JOVENS PORTUGUESAS COM EXCELENTES RESULTADOS EM FRANÇA E ESPANHA

Beatriz Guerra no pódio da Taça de França de Cross Country Olímpico (XCO)

O domingo começou da melhor forma para as seleções jovens femininas portuguesas, que competiram na Taça de França de Cross Country Olímpico (XCO) e na Taça de Espanha de Estrada.

Fonte: UVP – Federação Portuguesa de Ciclismo

Beatriz Guerra na terceira posição na Taça de França de Cross Country Olímpico (XCO)

Beatriz Guerra foi terceira na corrida internacional júnior, em Marselha, onde Raquel Dias foi quinta. Em Espanha destacou-se Emília Baía, décima classificada em cadetes.

Beatriz Guerra fez uma corrida de grande consistência, estando nos lugares de pódio desde o início da prova.

A corredora da Seleção Nacional acabaria na terceira posição, embora tentando tudo para chegar ao segundo posto, gastando mais 11 segundos da francesa Cynthia Boivnet, segunda classificada.

Destacada de toda a concorrência, a espanhola Marta Cano triunfou em solitário, chegando 1m56s antes da gaulesa.

Raquel Dias teve uma primeira volta menos conseguida, mas fez uma corrida de superação e foi subindo na classificação geral, até fechar a prova no quinto lugar, a 4m20s da vencedora.

Marta Carvalho também não começou da melhor forma, progredindo na segunda metade da corrida até cortar a meta como 13.ª, a 8m15s.

Foi uma corrida muito consistente das três corredoras.

A Beatriz esteve sempre na disputa das primeiras posições.

A Raquel fez uma boa prova, de trás para a frente.

A Marta também esteve bem, mas viu o desempenho prejudicado por um problema mecânico, um pau que lhe danificou a mudança logo no início da prova”, explica o selecionador nacional de BTT, Pedro Vigário.

Seleção Nacional de cadetes femininas na Taça de Espanha de Estrada

Taça de Espanha de Estrada

A Seleção Nacional de cadetes femininas participou na corrida pontuável para a Taça de Espanha, que se disputou bem perto da fronteira, em Pontevedra, Galiza.

Numa prova de 44,2 quilómetros, que acabaria por partir o pelotão na subida pontuável para o prémio da montanha, o coletivo português conservou três corredoras no principal pelotão.

Mais à frente, as espanholas Paula Ostiz e Lorena Patiño destacaram-se e cortaram a meta por esta ordem, com 14 segundos sobre a compatriota Lidia Castro, que encabeçou um grupo de três ciclistas.

As primeiras portuguesas chegaram no pelotão principal. Emília Baía foi décima, a 30 segundos da vencedora, a mesma diferença registada por Leonor Casimiro, 17.ª Maria Marques foi 19.ª a 35 segundos.

Seguiram-se Bruna Gonçalves, 20.ª, a 1m08s, Bruna Carmo, 44.ª, a 3m39s, e Carolina Namora, 69.ª, a 7m20s.

As nossas corredoras tiveram um comportamento espectacular, porque souberam ultrapassar as adversidades.

Até aos 15 quilómetros, já tínhamos uma avaria da Emília e a queda de duas companheiras.

Apesar disso, recuperaram até ao pelotão e terminaram bem a corrida.

Foi um excelente desempenho para a primeira prova fora de Portugal, dando-nos moral e motivação para o futuro”, considera o selecionador nacional de ciclismo feminino, José Luís Algarra.

A correr pela equipa Maiatos, estiveram também em prova Lara Ribeiro e Maria Coimbra, 51.ª e 52.ª, respetivamente.

Parceiros

Deixe um comentário