DOBRADINHA DO SC SALGUEIROS EM LEIXÕES

Foto: Cesar Vieira

Depois de um hiatus de dois anos devido à pandemia do covid-19, o Porto de Leixões, um dos maiores portos marítimos nacionais voltou a receber uma prova de atletismo e foi novamente palco da já tradicional Corrida do Porto de Leixões.

A 7ª edição da Corrida do Porto de Leixões aconteceu em Matosinhos e foi uma organização da APDL – Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo S.A e a EventSport, em colaboração com o Centro de Cultura e Desporto da APDL.

O evento foi composto por uma corrida cronometrada de dez quilómetros e uma caminhada de cinco quilómetros sem fins competitivos.

A equipa de Opraticante.pt esteve presente no evento e agora apresentamos todas as notas sobre a forma como este decorreu.

Leia também

LEIXÕES, UMA CORRIDA E CAMINHADA SEM IGUAL!

Fonte: Nuno Fernandes // OPraticante.pt
Fotos: Cesar Vieira / João Martins – @tafixefotos / Nelson Garrido / Organização / Sílvio Cunha

Percurso por entre contentores, gruas e carris

A Corrida do Porto de Leixões teve partida e chegada junto ao afamado terminal de cruzeiros de Leixões e quer o percurso da corrida quer o da caminhada decorreram dentro do espaço portuário.

O primeiro e último quilómetro de prova decorrem quase todo na longa reta desde a entrada do porto até à zona do terminal de cruzeiros.

Os restantes quilómetros são distribuídos por várias partes do porto.

Nestes oito quilómetros, destacam-se duas passagens no túnel rodoviário, pela ponte móvel de Leixões, muito percurso junto a contentores onde correr por entre carris dos comboios é comum, uma ida junto aos silos de Leixões e às portagens de entrada no porto.

Foto: João Martins – @tafixefotos

Em suma o percurso desta prova, permite percorrer grande parte envolvente deste porto marítimo e assim ficar-se com uma ideia da sua grandiosidade e da sua vasta logística.

No que ao atletismo diz respeito, é uma prova com um percurso rápido. Os primeiros cinco quilómetros de prova são muito acessíveis somente com a subida à ponte de Leixões a dar trabalho.

A segunda parte da prova tem somente a dificuldade da subida junto às portagens que pode cortar o ritmo de prova.

Vencedores

Como o título da reportagem indica, o Sport Comércio e Salgueiros dominou esta sétima edição da corrida do Porto de Leixões, com um triunfos na geral masculina e feminina e por equipas.

Bernardo Rocha vence 7ª Corrida do Porto de Leixões

A edição deste ano da Corrida do Porto de Leixões teve como vencedor, Bernardo Rocha em representação do Sport Comércio e Salgueiros que cortou a linha de meta totalmente isolado com 30:31 min.

Completaram o pódio Rúben Pires da União Desportiva de Várzea com 31:38 min e João Figueiredo da Associação Figueiredos Runners & Friends Séniores com 32:25 min.

Rafaela Fonseca vence na competição feminina

Na vertente feminina da prova, o lugar mais alto do pódio voltou mais uma vez a ser do Sport Comércio e Salgueiros com Rafaela Fonseca a cortar a linha de meta isolada com 34:54 min.

Nas restantes posições cimeiras ficaram Andreia Santos do Recreio Desportivo de Águeda com 35:20 min e Diana Fernandes da União Desportiva de Várzea com 36:10 min.

Vencedores por equipas

Na competição colectiva, a grande vencedora foi a representação do Sport Comércio e Salgueiros. Na segunda posição ficou a União Desportiva de Várzea e em terceiro a CCD APDL.

OPraticante.pt

A equipa de Opraticante.pt esteve bem representada na corrida cronometrada por Isabel Dourado ( 825ª geral / 17ª Vet 40), Nuno Fernandes (937º geral / 97º Vet 35) e Helena Santos ( 941ª geral / 48ª sénior). Completaram a representação, Helena Morim e Raquel Neto com presença na caminhada.

Mais uma edição, mais uma excelente organização

A paragem no atletismo provocada pela pandemia de covid-19 não alterou a excelente capacidade organizativa da EventSport que nesta edição da corrida do porto de Leixões voltou a mostrar novamente a sua excelente capacidade organizativa quer no local de partida e chegada da prova colocou todas as valências que os atletas devem ter quando vão participar numa prova de atletismo.

