ELIANA BANDEIRA DE BRONZE NA TAÇA DA EUROPA
A portuguesa Eliana Bandeira conquistou hoje a medalha de bronze na Taça da Europa de Lançamentos (Leiria, 9 e 10 de março), num concurso muito disputado, no qual a também portuguesa e vencedora em 2023, Jéssica Inchude, ficou à beira do pódio, na quarta posição.
Numa primeira jornada desta competição, que cumpre a terceira edição em Leiria, marcada por condições meteorológicas muito adversas, que obrigaram os atletas a adaptar-se às condições rigorosas e a organização a interromper algumas das provas, com oficiais sempre prontos para garantir as condições competitivas, foi preciso esperar pela tarde para que Portugal pudesse subir ao pódio.
Leia também
TAÇA DA EUROPA DE LANÇAMENTOS EM LEIRIA
Fonte: Federação Portuguesa de Atletismo
Eliana Bandeira inaugurou o medalheiro luso
Foi Eliana Bandeira que inaugurou o medalheiro luso, com o bronze no lançamento do peso, num concurso bastante disputado.
Foi preciso esperar até ao último lançamento para se definirem os lugares de pódio.
Lugares que oscilaram entre a alemã Julia Ritter (2.ª classificada com 18,16 metros), a holandesa Jessica Shilder (1.ª classificada com 18,22 metros), as portuguesas Eliana Bandeira (3.ª classificada, com 17,53 metros) e Jéssica Inchude.
Esta última vencedora no ano passado e este ano quarta classificada, com 17,53 metros como melhor marca; e ainda a espanhola Maria Belén Toimil, que ainda ameaçou, mas acabou por ficar na quinta posição, com 17,52 metros, a apenas um centímetro de Inchude.
No final, Eliana Bandeira mostrou-se satisfeita com a medalha, “não tanto com a marca, mas dadas as condições foi como um personal best”.
E justificou: “Uma medalha é sempre uma medalha e deve ser honrada como tal, particularmente em representação de Portugal, que é sempre um orgulho.
Embora não tenha ficado satisfeita com a marca, a medalha acaba por ser um impulso, uma motivação a mais, uma semana depois dos mundiais universitários, que não correram tão bem e conseguida em condições tão adversas para todos.
Por isso, estou contente pela medalha e por representar Portugal, que, repito, é sempre um motivo de grande orgulho.”
Marta Trovoada na sua estreia bateu o seu recorde pessoal
Destaque ainda, logo pela manhã, na sua edição de estreia da Taça da Europa de Lançamentos, para a sub-23 Marta Trovoada, que bateu o seu recorde pessoal no lançamento do dardo, fixando-o agora em 49,96 metros, classificando-se na sexta posição.
A prova foi ganha pela francesa Jade Maraval, com um lançamento de 55,07 metros ao segundo ensaio, a sua melhor marca nesta temporada.
Raquel Gomes fez a sua estreia com recorde pessoal
Na final B do lançamento do peso sub-23, Raquel Gomes fez a sua estreia nesta competição com recorde pessoal ao terceiro ensaio, colocando o engenho a 11,69 metros, marca que a classificou no 13.º lugar entre as duas eliminatórias, sétima na sua.
Venceu a polaca Zuzanna Maslana, com a marca de 17,08 metros.
A fechar a jornada a portuguesa competiu no lançamento do disco sub-23, terminando na 16.ª posição, com a marca de 41,77 metros.
6.ª posição na final B para Cláudia Ferreira
Cláudia Ferreira classificou-se na 6.ª posição na final B do lançamento do dardo, com a marca de 52,04 metros, 15.ª entre as duas finais, numa prova ganha pela norueguesa Marie-Therese Obst, a disputar também a final B, que se tornou na líder europeia do ano na disciplina, com a marca de 61,69 metros.
Uma forte chuvada acompanhada de granizo e trovoada colocou os atletas à prova em condições muito difíceis, nas quais o também sub-23, Francisco Calhau não conseguiu realizar um ensaio válido no lançamento do martelo, numa prova que chegou a ser interrompida por questões técnicas.
Venceu o polaco Dawid Pilat, com a marca de 71,62 metros, a sua melhor nesta temporada.
Competição que Rúben Antunes disputava foi interrompida devido à intempérie
Para Rúben Antunes, que disputou a final B sénior do lançamento do martelo, as condições meteorológicas não deram tréguas, pelo contrário, agravaram-se.
A chuva forte, vento e trovoada forçaram a competição a parar, nesta altura com o português na sétima posição, depois de ter estado na segunda, logo no segundo ensaio, com um lançamento de 70,27 metros.
Retomada a competição, ainda com a chuva a impor-se, Rúben Antunes manteve a sétima posição da sua final, sendo 18.º classificado no total das duas finais, competição ganha pelo ucraniano Mykhaylo Kokhan, com a marca de 78,13 metros, a sua melhor nesta temporada.
Sétima posição para Edujose Lima na final B
Por esta altura iniciava a sua prestação, no Estádio Municipal de Leiria, o português Edujose Lima, na final B do lançamento do disco masculino, conseguindo ao segundo ensaio o seu melhor lançamento no concurso, que atingiu os 53,33 metros, classificando o atleta na sétima posição.
Os resultados completos podem ser consultados na página oficial do evento em Live Results | European Athletics.
Amanhã a competição começa às 9h30, com transmissão em direto no canal de Youtube da European Athletics
Os portugueses entram em ação a partir das 10h00, com Catarina Flor a disputar o lançamento do martelo sub-23.
Mariana Pestana disputa logo depois o lançamento do martelo; e, da parte da tarde, às 15h25, Leandro Ramos luta pelas medalhas no dardo; com Liliana Cá e Irina Rodrigues a disputarem o lançamento do disco às 16h50.
A participação portuguesa termina com a prestação de João Fernandes, a partir das 17h25, no lançamento do martelo sub-23.