Festa das Bicicletas em Pombal nas “14 Horas a Pedalar”

Sobe o slogan “14 Anos a Pedalar”, o Clube de Cicloturismo de Pombal levou este fim-de-semana 18/19 de julho para a estrada, mais uma edição das “14 Horas a Pedalar”, em Pombal.
O evento que fazia parte do calendário oficial da Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta (FPCUB), juntou cercas 310 participantes, 64 deles femininos, divididos por treze equipas, que durante 14 horas animaram aquela bonita terra. Pombal, que é terra de história, de lendas e de gente ilustre, do grande Marquês de Pombal, do historiador e escritor João de Barros, do político Mota Pinto, da poetisa Martel Patrício, do médico e escritor Amadeu da Cunha, entre tantos outros, onde mais tarde o comboio veio revolucionar a cidade.
O evento teve início pelas 20 horas, com a concentração e confirmação das inscrições, seguindo-se pelas 21 horas o aquecimento muscular pela Clínica Luso Terapias, seguindo-se pelas 21,30 horas a apresentação das equipas.
Pelas 22 horas deu-se início às 14 Horas a Pedalar, com a apresentação à Cidade, com o desfile do pelotão pelas principais ruas da cidade pelas 22,10horas. Pelas 22,40 foi o regresso ao circuito, com os participantes sempre a pedalarem, inicialmente como diz o regulamento, todas as equipas deviam de ter todos os seus ciclistas a pedalar em conjunto, após as 23 horas, todas as equipas tinham de ter ciclistas a pedalar, sempre com o mínimo de quatro. Pelas 2 horas da manhã, era servido o tradicional Caldo Verde, sempre com as pedaladas a ocorrerem até de manhã.
Pedalada a pedalada, hora a hora, o centro de Pombal teve sempre animação, sempre cheio de muita pedalada e convívio, até às 10 horas da manhã. Seguiu um mini passeio pela cidade e arredores até às 11,10, altura em que todos os participantes regressaram ao circuito, pedalando novamente até às 12 horas, altura em que terminou esta 14ª edição, seguindo-se a entrega de prémios e lembranças a todos os presentes pelas 12,05.
Para Armando Vieira, presidente do Clube de Cicloturismo de pombal dizia; “As 14 Horas começaram em 2002, fazendo este ano catorze anos, na altura não foi fácil implementar esta iniciativa, tivemos que nos socorrer na nossa experiencia do cicloturismo, tivemos de trazer equipas de cicloturismo de fora de Pombal, e até fora do distrito de Leiria, e depois com o nosso trabalho fomos conseguindo que grupos, empresas, amigos se juntassem, e criassem equipas só para as 14 Horas a Pedalar, isso foi conseguido, entretanto as equipas de cicloturismo foram desaparecendo das 14 horas, e atualmente temos aqui muitas equipas a pedalar, feitas especialmente para as “14 Horas a Pedalar.
As inscrições são coletivas, não são admitidas individuais, e tem regras, na primeira hora das 22 as 23 horas todos os participantes tem de estar a pedalar no circuito, depois das 23 horas até as 10 horas, cada equipa tem de estar no circuito com 4 elementos, podendo estar o número que queiram, mas os quatro elementos é o mínimo, estando assim a equipa sempre representada nas 14 horas”.
No final de mais uma edição, Armando Vieira com sinais de muito cansaço, dizia; “ Foi sem dúvida muito positiva esta edição, contamos com 310 participantes, 64 deles eram femininos, mais uma vez tivemos uma compilação para angariar sócios para os Bombeiros Voluntários de Pombal, com as expectativas a serem alcançadas, e as equipas a ficarem muito satisfeitas. Este ano tivemos algumas novidades, como a pulseira de controlo, ainda uma alusiva aos 14 a pedalar, e no mini passeio, este ano também com algumas alterações, porque prolongamos a extinção e o tempo, o que foi da satisfação de todos. Também muito positivo porque não existiram quedas, não existiu nada de anormal, tivemos o apoio da Luso Terapia de Leiria que em caso de necessidade de socorro estava presente, o que felizmente não foi necessário.
Queria aqui terminar, agradecendo a todos a sua presença, aos apoios que tivemos para este evento, tanto da parte da Camara Municipal de Pombal, como a todos os nossos apoiantes felizmente que foram muitos, pelo apoio que nos deram, sem ele era difícil levar este projecto para a frente, ainda á equipa que me apoiou, o meu muito obrigado, esperando que em 2016 este evento possa ser ainda melhor, e com mais participantes”.
E foi sem dúvida mais uma grande festa de forte pedaladas que se realizou este fim-de-semana em Pombal, em mais uma edição das “14 Horas a Pedalar”, num evento único em Portugal, onde a bicicleta foi sem dúvida a rainha da mesma, e para que existisse festa, teria de haver participantes, o qual deixamos aqui que participou na mesma, e estas “14 Horas a Pedalar” contou com as seguintes equipas; Os Unidos da Formiga, Cascos & Rolhas, ADERCE,CCR de Vila Cã – Vilacanecos, Associação Aldeia dos Redondos e Carregueiro, Os Amigos das Bicicletas, Transportes Central Pombalense, Café Flandes, Campainhas, HTubo/CM-Service/Gráfica 4Print, Capital Imperial, Quase 100 Rodas e Retipal.
No final este foram os seguintes trofeus atribuídos mais significativos; troféu 14Horas a Pedalar – Sicoconstrói: Os Unidos da Formiga, troféu BVP – CA: Retipal, troféu Mais – Município de Pombal: Os Unidos da Formiga, troféu Charme Feminino – Flôr Eden: Os Campainhas, troféu Pedalástico – Fantaças: Café Flandes.
Com os votos de bons passeios, e boas pedaladas, são os desejos até á próxima edição da Festas da Bicicleta em Pombal, de mais umas “14 Horas a Pedalar” a realizar em 2016.
Foto: C.C. Pombal