Ao dispor dos atletas estavam casas de banho, guarda-roupa, espaço de massagens, tendas dos patrocinadores com ofertas, stand de oferta de cerveja e claro um secretariado que não permitia muita fila de espera na hora de levantar o dorsal a quem o fizesse no dia de prova.

Todo o espaço envolvente à prova estava bem isolado e delimitado, havia inúmeros caixotes do lixo para evitar dejetos no chão antes e após a prova e quando as coisas são pensadas assim, o sucesso é quase garantido.

Foto: Cesar Vieira

No que toca à organização no percurso, nada de errado se pode apontar com várias placas informativas ao longo deste com informações e quilometragem.

Em todos os cruzamentos havia voluntários e o percurso estava todo delimitado e isolado. A prova teve dois abastecimentos de água ao quilómetro três e ao quilómetro sete.

Olhando à questão do kit do atleta, aquando do levantamento do dorsal, os atletas recebiam um saco azul alusivo à prova com dorsal com chip, uma t-shirt técnica branca alusiva à prova e vários folhetos e vouchers promocionais.

Após a prova, para além da medalha finisher, era entregue aos atletas, o abastecimento com águas, fruta, barra energética e para quem o desejasse, cerveja.

Para o preço de inscrição apresentado, o que os atletas recebiam foi de muito bom nível.

Foto: Nelson Garrido

A grua Titã foi a novidade do evento em Leixões

É um facto que quem participa nesta prova não pode esperar um grande apoio popular no percurso da prova já que esta decorre num porto marítimo cuja entrada é vedada ao público pelo que a animação e apoio tem que vir na sua maioria dos presentes quer na corrida quer na caminhada.

De notar que na passagem junto à entrada da ponte móvel, havia um ponto de animação musical com um baterista e na passagem do túnel e junto da portagem havia animação musical normal.

De notar que quando o percurso passou junto à entrada do porto havia muito apoio.

Quando o percurso da corrida coincidiu com o da caminhada o apoio foi grande e na linha de meta deu aquela energia extra a quem queria cortar a linha de meta com o melhor tempo possível.

Foto: João Martins – @tafixefotos

Para quem gosta do ambiente marítimo, da rotina pesada de trabalho de um porto marítimo, a presença gigante dos contentores, dos rebocadores é uma prova que deve participar com toda a certeza.

E no topo disto tudo, o clima em que a prova decorreu com um tempo incerto e com uma ligeira brisa que acentuava o cheiro característico daquele local.

O grande destaque para os aficionados desta logística marítima foi a presença da grua Titan que é sobejamente conhecida pelo seu uso na expansão do porto e que agora está colocada junto ao terminal de cruzeiros como peça de museu para que todos os visitantes possam observar a sua imponência de 420 toneladas.

Foto: Sílvio Cunha

Um evento familiar para várias gerações

Com o passar dos anos, a Corrida do Porto de Leixões tem se assumido como um evento familiar. Desde cedo são muitas as famílias que entram no Porto de Leixões e rumam pela aquela longa avenida até ao Terminal de Cruzeiros.

Sendo uns para correr, outros para caminhar, o certo é que há no evento um ambiente muito interessante.

Após o evento é possível ver as famílias a subirem ao topo do Terminal para observarem a vista lá do alto e tirarem uma foto de grupo.

Corrida do Porto de Leixões, uma prova familiar de créditos firmados

A Corrida do Porto de Leixões antes da pandemia de covid-19 tinha ganho o seu destaque no calendário de provas do Norte de Portugal ao ter excelentes números de participação.

Agora no seu regresso, a retoma parece que está no bom caminho com a prova cronometrada a ter uma afluência acima de milhar com um total de 1075 participantes.

Esta prova tem uma data muito boa no calendário de provas pois decorre uma semana antes da meia maratona do Porto e, portanto, muitos atletas da zona usam esta prova como um teste às suas forças.

A ajudar a isto está o ambiente onde decorre a prova que é magnífico e depois no final sabe bem subir ao terminal de cruzeiros e admirar a vista.

Parceiros

Deixe um comentário