheiro Madureira.
Inserido numa região rica em gastronomia, onde se destaca as enguias e a carne assada entre outros aguçados pitéus e doces da região.
ResidenciAlmir, é um alojamento local acolhedor e familiar, que conta já com 20 anos de existência, onde a simpatia e o profissionalismo estão sempre presentes.
Uma referência em Estarreja a ResidenciAlmir, que tem recebido no espaço, gerações de turistas, viajantes e trabalhadores provenientes de todos os cantos do mundo e que tem elogiado o serviço prestado.
Atualmente o espaço dispõe de 10 quartos acolhedores e um atendimento personalizado ao cliente.