CAMPEONATOS DE PORTUGAL DE MARCHA EM RIO MAIOR
A edição de 2024 dos Campeonatos Nacionais de Marcha realiza-se em conjunto com o 31º Grande Prémio Internacional de Rio Maior em Marcha Atlética, no próximo sábado, competição que hoje teve apresentação pública naquela cidade ribatejana.
Sendo agora a distância mais significativa da marcha atlética nas próximas grandes competições internacionais (os Jogos Olímpicos abandonaram os 50 km e transformaram-no em estafeta, na distância de maratona, só com dois atletas; e os Europeus não têm distância longa por ser em ano de Jogos), a prova de 20 km tornou-se ainda mais competitiva que habitualmente.
João Vieira o ícone máximo da marcha atlética em Portugal
Em termos dos Campeonatos Nacionais, a competição tem tradição e em Rio Maior lá estará o ícone máximo da marcha atlética em Portugal, João Vieira.
O sportinguista, que começou a sua já longa carreira em Rio Maior, é o mais titulado dos atletas portugueses de sempre, com 66 títulos, e aqui surge uma vez mais como favorito, entre os 17 inscritos para os nacionais.
Rui Coelho (Benfica), Hélder Santos (Estreito) e o jovem sub-23 Tiago Ramos (Sporting) são outros atletas portugueses a ter em conta, em busca dos melhores resultados que lhes permitam participar nas grandes competições.
Para isso beneficiarão da qualidade de outros concorrentes estrangeiros, nomeadamente os atletas:
Brian Pintado, do Equador, medalha de prata nos Mundiais de 2023, vencedor das duas últimas edições em Rio Maior;
e o peruano César Augusto Rodríguez, medalha de prata dos campeonatos sul-americanos em 2022.
Vitória Oliveira a grande favorita na conquista do título nacional
No que concerne à competição feminina, após o final de carreira de Inês Henriques e da situação de maternidade de Ana Cabecinha, a grande favorita ao título nacional é a benfiquista Vitória Oliveira, que está a atravessar a sua melhor época de sempre e soma por títulos todos os campeonatos nacionais em que participou este ano.
Para além dela, espera-se bons desempenhos de Carolina Costa (Sporting) e das mais jovens Inês Mendes (esta ainda sub-23), Bruna Marques (ambas do Benfica) e Adriana Viveiros (Água de Pena).
Entre as participantes ao Grande Prémio de Rio Maior, e que serão as grandes animadoras da competição, destaque para:
a vice-campeã mundial de 35 km em Budapeste (quarta em 20 km) e campeã mundial das duas distâncias em Eugene (2022), vencedora individual dos Mundiais de Seleções este ano, em Antalya, que já triunfou em Rio Maior em 2022 e 2017;
e para a brasileira Erica Sena, sétima classificada nos Jogos Olímpicos do Rio’2016, terceira nos Mundiais de Seleções este ano, em Antalya, várias vezes no pódio de Rio Maior.
“Rio Maior é uma referência para a marcha nacional e internacional”
Foi com este pano de fundo que foi hoje apresentada a competição com Filipe Santana Dias, presidente da Câmara Municipal de Rio Maior, a assumir que “a marcha foi a disciplina determinante para a afirmação de Rio Maior como cidade desportiva, com implementação nacional e depois internacional”.
Já o presidente da Federação Portuguesa de Atletismo, Jorge Vieira, afirma que “Rio Maior é uma referência para a marcha nacional e internacional.
Detetou e desenvolveu atletas da marcha que conquistaram grandes resultados por todo o mundo”.
Destacando as presenças de Jorge Miguel, “como grande promotor da marcha em Portugal e especialmente em Rio Maior”, e de Inês Henriques, campeã mundial e europeia e ex-recordista mundial dos 50 km, atleta de Rio Maior.
E foi precisamente ela que salientou ser “esta a primeira vez que não vou competir no Grande Prémio de Rio Maior.
Participar nesta prova sempre teve um significativo muito especial, apesar de competir em todo o mundo, competir em casa é muito especial e sempre quis retribuir à minha cidade com essa minha presença”.
Na tarde de sábado, evoluirão no circuito de Rio Maior 118 atletas, de 11 países.
Refira-se que o Grande Prémio de Rio Maior é uma das cinco provas mais qualificadas (etiqueta de ouro) do “World Race Walking Tour”, tendo o nível A na pontuação para os World Rankings, o que ajudará muitos dos participantes para subir as suas posições nas listas.
O Grande Prémio tem uma página própria, com todas as informações, assim como a FPA tem uma página dos seus Campeonatos Nacionais.