OS LEGUMES CONGELADOS PERDEM NUTRIENTES?

Foto: Jerzy Górecki por Pixabay

Os vegetais são alimentos altamente sensíveis e por isso o seu tempo de frescura é também muito reduzido. Isto porque têm boas quantidades de água e por isso tornam-se mais perecíveis.

Quando retiramos esta água eles duram muito mais tempo, como ocorre nos processos de desidratação, já muito usados no caso da fruta por exemplo.

A sua deterioração deve-se também aos processos de respiração celular, presença de micro-organismos, reações enzimáticas, oxidação, entre outros.

Boas formas de controlarmos e alargarmos um pouco mais este “prazo” pretende-se com a refrigeração e congelação.

Por isso sim, se os legumes forem conservados logo no seu melhor estado e submetidos a condições ideais de congelação são seguros, podendo manter o seu valor nutricional e qualidade original, com pequenas alterações durante o período de conservação a longo prazo.

Leia também

3 COISAS QUE TENS DE FAZER SE QUERES MAXIMIZAR A TUA PERFORMANCE NOS TREINOS

Fonte: Telma Silva – CP3751N

Melhor procedimento para congelação de legumes em casa

Primeiro que tudo, se quiser congelar alimentos em casa certifique-se que o seu congelador é apto para tal, deverá ter 4 estrelas.

  1. Devem ser previamente preparados (descascar, lavar e cortar);
  2. Escaldar durante um ou dois minutos em água a ferver. Esta ação serve para destruir as enzimas (as principais responsáveis pela degradação do alimento), reduzir o número de microrganismos e permitir manter a cor dos legumes. Passar depois por água fria, e absorver a restante água com papel de cozinha;
  3. Congelar em sacos etiquetados com o tipo de alimento e a data de conservação.

Este processo é ótimo para quando temos grande quantidade de legumes que sabemos que muito provavelmente se vão estragar, ou para aproveitar sobras.

A salsa, coentros e ervas aromáticas também podem ser congeladas. Pode usar-se os sacos próprios para congelação, ou as cuvetes para cubos de gelo.

Não esquecer que a atividade dos microrganismos apenas é inibida, pelo que os alimentos devem estar o mais frescos possível antes da sua congelação.

Parceiros

Deixe um comentário