JOÃO ALMEIDA PEDALA CLÁSSICAS
Ao longo do mês e abril os fãs do ciclismo irão poder ver uma série de corridas de grande emoção e tradição, antes do arranque da primeira Grande Volta da temporada, o Giro d’Italia, no dia 4 de maio.
Até lá os fãs vão poder ver toda ação de provas como a Amstel Gold Race, La Flèche Wallonne ou o Monumento Liège-Bastogne-Liège.
Fonte: Vasco Simões | Discovery
João Almeida da UEA Emirates compete nas três
João Almeida da UAE Team Emirates é a principal estrela nacional a pedalar nestas três provas e a Amstel Gold Race realizou-se hoje.
A 58.ª edição da Amstel Gold Race liga Maastricht a Berg en Terblijt em 253.6 quilómetros e conta com um pelotão recheado de estrelas como Marc Hirschi, Mathieu van der Poel, Matej Mohoric, Pello Bilbao, Stefan Kung ou Thomas Pidcock.
Durante a prova neerlandesa haverá muitos muros para superar, alguns deles bem conhecidos dos amantes de ciclismo como o Cauberg ou o Plettenberg.
Na quarta-feira, dia 17 de abril, João Almeida volta a entrar em ação agora na Bélgica, na 88.ª edição de La Flèche Wallone, uma clássica de prestígio e tradição.
A prova parte de Cherleroi e termina 198.6 quilómetros depois em Huy.
Antes da meta, os ciclistas terão de cumprir várias voltas a um circuito nos arredores da cidade, terminando com a duríssima subida ao Mur de Huy.
Também conhecida como o Caminho das Capelas, trata-se uma rampa de 1300m com uma inclinação média de 9.3%, chegando a ter 26% na sua zona de máxima dificuldade.
Além das habituais estrelas internacionais, João Almeida poderá ter a companhia na prova do compatriota Rúben Guerreiro da Movistar, uma vez que consta na lista de pré-inscritos.
Site oficial Liège-Bastogne-Liège
Liège-Bastogne-Liège, um dos cinco “Monumentos” do ciclismo
Para domingo, 21 de abril, está reservada uma das mais importantes provas do mês: a Liège-Bastogne-Liège!
É um dos cinco “Monumentos” do ciclismo, junto com a Milano-Sanremo, a Volta à Flandres, a Paris-Roubaix e a Volta à Lombardia.
A Liège-Bastogne-Liège, também conhecida por “La Doyenne” (A Velha Senhora), cumpre a sua 110.ª edição sendo uma das provas mais antigas da história da modalidade.
É considerada uma das provas de um dia mais difíceis do mundo devido à sua distância e percurso exigente e por vezes marcado por condições atmosféricas adversas.
Ao contrário de outras clássicas, a dificuldade para o pelotão não advém dos setores de empedrado, mas sim das subidas.
O pelotão sai do centro de Liège, rumo a Bastogne, próximo da fronteira com o Luxemburgo, para regressar novamente a Liège.
Pelo caminho, os ciclistas enfrentam uma dúzia de curtas, mas duras subidas, entre as quais se destacam os emblemáticos Côte de la Haut Levée, Côte de Saint-Roch ou o Côte de la Roche aux Faucons, uma rampa com uma extensão de 1,3 quilómetros e uma inclinação de 10.5%.
Será a última antes da meta situada no centro da cidade de Liège, com um final plano ideal para “sprinters”.
Ao todo, o pelotão terá de cumprir 254.5 quilómetros.
A edição de 2024 da Liège-Bastogne-Liège apresenta um cartaz de luxo com estrelas como Tadej Pogacar, Marc Hirschi ou Mathieu van der Poel.
João Almeida e Rúben Guerreiro são os dois únicos portugueses na lista de inscritos.
Almeida já venceu uma edição da Liège-Bastogne-Liège na categoria de sub-23 no ano de 2018.
Acompanhe a Liège-Bastogne-Liège, um autêntico “Monumento” ao ciclismo, domingo, 21 de abril, em direto, no Eurosport 1, a partir das 11:30h.
A prova feminina é transmitida a seguir, a partir das 15:55h.