Macrobiótica vs Vegetarianismo

Embora a alimentação macrobiótica privilegie ingredientes de origem vegetal, ela distingue-se do vegetarianismo, permitindo, por exemplo, a ingestão de peixe, uma a duas vezes por semana. Mas não só.

Texto: Paula Coelho – CookMacro
Fotos: br.freepik.com

Visualize também Macrobiótica ou Arte de prolongar a vida

Macrobiótica vs Vegetarianismo

No vegetarianismo, a ênfase alimentar é baseada na exclusão total ou parcial de produtos animais (carne e peixe) e seus derivados (ovos, leite, queijo, iogurte, manteiga, natas e mesmo mel).

No entanto, não é realçado o consumo de cereais integrais, dos vegetais e leguminosas que são o núcleo da prática macrobiótica.

A alimentação macrobiótica é também baseada nos princípios orientais de Yin e Yang, isto é, forças opostas complementares.

É através destes princípios que, por exemplo, compreendemos o desejo de comer doces/açúcar (yin) após o consumo excessivo de carne (yang).

O que é isto Yin e Yang?

São forças opostas que se complementam e estão ligadas á nossa energia. O ideal é criarmos um equilíbrio entre esses dois pólos.

Uma pessoa mais Yin é uma pessoa mais expansiva, mais leve, mais tranquila e uma pessoa mais Yang é mais densa, mais condensada, mais séria e deve adaptar o que come á sua condição.

Já deves estar a pensar…

O que é que o Yin e Yang tem a ver com Saúde e Alimentação??

Tudo! Esta teoria privilegia a regra da harmonia e está diretamente associada á alimentação macrobiótica, pressupõe a ideia de que todos os fenómenos, alimentos incluídos, têm qualidades energéticas, metafísicas, e de que a harmonia relativa nas nossas vidas é conseguida quando equilibramos estes dois polos, Yin e Yang.

Como podemos tornar-nos mais Yin ou Yang?

Será que as escolhas dos alimentos, dos métodos culinários e a atividade física, alteram a minha energia?

Ao influenciar todos os Fenómenos, influenciam também os alimentos que comemos, assim sendo, alimentos mais Yang criam uma atitude mais Yang (mais ativa, mais dinâmica, mais extrovertida), enquanto que os alimentos mais Yin criam uma atitude mais refletida, mais estética, mais gentil.

O ideal é que a tua alimentação balance entre as duas energias!

Para além dos alimentos, também os métodos culinários podem ser classificados segundo Yin e Yang: cozinhar no forno é uma preparação Yang, saladas cruas um método Yin.

Macrobiótica

Yoga ou Running?

A atividade física e os exercícios respiratórios são também uma boa forma de “yinizar” ou “yanguizar”.

Correr ou fazer exercícios cardio ou aeróbicos são práticas mais Yang, yoga, meditação, ficarmos deitados no sofá são práticas mais Yin.

O trabalho é Yang, as férias são Yin.

Aos termos consciência do nosso estado ou condição, sabemos escolher a atividade que nos faz falta, se estás mais Yin precisas de atividades mais vigorosas, se estás mais Yang precisas de aprender a descontrair!

Macrobiótica

Eu sei, parece complicado, é muita informação, na prática torna-se tudo mais fácil! Acredita no processo!

A Macrobiótica deve ser vivida livremente, como a vida.

A Macrobiótica não te ensina só a comer, ensina-te a viver!

Viver a vida em pleno!

Muita Luz

Pagina da CookMacro

Instagram

Parceiros

Deixe uma resposta