JOÃO FERREIRA DESISTE E AL-ATTIYAH VENCE EM ABU DHABI
Nasser Al-Attiyah e Edouard Boulanger (Prodrive Hunter T1+) venceram o Abu Dhabi Desert Challenge, segunda prova do Campeonato do Mundo FIA de Rally-Raid.
O bicampeão mundial bateu a armada Toyota antes da BP Ultimate Rally-Raid Portugal, no próximo mês.
Nas motos, triunfo para o sul-africano Aaron Mare (Hero).
Leia também
JOÃO FERREIRA QUER VENCER NO ABU DHABI DESERT CHALLENGE
Fonte: Rally Raid Portugal
Campeonato do Mundo de Rally-Raid prosseguiu em Abu Dhabi
Depois das areias do Dakar, o Campeonato do Mundo de Rally-Raid prosseguiu em Abu Dhabi, onde Nasser Al-Attiyah e Edouard Boulanger superaram a forte armada da Toyota.
O piloto do Prodrive Hunter teve forte oposição dos carros japoneses ao longo dos seis dias da prova.
Mas o incêndio sofrido na Toyota do brasileiro Lucas Moraes na terceira etapa, e o tempo ganho por Al-Attiyah a toda a concorrência na quarta etapa, contribuíram decisivamente para o desfecho final.
O piloto do Qatar chegou ao seu quarto triunfo no Abu Dhabi Desert Challenge, na primeira prova em que teve Boulanger a seu lado.
O navegador francês, que substituiu Mathieu Baumel, também já tinha ganho o Abu Dhabi Desert Challenge com Stéphane Peterhansel na Audi, em 2022.
A batalha pelo segundo lugar entre Seth Quintero e Yazeed Al-Rajhi foi favorável ao piloto saudita, enquanto o jovem norte-americano conseguiu o seu primeiro pódio com um carro da categoria Ultimate.
Registo para dois Can-Am da categoria Challenger (ex-T3) entre os cinco primeiros da geral, o norte-americano Austin Jones (4º) e o lituano Rokas Baciuska (5º), embora já a mais de 50 minutos de Al-Attiyah.
João Ferreira e Filipe Palmeiro obrigados a abandonar
Na categoria SSV (ex-T4), os portugueses João Ferreira e Filipe Palmeiro (Can-Am) ganharam a primeira etapa, mas depois foram obrigados a abandonar, devido a um despiste.
“Infelizmente, o Desafio do Deserto de Abu Dhabi chegou ao fim para nós🤷🏻 ♂️
Eu tinha dito que esta era uma corrida complicada… hoje caímos de uma duna e perdemos muito tempo consertando o carro.
Voltaremos a Portugal e prepararemos o nosso próximo desafio!” escreveu o piloto na sua página.
Pode visualizar aqui o vídeo que o piloto português João Ferreira, efetuou para explicar a situação.
A categoria foi ganha por outro Can-Am, o de Mansour Al-Helei, dos Emirados Árabes Unidos.
Com estes resultados, e com a ausência da equipa oficial da Audi em Abu Dhabi, Al-Attiyah aproximou-se do líder Carlos Sainz no Campeonato do Mundo de Rally-Raid, antes da estreia da BP Ultimate Rally-Raid Portugal, no início de abril.
Mare chegou e venceu nas motos
Chamado à última hora para substituir o luso-alemão Sebastian Bühler na equipa oficial da Hero, Aaron Mare bateu a concorrência na prova das motos, na frente de Konrad Dabrowski (KTM) e Jean-Loup Lepan (KTM).
Sem as estrelas oficiais da Honda e KTM, Ross Branch (Hero) foi o quarto classificado em Abu Dhabi e é o novo líder do Mundial.
O pelotão das motos também estará em Portugal, de 2 a 7 de abril, para disputar a ronda europeia do Mundial, a BP Ultimate Rally-Raid Portugal.