UMA ÉPICA E ECO -AVENTURA EM VISEU

viseu

As evoluções da sociedade, especialmente no início deste século, tenderam cada vez mais para processos onde a centralidade humana assume a primazia, aquilo que já Alvin Toffler – na sua obra a “Terceira Onda” – predestinava, quando se referia à era da informação, onde o espaço da tecnologia e das redes digitais, nos condiciona, mas também para os méritos dos ganhos civilizacionais, das quais a ocupação dos tempos livres é um deles.

Inscrições

Regulamento

Evento 2023

Evento

Página da organização

Site oficial do evento

Viseu

Preservação da natureza e o meio ambiente

Segundo Toffler, o ser humano passaria a ter muito mais tempo – e dificuldade – de gerir o seu espaço de lazer.

Este, agora, anuncia o tempo da 4ª onda, relacionando-a à sustentabilidade e ao meio ambiente.

Na sua visão do mundo a sociedade só se sustenta se adotar práticas sustentáveis, preocupando-se com a preservação da natureza e o meio ambiente.

Este é o caminho, esta a nova forma de encarar a prática de atividade física, numa perspetiva holística, em que o ser humano encontra novas formas de continuar a sua espécie, de se valorizar, de melhorar a qualidade da sua vida, de se aproximar das raízes do seu ser.

O asfalto das cidades e os trilhos da natureza, deixaram de ser só o caminho para o trabalho, as terras de cultivo e sustento de quem as trabalha.

A receita da sua exploração, alimentou sempre a sua vivência, mas, agora, alimenta ainda mais a sua autoestima, a sua liberdade e a sensação de viver na plenitude do contato mais intrínseco com a sua origem.

Resultado das ambições humanas, as sociedades organizaram-se e operaram transformações nos territórios que fossem ao encontro destas utopias.

Num primeiro momento tornando mais amigas as cidades, dos seus habitantes, valorizando quem delas usufruiu, como pedestres, peões, turistas.

Assim tem sido com a efusão da prática desportiva da corrida, do aparecimento dos grupos de corridas – formais e informais.

Estes, mais recentemente, fizeram do encontro com a natureza, a forma mais nobre de encontrar o seu espaço de lazer, as dimensões sensoriais e da cultura das suas origens.

Trail Running, enquanto modalidade desportiva, tem tido uma extraordinária evolução

Aqui e ali, os territórios passaram a ter outra importância, tal como se tratasse de uma descoberta, uma aventura.

A oferta da cultura rústica, a procura dos grandes espaços, da montanha e da serra. Já não importa só ir para o mar, importa, isso sim, o encontro do nosso corpo, com as gentes e com as muitas dimensões que a natureza nos oferece.

Dar voz a estes espaços para que, mais e mais gente os possam conhecer, admirar e, por fim, respeitá-los, tornando-os sustentáveis e nossos aliados.

Depois, só falta, agrupar as pessoas, juntar as suas aspirações e deixar que se superem, que concorram e que sejam reconhecidos como os novos “gladiadores” dos tempos modernos, heróis que conquistam os “olimpos” e chegam ao “topo das montanhas”.

O Trail Running, enquanto modalidade desportiva, tem tido, nos últimos anos, uma extraordinária evolução, quer ao nível competitivo, quer ao nível do número crescente de participantes.

Viseu não é exceção.

Viseu

7ª edição do Viseu Trail Running

Não foi diferente, quando, um dia, um grupo de amigos que corria por prazer, foi desafiado, pelo Município, a organizar o Viseu Trail Running de 2016.

A região Beirã, em particular Viseu, com tanto potencial de espaço natureza, precisava ter um evento que levasse e elevasse os seus espaços próximos, inseridos nas políticas de promoção das atividades desportivas.

Eles ali estavam, jovens e menos jovens, com vontade de ajudar, de promover a modalidade e, mais importante, de projetar o nome da cidade, as suas gentes, das suas serras próximas, do lugar onde tinham nascido, dos montes onde tinham brincado.

Com receio, mas muita vontade de fazer, demos início a esta aventura que se repete agora todos os anos.

