Privacy Policy Page
Privacy Policy Page
Coluna Dto
Coluna Dto
Coluna Dto
Coluna Esq
Coluna Esq

Dureza da Serra à beleza do Mar no Granfondo

No dia 7 de outubro de 2018 realizou-se pela primeira vez uma prova mítica e praticada em todo o mundo, um Granfondo, mas desta vez na cidade de Tavira, com a designação “A Serra com o Mar e o Fundo”.

Tavira é uma pequena cidade na costa algarvia de Portugal, com uma longa praia arenosa e salinas que atraem flamingos e outras aves pernaltas.

Sendo os Grandfondos eventos que aliam o prazer de pedalar ao turismo, acredito que os atletas presentes neste evento tiveram o privilégio de ficar a conhecer as nossas belas paisagens, montes, cerros e o oceano, bem como desfrutar de um tempo magnifico, ao qual já estamos habituados nas terras algarvias.

Granfondo de Tavira

A prova foi organizada pelo Clube Bike Team Tavira, CCD União Ciclismo Tavirense e Núcleo Cicloturismo da Luz de Tavira.

Relativamente ao percurso, o trajeto do Granfondo era composto por 140km com 2650d+ e o Medifondo por 78km com 1450d+.

A partida e chegada desta primeira edição do Grandfondo foi na Avenida Zeca Afonso. De realçar que, este local é o mesmo da chegada da etapa da Volta ao Algarve em bicicleta.

Este evento reuniu alguns atletas importantes do panorama profissional de estrada e de BTT, para além de imensos atletas amadores, que perfez um total de 400 atletas.

A filosofia será de promover o convívio e partilha de experiências, entre todos os presentes, o que se verificou quer à partida, quer à chegada.

Como é de conhecimento geral, o Grandfondo é uma prova dura, que requer preparação física e psicológica, tanto para os atletas que participam pela primeira vez, cujo objetivo é terminar o Grandfondo ou o médiofondo, como para aqueles que querem chegar na frente.

Portanto, é considerada uma prova de superação para a maioria dos praticantes, que treinam para chegarem às provas e darem o seu melhor, logo é importante que a prova a nível organizativo corra pelo melhor.

Foto: Nuno Yoshi Coelho

Organização 5 estrelas

Na minha opinião a organização esteve 5 estrelas. É importante realçar a estrutura envolvida neste magnifico evento, nota máxima, desde a magnifica sinalização, com avisos das zonas perigosas, as estradas encontravam-se limpas, o muito e bom policiamento / patrulhamento, um almoço rico e saboroso encerrou o evento.

Para a próxima edição deixo aqui duas sugestões: se estiver muito calor, aumentarem os pontos de água e aumentarem também o número de escalões para a atribuição de prémios.

Parabéns à organização, e a todos os presentes!

Espero que tenham gostado da minha cidade e que voltem novamente para o ano!

Foto: Nuno Yoshi Coelho

Um agradecimento especial à Revista “OPraticante.pt” pelo convite para estar presente neste evento e ao mesmo tempo pelo seu trabalho em prol da nossa modalidade.

Evento no facebook.
Grafondo Tavira página oficial.

Texto: André Vieira
Fotos: Cedidas pela Organização / Nuno Joshi Coelho

Sobre o Autor

Artigos relacionados

Deixe uma Resposta