GAVIÃO, O TRAIL ESTÁ À TUA ESPERA
O Trail do Gavião está de volta para a sua 3ª edição, realiza-se no próximo domingo dia 5 de Novembro, com organização do COA – Clube de Orientação e Aventura juntamente com a Câmara Municipal do Gavião e OPraticante.pt como média partner.
Tens até hoje, dia 1 de Novembro para te inscrever.
Informações sobre a prova
Leia também
GAVIÃO VOLTOU A VOAR COM O COA
GAVIÃO CONVIDA-TE PARA A “SUBIDA DO DEMÓNIO”
Trail do Gavião
Este ano, o trail longo (25km) terá início na belíssima Vila Medieval de Belver e terá o seu término na Alameda 25 de Abril, no centro do Gavião.
Já as restantes provas, trail curto (13km), caminhada (10km) e Trail Kids terão inicio e fim na Alameda 25 de Abril, Gavião, vais ter uma aventura única, ao percorrer trilhos que atravessam as freguesias de Belver, Ortiga e Gavião.
Se gostas de estar em contato com a natureza e gostas de um bom desafio, então o Trail do Gavião é para ti.
Prepara-te porque se pensas que não estás enganado, vais explorar paisagens deslumbrantes ao longo do Rio Tejo e pela sua natureza envolvente.
Trail do Gavião valoriza os mais jovens
Mais uma vez e como nos tem habituado as provas para os mais jovens vão voltar a repetir-se.
Vários prémios em disputa
O Trail do Gavião irá ter vários prémios em disputa. Para além dos classificados à geral, a prova terá ainda vencedores por escalão.
Vai haver ainda um sorteio onde puderas ganhar umas Asics Nimbus 25 TR.
Quanto ao percurso!?
Os participantes terão a oportunidade de desfrutar de novas experiências e sensações em trilhos e caminhos da região com lugares de inegável valor paisagístico, geológico e cultural.
Destaque para a Praia Fluvial do Alamal, conhecida como a Pérola do Tejo e ainda o Castelo de Belver, entre outros muitos outros locais conhecidos na zona.
Na parte final vais ter sempre o “demónio” à tua espera!
Vídeo Passadiços do Gavião
Só te vais arrepender se não participares!
A Saboeira – Turismo Rural
Nesta casa cheia de histórias, em 2021 decidimos acrescentar-lhe mais uma.
Seguindo as pegadas do Sr. António Seara e o Sr. Giorgio Formica, que tanto ofereceram a esta casa e à Vila de Belver, com os seus traços inovadores e empreendedores, começámos a escrever a nossa história com um novo nome – “A Saboeira”, na Casa Covão da Abitureira.
E porquê “A Saboeira”?
A resposta leva-nos a falar sobre o sabão. Nesta vila, em tempos, existiu a Fábrica Real de Sabão, onde era fabricado o chamado “sabão mole”, tipicamente utilizado na lavagem de roupas e tecidos.
Atualmente existe na Vila de Belver, o Museu do Sabão, um dos quatro existentes no mundo.
As pessoas nascidas nesta vila, recebiam o nome de saboeiros, pela importância que esta indústria teve na sua história.
Ora, o nome foi escolhido precisamente porque é pelas mãos de uma saboeira – Engrácia Martins Alves, que esta casa ganha uma outra vida.
Outrora uma fábrica de alpergatas, pelas mãos de António Seara, no ano de 1937, transforma-se em turismo rural (Casa Covão da Abitureira), pelo toque de Giorgio Formica em 2006.
É possível observar, em cada canto e recanto, os gostos, a criatividade, as influências históricas e experiências pessoais de cada um destes senhores que culminam num espaço rico em cultura, história e, sem dúvida, muito amor e dedicação.
E, claro está, não esquecer a envolvência única onde se encontra a casa, rodeada de Natureza e bem junto ao nosso rio Tejo, com toda a riqueza deste mesmo ecossistema.
A nossa história começa aqui mesmo, honrando o passado, vivendo cada dia, cuidando de quem por nós aqui passa, fazendo com que se sintam em casa.
A serenidade, a envolvência natural de extrema beleza que aconselhamos vivamente a experienciar.
Estamos de coração e braços abertos para vos receber. Venham fazer parte da nossa história.