Ekström vence etapa nos automóveis, Sunderland recupera liderança nas motas

Mathias Ekström
Share the post "Ekström vence etapa nos automóveis, Sunderland recupera liderança nas motas"
O sueco Mathias Ekström (Audi) venceu hoje a oitava etapa dos automóveis do rali Dakar de todo-o-terreno, entre Al Dawadimi e Wadi ad Dawasir, na Arábia Saudita, conquistando o primeiro sucesso na prova.
Texto: AGYR // NFO – Lusa
Site oficial do evento.
Ekström vence etapa nos automóveis e Loeb ganha tempo ao líder
O piloto do elétrico e-tron gastou 3:43.21 horas para cumprir os 395 quilómetros cronometrados, batendo o companheiro de equipa, o francês Stéphane Peterhansel (Audi), por 49 segundos, com o também francês Sébastien Loeb (BRX) em terceiro, a 3.08 minutos.
Com este resultado, Loeb recuperou cerca de sete minutos face ao líder da classificação geral, o catari Nasser Al-Attiyah (Toyota), que hoje foi 10.º classificado.
Al-Attiyah manteve o comando da prova, agora com 37.58 minutos de vantagem sobre Loeb e 53.13 sobre o saudita Yazeed al-Rajhi (Toyota).
Sam Sunderland ganha oitava etapa e recupera liderança
O piloto britânico Sam Sunderland (GasGas) venceu hoje a oitava etapa das motas no rali Dakar de todo-o-terreno e recuperou a liderança da competição, perdida na véspera.
Sunderland concluiu os 395 quilómetros cronometrados entre Al Dawadimi e Wadi ad Dawasir, na Arábia Saudita, em 3:48.02 horas, deixando na segunda posição o chileno Pablo Quintanilla (KTM), a 2.53 minutos, com o austríaco Mathias Walkner (KTM) a ser terceiro, a 4.11.
O português Joaquim Rodrigues Jr. (Hero) ocupa, provisoriamente, a oitava posição na etapa, a 9.58 minutos do vencedor, enquanto Rui Gonçalves (Sherco) foi 14.º e António Maio (Yamaha) 22.º.
Na geral, Sunderland recuperou o comando da classificação das motas, perdido na véspera, até porque o anterior líder, o francês Adrien van Beveren (Yamaha), teve de abrir a pista e foi apenas nono, a 10.21 minutos.
Sunderland lidera, com o tempo de 27:38.42 horas, tendo, agora, 3.45 minutos de vantagem sobre Mathias Walkner e 4.43 sobre Van Beveren.
A prestação portuguesa
Joaquim Rodrigues Jr. ocupa, provisoriamente, a 15.ª posição, enquanto António Maio é 25.º e Rui Gonçalves 27.º.
Leia também sobre o evento
António Maio foi o melhor luso no Dakar em dia difícil
Dakar2022: Portugueses em bom plano na segunda etapa
Joaquim Rodrigues Jr. entrou para a história no rali Dakar
Nasser Al-Attiyah ganha a quarta etapa nos automóveis
Toby vence quinta etapa nas motas, Maio o melhor português
Henk Lategan vence pela primeira vez nos carros
Petrucci vence quinta etapa após penalização a Price
António Maio apesar de queda foi o melhor português
Motas, sexta etapa neutralizada ao km 101 do Dakar
Joaquim Rodrigues Jr. temeu pela vida antes da neutralização