Sabíamos que era difícil, mas sabíamos que o destino merecia o nosso esforço e dedicação.

Vamos para a sua 7ª edição, o Viseu Trail Running, tornou-se no maior evento de Trail do Distrito de Viseu.

O Município passou a coorganizá-lo, deu-lhe dimensão estruturante, tornou-se num dos eventos desportivos mais importantes realizados no concelho, onde qualidade organizativa, as parcerias institucionais, o poder local e o trabalho extraordinário dos seus voluntários, fazem toda a diferença.

A Associação de Trail Running de Portugal foi, ao longo das últimas edições, validando a sua dimensão desportiva, atribuindo-lhe o selo de competição nacional para as distâncias de Sprint, Longo e Ultra Médio.

Natural desafio de quem está a crescer e a consolidar-se.

Ao longo destes últimos anos, a natureza competitiva das organizações, o sistema organizativo e federativo das competições, a enorme dispersão de oferta de eventos, a paragem forçada da pandemia, aliadas a uma natural juventude da modalidade, causaram os naturais desafios de quem está a crescer e a consolidar-se.

Desde 2019 que temos vindo, paulatinamente, a promover uma plástica de prova que vai muito para além do seu caráter, meramente competitivo.

Assumimos que é tão importante aquela, quando a promoção das dimensões socioculturais dos territórios, valorizando aqueles que vão estando mais à margem das centralidades.

Adotámos o lema da sustentabilidade como mote principal, quer na organização da prova, quer na sua relação com todos aqueles que nos visitam, incluindo os atletas.

Sabemos que, se não cuidarmos dos espaços natureza, se não pouparmos nos recursos, não teremos futuro, enquanto prova e enquanto civilização.

Viseu

O Viseu Trail Running 2023 (VTR).

A grande novidade competitiva será reeditar a 5ª. edição, a partir da Freguesia de Calde, com novos e desafiantes percursos, onde se valoriza a competição, mas também o profundo conhecimento da região e suas paisagens naturais.

A exemplo das edições anteriores, teremos três distâncias de competição para o Circuito Nacional: Trail Sprint – cerca de 15Km; Trail longo – Cerca de 28Km; Ultra Trail Médio – Cerca de 45Km.

Vamos reatar uma tradição de origem, ou seja, iremos convidar todos aqueles que nos visitam, os acompanhantes dos atletas e que desejem conhecer melhor, em todas as suas múltiplas dimensões, a realizar um dos Percursos Pedestres devidamente sinalizado e aprovado pelo Município.

Esta escolha e a vossa presença é o nosso retorno.

Desejamos poder assegurar o nível de qualidade da organização, muito à custa de todos os voluntários e parceiros que acreditam e estão convosco nesta Eco Aventura!

A edição de 2023, do VTR, é organizada pelo Município de Viseu e pela Associação Brave Viriathvs Runners Clube Desportivo (VRV), com o apoio e certificação da ATRP.

As ambições são muitas, queremos mais e mais participantes e os desafios não nos esmorecem.

Estamos a trabalhar no terreno desde janeiro de 2023 e, agora que o percurso está desportivamente encerrado, estamos convencidos que esta edição vai ser inesquecível!

Viseu

Esta edição vai ser inesquecível

Município de Viseu, com o entusiasmo das populações locais e seus representantes – as Freguesias de Calde e Côta, vai procurar dinamizar e oferecer uma outra dimensão sensorial, dando a conhecer o extraordinário património cultural, ecológico e natural destas freguesias, pertencentes ao Concelho de Viseu.

Trata-se de um evento direcionado para atletas e praticantes que gostam de estar em contacto com a natureza.

A divisa desta prova, coerente com o caminho traçado, desde o início, será diferenciar-se, comprometendo-se com as pessoas, com as pessoas, os atletas, com as marcas e com as instituições que assumam compromissos e políticas sustentáveis, amigas do ambiente, promovendo a bio capacidade da região, assegurando um compromisso com um “selo” de qualidade ambiental: Zero Plástico; Zero papel; Fruta Km zero.

Bem Vindos a esta Épica e Eco -Aventura!

Parceiros

Deixe um comentário