DOMINGO, DESPERTADOR TOCA, VAMOS PARA O TRAIL?

Foto: João Lopes - Photography
Domingo, 10 de Abril e o despertador a tocar às 04H30, será possível?
O que nos moverá, para depois de uma semana de trabalho, acordar de madrugada em um dia (Domingo) que devia ser destinado ao descanso?
Com toda a certeza, não vale apena responder porque todos nós, apaixonados pelo Trail Running, sabemos qual a resposta e o que nos move e motiva ao domingo.
Tinha que me despachar, recolher todo o material e juntar-me aos companheiros com quem tive o prazer de fazer a viagem neste domingo até ao Entroncamento, para participar na 11ª Edição dos Trilhos de Almourol, organizado pelo Clube de Lazer, Aventura e Competição do Entroncamento.
Leia também
ALMOUROL …DOS TRILHOS TEMPLÁRIOS AOS CAMINHOS FERROVIÁRIOS!
Texto: Nuno Lucas // OPraticante.pt
Fotos: Carlos Rodrigues / João Lopes – Photography / Passada Neutra Fotos / Rita Jorge
Trilhos de Almourol um evento que marca os participantes
Ao chegar a esta Cidade Ferroviária, encaminhamo-nos para o Pavilhão Municipal, onde prontamente nos é indicado o parque para estacionarmos e seguimos para o secretariado, onde de forma rápida e eficiente nos é entregue um saco contendo o dorsal e diversas ofertas.
Não podíamos perder muito tempo, uma rápida fotografia junto à maquete do Castelo e toca a despachar.
Os autocarros estão prontos para nos levar, aos 250 atletas que aceitaram o desafio, até à localidade de Limeiras, onde iria ter início o Trail Longo, com cerca de 40 Km.
Enquanto os restantes encaminhavam-se até à Estação Ferroviária, onde um comboio aguardava os cerca de 1000 atletas, que iriam participar no Trail Sprint com 24 Km, no Mini Trail com aproximadamente 18 Km ou na Caminhada com 18 km, para os levar até Almourol, cuja partida iria ter lugar junto do Castelo.
No Centro Cultural e Desportivo Limeirense, aproveitamos para aquecer, bebendo um café, enquanto esperamos pela hora de partida, porque o tempo apresentava-se nebulado, com promessa de chuva e o vento soprava fresco.
Finalmente somos chamados para o Controle 0, onde após as ultimas recomendações, juntos cantamos “A Portuguesa”, o nosso Hino Nacional.
Parece que os nossos avós nos ouviram, dissipando-se as nuvens que sobre nós pairavam, começando o sol a brilhar, sol que nos iria acompanhar durante toda a prova.
“No Rasto dos Templários”
Dado o sinal de Partida, arrancamos em direção ao Rio Zêzere, onde corremos ao longo da margem direita, através do Trilho “No Rasto dos Templários”, parte esta do percurso muito bonita, mas onde não nos podíamos distrair porque era preciso ter em atenção onde colocávamos os pés.
Após vários Kms de uns fantásticos single tracks, em que podemos apreciar o grande trabalho de limpeza dos trilhos, que foi feito para nos receber, passamos por Constância, e é o Rio Tejo que nos começa a acompanhar.
Ao chegar ao Castelo de Almourol, tínhamos um grande abastecimento e era de todo conveniente carregar bem as baterias.
Pode-se dizer que se trata de uma prova, composta por duas partes.
Uma primeira mais rolante e uma segunda onde a altimetria iria começar a somar, a qual conjugada com o calor que se fazia sentir iria provocar muitas quebras, principalmente a quem se entusiasmou nos Kms iniciais.
Domingo num constante sobe e desce
Um constante sobe e desce, mas havia algo que nos motivava, o próximo abastecimento, onde tínhamos à nossa espera o já famoso pernil assado e nada melhor para acompanhar do que uma cerveja bem fresca, boa música e muita alegria.
Quem me dera, que todas provas em que participo tivessem zonas de abastecimentos como este.
Mas ainda não era hora de almoço, sendo necessário seguir em frente, ainda faltava muito até ao final.
A dureza continuou, para arrefecer começamos a correr dentro de ribeiros e atravessamos tuneis com água. Espetáculo, é isto que me atrai no trail, a diversidade dos percursos.
Ao chegarmos ao Parque Verde do Bonito, sabemos que está quase a terminar e animamos para correr até cruzar o arco da meta, instalado no interior do Pavilhão e ao fim de 38 Km, somos recebidos com grande alegria e presenteados com a medalha de finisher.
Que belo domingo passado neste grande evento
Faltava um merecido banho revigorante, seguido do almoço, enquanto assistimos à entrega dos prémios aos primeiros classificados dos vários percursos e escalões.
Podes consultar as classificações aqui.
Termino com uma palavra de agradecimento ao CLAC Entroncamento, a todos os Voluntários, Escuteiros, Bombeiros e a todos os que tornaram possível a realização desta 11ª Edição dos Trilhos de Almourol, com esperança de que a parceria O Praticante.pt, se mantenha por muitos anos e podem contar comigo em 2023, em mais um domingo.
O percurso Trail Longo 40 Km, integrou o Circuito Nacional de Trail da ATRP – Associação de Trail Running de Portugal, Zona Centro, Série 150, e o Campeonato Regional de Santarém de Trail Longo, da Associação Atletismo de Santarém.
O Trail Sprint 25 km integrou o Circuito Nacional de Trail Sprint da ATRP – Associação de Trail Running de Portugal, Zona Centro.
O Mini Trail 18 km, integrou o Campeonato Regional de Santarém de Trail Curto, da Associação Atletismo de Santarém.