DUARTE DOMINGUES MELHOR PORTUGUÊS NO GP DAS NAÇÕES

Duarte Domingues

Duarte Domingues - Foto: UVP – Federação Portuguesa de Ciclismo

Duarte Domingues, 28.º classificado, foi o melhor representante da Seleção Nacional na primeira etapa do Grande Prémio das Nações, uma tirada de 135 quilómetros, entre Prostějov e Bouzov, na Chéquia.

A corrida da Taça das Nações de Sub-23, que começou na Chéquia, irá passar pela Eslováquia e terminar na Polónia, iniciou-se com um final em alto, junto ao castelo de Bouzov, mas com um percurso bastante rápido.

Fonte: UVP – Federação Portuguesa de Ciclismo

Percurso bastante rápido na primeira etapa

A corrida foi marcada por três corredores, com dois deles a conseguirem chegar à meta adiantados face ao pelotão, que, por via da chegada em topo, acabaria cortado, com algumas diferenças de tempo entre os ciclistas que chegaram ao sopé da subida no pelotão principal.

Os fugitivos do dia foram o dinamarquês Kristian Egholm, que venceria isolado, o italiano Pietro Mattio, segundo classificado, a 36 segundos, e o luxemburguês Noé Ury, que seria absorvido pelos primeiros homens do pelotão em plena subida final.

Duarte Domingues chegou na primeira parte do pelotão, no 28.º lugar, a 45 segundos do vencedor. Alexandre Montez foi o 33.º, a 56 segundos.

Seguiram-se, na representação nacional, João Martins, 38.º, a 1m01s, Lucas Lopes, 40.º, também a 1m01s, e Diogo Pinto, 88.º, a 1m50s.

José Bicho descolou cedo e ficou num grupo de nove corredores que não terminou a tirada.

Seleção Nacional – Foto: UVP – Federação Portuguesa de Ciclismo

José Poeira “Era uma etapa perigosa”

Era uma etapa perigosa, na qual importava evitar quedas e ‘cortes’ no pelotão.

Grande parte do percurso era plano, havia muito vento e a velocidade foi sempre elevada. O pelotão esteve várias vezes partido em diferentes grupos.

O essencial era não ceder tempo significativo, porque ainda estão para chegar as etapas de montanha, nas quais serão feitas as grandes diferenças”, afirma o selecionador nacional, José Poeira.

Com as bonificações, Kristian Egholm comanda com 37 segundos de vantagem sobre Pietro Mattio e com 50 à melhor relativamente a Matthew Brennan, que ocupam as posições imediatas.

Duarte Domingues está a 58 segundos, Alexandre Montez a 1m09s, João Martins e Lucas Lopes a 1m14s e Diogo Pinto segue a 2m03s.

Portugal ocupa a 12.ª posição entre 25 equipas participantes.

A segunda etapa, ainda na Chéquia, será disputada hoje, quinta-feira.

Somará 110 quilómetros entre Prerov e Kohutka, numa viagem de sobe e desce com a meta instalada numa subida já mais dura do que a de ontem.

Parceiros

Deixe um comentário