200 MILHAS DO DOURO E VOUGA TIVERAM COMO VENCEDORES VÍTOR RODRIGUES E PATRYCJA BEREZNOWSKA

Vítor Rodrigues

Vítor Rodrigues - Foto: Matias Novo - Fotografias

Vítor Rodrigues é o grande campeão da Joe Nimble Douro e Vouga, a maior competição de ultra mountain trail realizada em Portugal, com um percurso de 200 milhas (320 quilómetros) pela Grande Rota das Montanhas Mágica, uma prova integrada no campeonato mundial organizado pela One Hundred, que teve início na quinta-feira, 21 de setembro e termina hoje, domingo, 24.

Na categoria feminina, foi a atleta polaca Patrycja Bereznowska a primeira a cortar a meta e a conquistar o título.

Leia também

UMA AVENTURA ÚNICA DE ULTRA-TRAIL EM PORTUGAL

Site oficial do evento

Os vencedores cortaram a meta, em Cinfães, um dia antes do término oficial da prova

Os atletas cortaram a meta instalada na Fontes dos Amores, em Cinfães, com uma grande vantagem relativamente aos outros competidores e muito antes do tempo previsto para o término oficial da competição, que será só amanhã, domingo, pelas 14h00.

Com o dorsal n.º 10, Vítor Rodrigues fez o percurso num tempo total de 48 horas 19 minutos, enquanto Patrycja Bereznowska, a correr com o dorsal n.º 9, terminou os mais de 300 quilómetros em 49 horas 16 minutos.

Juliana Pinheiral e Ana Carolina Pereira – Foto: Matias Novo – Fotografias

A dupla feminina constituída pelas atletas Juliana Pinheiral e Ana Carolina Pereira também já cortou a meta, com um tempo de aproximadamente 50 horas e 30 minutos.

Os vencedores Vítor Rodrigues e Patrycja Bereznowska são detentores de currículos invejáveis

O ultramaratonista Vítor Rodrigues, 39 anos, é um nome reconhecido na modalidade de ultra trail a nível nacional e internacional. Tem um palmarés impressionante, com vitórias na Keys 100m, nos Estados Unidos da América, e no Extremo Sul Ultramarathon 226km, no Brasil, ambas em 2022, ou na PT 281+ Ultramarathon Portugal, em 2020.

Patrycja Bereznowska, atleta alemã de 47 anos, conquistou o 2.º lugar no One Hundred World Series Final 2022, no Gran Sasso, em Itália, e várias vitórias, como a Badwater Ultramarathon, em 2019 e a Spartathlon, em 2017.

Patrycja Bereznowska – Foto: Matias Novo – Fotografias

A Joe Nimble Douro e Vouga arrancou às 14h00 de quinta-feira, 21 de setembro, com 19 atletas (15 homens e quatro mulheres) em competição.

Após sete desistências, entre as quais a do ultramaratonista brasileiro Kléber Santos, mantêm-se em prova, neste momento, 8 atletas.

Uma aventura única de ultra-trail

Mais do que uma competição, é uma aventura única de ultra-trail na rota portuguesa das Montanhas Mágicas (GR60), com 320 quilómetros, sendo a primeira prova com um percurso tão longo realizada em Portugal.

Mais de 50% da prova é realizada dentro do Geoparque de Arouca, um dos geoparques globais da UNESCO, conhecido pela sua beleza natural deslumbrante e pelos percursos exigentes que testam os limites da resistência e da habilidade.

Na Joe Nimble Douro e Vouga, os participantes atravessam uma grande variedade de terrenos, desde trilhas de montanha acidentadas até florestas densas e margens de rios.

O percurso atravessa a Serra da Gralheira, abrangendo as serras da Freita, Arada e Arestal, e a serra de Montemuro, entre os rios Douro e Vouga, cruzando sete municípios – Arouca, Castelo de Paiva, Castro Daire, Cinfães, São Pedro do Sul, Sever do Vouga e Vale de Cambra -, assim como quatro áreas protegidas da Rede Natura 2000.

Vítor Rodrigues – Foto: Matias Novo – Fotografias

A prova termina oficialmente hoje, domingo, pelas 14h00, na Fonte dos Amores, em Cinfães, onde está instalada a linha da meta.

Pelas 14h30, realiza-se a cerimónia de entrega de prémios, com a presença do vereador do desporto da Câmara Municipal de Cinfães, Carlos Cardoso, as

Parceiros

Deixe um comentário