EUROPEUS MASTERS “INCRÍVEL”, “SURPREENDENTE” E “INOVADOR”

Foto: Federação Portuguesa de Natação
“Incrível”, “surpreendente” e “inovador” – apenas uma amostra das palavras positivas proferidas com paixão pelos atletas após o primeiro Campeonato Europeu Masters de Natação em piscina curta.
Fonte: Nick Hope / LEN – European Aquatics
Nadadores celebram históricos Campeonatos Europeus Masters
O Europeu Madeira 2023, que decorreu na bela cidade do Funchal, contou com cerca de 1000 nadadores na piscina ou em águas abertas entre 19 e 25 de Novembro.
Oito recordes mundiais foram estabelecidos e inúmeras novas amizades foram formadas durante os sete dias de ação de tirar o fôlego.
“Testemunhamos uma incrível natação de atletas, de mestres, muitos dos quais terão ganho não apenas grandes medalhas, mas também ótimas lembranças durante seu tempo na Madeira”, disse o presidente da European Aquatics, António Silva.
“Gostaria de agradecer a todos aqueles que compareceram para participar no Europeu.
Bem como ao público que os incentivou e àqueles que trabalharam no evento para garantir que estes campeonatos históricos fossem um sucesso fenomenal.”
“Estamos ansiosos para debriefing totalmente nas próximas semanas com o objetivo de garantir que o evento europeu de piscina de curta duração se torne um elemento regular para os nadadores.”
Champions celebrado com sucesso em Madeira
A medalhista mundial e europeia de ouro Susana Sousa Gomes, embaixadora da Madeira 2023, ficou encantada com as suas experiências e com a resposta ao evento.
“É especial porque eu tinha minha família aqui e é sempre especial participar em minha casa”, disse ela à European Aquatics.
“Eu acho que os mestres (natação) são sempre uma celebração do esforço, que fazemos para treinar, nos destacarmos, e espero que seja um exemplo para os nadadores mais jovens.”
Os oito novos recordes mundiais foram alcançados pelos nadadores olímpicos, com o italiano Filippo Magnini (grupo 40-44 anos) estabelecendo uma nova marca em 50m bruços, bem como os eventos de 50m e 100m livre.
A nadadora tcheca Petra Weber (35-39) quebrou os recordes mundiais anteriores de 50m e 100m bruços, com Ahmet Naklas (60-64) da Turquia, brilhando nos 100m livre.
Irakli Revishvili (35-39) da Geórgia também estabeleceu novos tempos marcantes nos 400m e 800m livres.
“A natação cria seu espírito para lutar, não apenas na piscina, mas na vida também”, disse Revishvili.
“Eu tive mais de mil provas de 800m, que não me correram bem, mas eu mantive esse espírito e finalmente tive um bom lugar onde eu quebrei o recorde mundial!”