HÉLIO FUMO VOLTA A FAZER HISTÓRIA NA CROÁCIA

Hélio Fumo - Foto: Oriol Batista - Trail do Istria 100 by UTMB
Hélio Fumo alcança o melhor resultado de sempre de um português em provas de 100K do circuito mundial de trail do Ultra Trail du Mont Blanc.
Texto: Diogo Simão – BA&N
Hélio Fumo volta a fazer história ao ser vice-campeão de prova de trail de 110 quilómetros na Croácia
O atleta português Hélio Fumo voltou a fazer história para o trail running nacional ao conquistar o título de vice-campeão no Blue Trail do Istria 100 by UTMB, em Umag, na Croácia.
Este foi o melhor desempenho de sempre de um português em provas de 100K do circuito mundial do Ultra Trail du Mont Blanc (UTMB World Series), que conta com 35 eventos de referência em todo o mundo.
Hélio Fumo concluiu os 110 quilómetros da prova de trail running, com cerca de 4.000 metros de desnível positivo, em 9 horas, 58 minutos e 15 segundos, voltando a brilhar no evento onde em 2019 tinha vencido a competição de 41 quilómetros com o recorde do percurso e onde em 2022 foi vice-campeão na prova de 68 quilómetros.
“Vinha com a ambição de conquistar um lugar no pódio”
“Este resultado traduz o trabalho que tenho vindo a fazer na preparação desta época desportiva.
Vinha com a ambição de conquistar um lugar no pódio e consegui alcançar aquele que era o meu primeiro grande objetivo da época a nível internacional.
Fico feliz pelo resultado e por contribuir para elevar o nome de Portugal”, afirma Hélio Fumo.
Hélio Fumo tem 39 anos e pratica trail (corrida a pé em trilhos e montanha) há apenas sete anos, tendo já integrado por cinco vezes a Seleção Nacional de Trail em mundiais.
Na penúltima edição do Campeonato do Mundo desta disciplina do atletismo alcançou o 10º lugar, a melhor classificação de sempre de um português na competição.
No Blue Trail do Istria 100 by UTMB 2023, Hélio Fumo esteve na luta pela vitória até ao final, tendo apenas sido superado pelo francês Théo Le Boudec, que beneficiou da vantagem conquistada no início da segunda metade da prova terminando com um tempo de 9h55m43s.
Em terceiro ficou o eslovaco Martin Halász, a cerca de 10 minutos do português.