ETSON BARROS E PEDRO BUARÓ BATEM RECORDE DOS CAMPEONATOS SUB-23

Etson Barros

Dois recordes dos campeonatos, várias melhores marcas sub-23 do ano, para além de marcas de qualificação e referência, constituem o balanço do primeiro dia dos Campeonatos Nacionais de Esperanças, que se estão a realizar em Leiria, no Estádio Dr. Magalhães Pessoa.

O evento é uma organização da Federação Portuguesa de Atletismo, com o apoio da Associação Distrital de Atletismo de Leiria e do Município de Leiria.

Os dois recordes dos Campeonatos foram obtidos por dois atletas do Benfica.

Leia também

LEIRIA RECEBE CAMPEONATOS NACIONAIS DE ESPERANÇAS

Etson Barros conquista terceiro título consecutivo

Nos 3000 metros obstáculos, Etson Barros isolou-se bem cedo para correr em contrarrelógio, registando no final a marca de 8.29,38 minutos, melhorando em mais de cinco segundos o anterior máximo (8.34,92), que pertencia a Manuel Silva, do Sporting, desde 1999. Foi o terceiro título consecutivo de Etson Barros.

No salto com vara, Pedro Buaró passou 5,40 metros, melhorando em cinco centímetros o anterior máximo (5,35) que pertencia a Ruben Miranda desde 2013.

Pedro Buaró

Depois destaca-se o duplo triunfo de Mariana Pestana. A atleta do Estreito venceu o lançamento do martelo, com a marca de 60,24 metros, e o disco, com a marca de 46,06 metros.

Conseguiram melhores marcas da época, no escalão sub-23, a sportinguista Juliana Guerreiro (Sporting), com triunfo nos 400 metros em 54,58 segundos, e o benfiquista Sissínio Ambriz, que venceu os 100 metros em 10,63 (aqui a melhor marca foi igualada).

Muito interessante a prova do salto em comprimento, com Pedro Pires, do Grecas, a triunfar com 7,68 metros, marca de qualificação para os Europeus Sub-23 (e melhor marca do ano no escalão), deixando para trás André Pimenta, atleta que já tinha alcançado esse objetivo.

De resto, Omar Elkhatib, já português, conseguiu o seu primeiro triunfo (confirmando os Europeus Sub-23); Juliana Guerreiro revalidou o título nos 400 metros, o mesmo acontecendo com Camila Gomes, nos 800 metros e Bárbara Neiva, nos 3000 m obstáculos.

Bárbara Neiva

Em masculinos, Ruben Amaral, campeão de 5000 metros em 2022, foi agora campeão de 1 500 m.

Fecharam a jornada os novos vencedores do escalão Tiago Ramos e Inês Mendes, nos 10 000 metros marcha.

Sporting, Benfica e Vidigalense dominam coletivamente em ambos os sexos

Para além da competição individual, estes campeonatos têm classificação coletiva e, no final da primeira jornada (oficiosamente), em femininos, o Sporting surge na frente com 80 pontos, seguido do Benfica, com 64, com o Juventude Vidigalense em terceiro lugar com 8 pontos.

Em masculinos, são os mesmos três clubes, Sporting, Benfica e Vidigalense, nas mesmas posições, mas com pontuações diferentes.

Os resultados oficiais podem ser consultados na página da plataforma do FPA Competições.

Parceiros

Deixe um comentário