GRANDE TRAIL SECRETO, UM AMBIENTE ÚNICO

Foto: Nelson Fernandes

No passado dia 18 de setembro foi dia de rumar até ao Grande Trail Secreto, uma organização do G.R. Corredoura Trail Team, em que OPraticante.pt marcou presença com o regresso dos seus quatro mosqueteiros, David Silva, Miguel David, Nuno Fernandes e Maria Pedro, que com poucos ou nenhuns treinos não viraram a cara à luta e mais uma vez se superaram.

Leia também

GTS, UM TRAIL SECRETO NASCE NA CORREDOURA

Página da organização – G.R. Corredoura Trail Team
Página oficial do evento

Texto: Nuno Fernandes // OPraticante.pt
Fotos: Cedidas pela organização

Nesta 2ª edição do Grande Trail Secreto (G.T.S.), o evento foi composto por 3 provas:

G.T.S. START – prova com a distância de aproximadamente 10km e D+ 400m

G.T.S. ORIGINAL – prova com a distância de aproximadamente 16km e D+ 800m

G.T.S. PLUS – prova com a distância de aproximadamente 30km (Campeonato Distrital de Trail Longo da ADAL) e D+ 1400m

Foto: Miguel Conceição

Sobre esta prova damos-lhe nota máxima, secretariado célere na Central das Artes em Porto de Mós, sem qualquer tipo de percalço, estacionamento amplo perto do local da partida, que era o mesmo da chegada, balneários a cerca 100 metros e ao lado as Piscinas Municipais, local onde foram servidas as refeições, no final da prova.

De referir que na semana anterior à prova, os participantes receberam por email o guia do atleta, com toda a informação indispensável, desde horários do secretariado, de início das provas, material obrigatório, banhos e refeições.

Foto: OPraticante.pt

Participantes do Grande Trail Secreto surpreendidos pelo banho de Crioterapia

Fiquei muito surpreendido pela positiva nesta prova em que participei nos 16 Km, pois em dez anos a participar em provas de trail running, foi a primeira vez que vi os atletas terem direito a um belo banho de Crioterapia no final, para recuperar os músculos do esforço e quem quis usufruir de uma bela massagem também tinha essa opção.

A fadiga muscular pós-exercícios intensos é um dos episódios mais comuns na rotina dos praticantes de trail running.

Foto: Organização

Na rotina de um corredor, por exemplo, a recuperação muscular é parte fundamental para um bom rendimento.

Sem os devidos cuidados, antes e depois dos treinos, a musculatura desgastada pode sofrer lesões capazes de afastar o atleta das provas.

Foto: Organização

Há vários procedimentos capazes de atenuar o desconforto, mas a mais indicada é a crioterapia.

Sobre o percurso, bem durinho, o acumulado positivo de cerca de 800m foi todo alcançado na parte inicial da prova com cerca de 8 Km.

Quase sempre em subida, trilhos muito técnicos quer a subir quer a descer, característicos do relevo desta região do pais, com muita pedra.

Foto: Nelson Fernandes

O prazer da superação numa prova muito bem organizada

Mas fica a pergunta andamos no Trail, para nos superarmos ou para andar por estradões? Como afirma e bem o meu colega de equipa David Silva.

A partir do meio da prova o percurso foi na sua maioria efetuado em descida até à meta por trilhos muito técnicos, muita pedra à mistura e pelo elevado número de vezes em que tropecei até me admirei como não beijei o chão!

Foto: Nelson Fernandes

Normalmente constato que na maioria das provas em que já participei, as de maior dificuldade, quer pelo desnível, quer pelos trilhos muito técnicos, onde temos que estar sempre alerta para não cair e trazer lesões, são também as que nos proporcionam maior prazer, que ficam na memória pela tareia que levamos, mas também pelas paisagens mais incríveis.

A marcação do percurso esteve exemplar com muitas fitas em todo o percurso, sinalização em madeira nos desvios e na divisão das provas bem como inúmeros colaboradores espalhados ao longo do percurso, bons abastecimentos com água e melancia bem fresquinha.

Foto: OPraticante.pt

Organização está mais uma vez de parabéns por inovar

A organização está mais uma vez de parabéns por inovar, já que se previa um dia com temperaturas elevadas em Porto de Mós, que como se sabe pode originar desidratação aos atletas e então resolveram e bem colocar dois chuveiros para refrescar os atletas na distância dos 16 kms em dois locais distintos do percurso.

Foto: OPraticante.pt

Quero agradecer a todos os colaboradores e organização pela simpatia com que nos receberam, pela boa disposição ao longo da prova, com música em diversos locais e sempre com aquele incentivo extra, quando a mente e o corpo já não correspondem.

No final das 3 provas decorreu a entrega de prémios relativos à geral masculina e feminina próximo da meta, já a entrega de prémios por escalões ficou agendada para o jardim das piscinas municipais.

A cronometragem esteve a cargo da empresa Recorde Pessoal que também transmitiu em direto a chegada dos atletas.

E para terminar após a bela refeição composta por canja, sandes de porco no espeto e bebida a acompanhar, foi altura de confraternizar, tomar uns banhos na piscina de Porto Mós, também junto a todo este centro organizativo do evento, ao som de boa música.

QUERES MELHOR, TUDO MOTIVOS PARA PONDERARES A TUA PARTICIPAÇÃO EM 2023, VEM DESFRUTAR DESTE AMBIENTE ÚNICO

Miguel David, Zina Fernandes, Nuno Fernandes e David Silva os representantes do nosso órgão de comunicação OPraticante.pt no evento – Foto: OPraticante.pt

Até 2023, OPraticante.pt irá marcar presença, e quem sabe senão será com uma valente representação.

Classificações

Parceiros

Deixe um comentário