FILIPA MARTINS VENCEU O “SMARTSCORING SHOOTING STAR AWARD”
A ginasta Filipa Martins venceu, este sábado, o “SmartScoring Shooting Star Award”.
Fonte: Henrique Dias // OPraticante.pt em cooperação com a Lusa
Filipa Martins vence o prémio Shooting Star Award da SmartScoring
O galardão foi entregue durante o Campeonato da Europa de Ginástica Artística Feminina, que decorreu em Rimini, e tem como missão reconhecer “ginastas com histórias marcantes”.
Filipa Martins nasceu em 1996 e começou a fazer ginástica com apenas 4 anos no Sport Club do Porto, onde permaneceu até 2018.
Em 2019 acabou por se mudar para o Acro Clube da Maia, clube onde permanece até aos dias de hoje.
Em 2021, a olímpica portuguesa apresentou ao mundo “O Martins”, um elemento de Paralelas Assimétricas que foi reconhecido pela Federação Internacional de Ginástica como um “F” no Código de Pontuação.
Aos 28 anos – e depois de cinco cirurgias aos pés – conseguiu ainda a qualificação para os Jogos Olímpicos de Paris 2024.
A popularidade da Filipa Martins é um marco para Portugal fazendo com que muitas jovens ginastas a vejam como uma referência e queiram seguir os seus passos no mundo da Ginástica.
A ginasta otimista com preparação: «Mostra-nos que estamos a ir no caminho certo»
Filipa Martins assegurou esta terça-feira estar no bom caminho na preparação para os Jogos Olímpicos Paris’2024, dias depois de ter conseguido o melhor resultado de sempre de uma portuguesa em Europeus de ginástica artística.
No sábado, em Rimini, Itália, Filipa Martins foi quinta na final de paralelas assimétricas, o seu aparelho de preferência, resultado que, juntamente com a boa prestação nos Mundiais de 2023, a faz “querer sempre mais e mais“.
“Mostra-nos que estamos a ir no caminho certo e a fazermos tudo o que podemos para chegar na melhor forma possível aos Jogos“, referiu, após a apresentação dos trajes e equipamentos da equipa portuguesa para Paris’2024, no Aeroporto de Lisboa.
Estes serão os terceiros Jogos Olímpicos para Filipa Martins, que foi 37.ª no ‘all around’ no Rio2016, o melhor resultado de uma portuguesa no concurso completo, e 43.ª em Tóquio2020, em que foi ainda 17.ª nas paralelas assimétricas.
“[O objetivo] É sempre superarmo-nos a nós próprios.
O nosso objetivo principal é sempre a final ‘all around’ e isso já acaba por ser também o melhor [resultado de sempre] se conseguirmos“, assumiu.
Os Jogos Olímpicos Paris’2024 disputam-se de 26 de julho a 11 de agosto.